
Compra Leaf - WallBox e Concessionário
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Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
Novidades más.
O condomínio não se mostrou receptivo a fazer passar uma calha pela caixa de escadas.
Sugeriram que fosse pelo elevador mas a empresa do elevador diz que é ilegal.
Ha agora uma outra hipótese, ligar a minha garagem ao quadro do condomínio. O que a meu ver resolvia a coisa e sem tanta alteração visual.
Mas sendo o quadro do condomínio trifasico com 20A e podendo ir até 30A acham que será suficiente para carregar o carro sem que a luz vá a baixo com a utilização do elevador?
Além do elevador apenas está lá ligada a iluminação interior do prédio.
Obrigado.
O condomínio não se mostrou receptivo a fazer passar uma calha pela caixa de escadas.
Sugeriram que fosse pelo elevador mas a empresa do elevador diz que é ilegal.
Ha agora uma outra hipótese, ligar a minha garagem ao quadro do condomínio. O que a meu ver resolvia a coisa e sem tanta alteração visual.
Mas sendo o quadro do condomínio trifasico com 20A e podendo ir até 30A acham que será suficiente para carregar o carro sem que a luz vá a baixo com a utilização do elevador?
Além do elevador apenas está lá ligada a iluminação interior do prédio.
Obrigado.
Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
Existem wallbox e evse que fazem a gestão da carga disponível, usando apenas o que o condomínio não está a usar no momento. É a solução ideal para essas situações, garantindo que nunca vai disparar o quadro.
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Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
Os limitadores de potência da EDP são feitos para cortar logo mal exceda a potência contratada por isso tenho dúvidas sobre a capacidade da wallbox/evse responder ao impulso momentâneo de quando o elevador arranca (que é o único momento em que ele vai andar perto dos 13kva da potência contratada).
Subirem a potência contratada do condomínio de forma a que fique com 30A (10A para carregar o carro) vai implicar um custo extra, é preciso ver quem vai pagar esse custo e com segurança de não acionar o DLP da EDP por causa do elevador não convém carregar a muito mais que os 10A se não alguém ainda vai ficar preso no elevador a espera que voltem a ligar a electricidade
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Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
O custo extra no contador do condomínio teria que ser suportado por mim.
O meu problema é ficar “só” com 10A. Isso para carregar o Leaf 40 era coisa para quantas horas? Queria cooocar a instalação de forma a demorar 8h/10h
O meu problema é ficar “só” com 10A. Isso para carregar o Leaf 40 era coisa para quantas horas? Queria cooocar a instalação de forma a demorar 8h/10h
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Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
Quantos elevadores tem o prédio, mais que um? Limitem a utilização a apenas 1 pelo menos durante a noite (ou sempre que assim o preço do condomínio também pode baixar).smashermarques Escreveu: ↑16 fev 2019, 15:39O custo extra no contador do condomínio teria que ser suportado por mim.
O meu problema é ficar “só” com 10A. Isso para carregar o Leaf 40 era coisa para quantas horas? Queria cooocar a instalação de forma a demorar 8h/10h
O elevador é novo ou já bastante antigo? Podem analisar renovar a instalação com um modelo que já possua soft start no motor, a longo prazo o investimento é pago na redução da potência contratada e possível troca para monofásico (pode deixar de ser necessário trifásico)
Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
O meu conselho... tenta mesmo ver se consegues ligar a garagem à tua casa e o controlo fica tudo do teu lado. Apresenta um projecto sólido ao condomínio. Se estiver tudo legal, não te poderão negar nada.
O ideal seria mesmo apresentar algo que pudesse ser aproveitado por mais condóminos... porque hoje é a necessidade de um... amanhã pode ser a de muitos... caminhamos todos nesse sentido.
O ideal seria mesmo apresentar algo que pudesse ser aproveitado por mais condóminos... porque hoje é a necessidade de um... amanhã pode ser a de muitos... caminhamos todos nesse sentido.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
Não é isso que acontece na maioria das casas que conheço e com os aparelhos referidos. Há ainda vários vídeos no youtube a demonstrar que funciona muito bem e sem cortar a energia ao condomínio, mesmo com 3 ou 4 carros a puxar 22kW (condomínios grandes). Basta ler os diários de bordo do pessoal para se verificar isso mesmo.ExistingJellyfish Escreveu: ↑16 fev 2019, 00:54Os limitadores de potência da EDP são feitos para cortar logo mal exceda a potência contratada por isso tenho dúvidas sobre a capacidade da wallbox/evse responder ao impulso momentâneo de quando o elevador arranca (que é o único momento em que ele vai andar perto dos 13kva da potência contratada).
Subirem a potência contratada do condomínio de forma a que fique com 30A (10A para carregar o carro) vai implicar um custo extra, é preciso ver quem vai pagar esse custo e com segurança de não acionar o DLP da EDP por causa do elevador não convém carregar a muito mais que os 10A se não alguém ainda vai ficar preso no elevador a espera que voltem a ligar a electricidade
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Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
O prédio só tem um elevador e foi montado em 2003, ano de construção do prédio. Não tenho os dados técnicos do elevador mas posso tentar obter.
Além do elevador apenas lá está ligada a iluminação dos átrios e o videoporteiro. Na garagem o quadro é outro, pois é o mesmo quadro para os 8 blocos.
Se eu com o elevador conseguir carregar o carro tranquilamente não me chateio de abdicar de ter o controlo de ter tudo ligado a minha casa. Quero é conseguir uma solução simples e rápida de executar, dai querer tentar que isto não precisasse de assembleia de condomínio.
Deixo umas fotos das duas hipóteses para fazer a ligação:




A vermelho na vertical a courete que serviria todos os apartamentos. Na horizontal a calha necessária para ligar ao meu apartamento.
A verde a ligação que era preciso do contador do prédio a garagem, e também implicava calhas a mostra. A não ser que conseguisse furar a direito a placa do chão, porque assim ia ter ao átrio das garagens e daí a minha garagem seriam 5 metros de cabo.
Além do elevador apenas lá está ligada a iluminação dos átrios e o videoporteiro. Na garagem o quadro é outro, pois é o mesmo quadro para os 8 blocos.
Se eu com o elevador conseguir carregar o carro tranquilamente não me chateio de abdicar de ter o controlo de ter tudo ligado a minha casa. Quero é conseguir uma solução simples e rápida de executar, dai querer tentar que isto não precisasse de assembleia de condomínio.
Deixo umas fotos das duas hipóteses para fazer a ligação:




A vermelho na vertical a courete que serviria todos os apartamentos. Na horizontal a calha necessária para ligar ao meu apartamento.
A verde a ligação que era preciso do contador do prédio a garagem, e também implicava calhas a mostra. A não ser que conseguisse furar a direito a placa do chão, porque assim ia ter ao átrio das garagens e daí a minha garagem seriam 5 metros de cabo.
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Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
a 16A o leaf de 40 carrega a 10% por cada hora. a 10A carrega leva 1h45 para 10%. pode falhar uns minutos, mas dá para teres uma ideia.smashermarques Escreveu: ↑16 fev 2019, 15:39O custo extra no contador do condomínio teria que ser suportado por mim.
O meu problema é ficar “só” com 10A. Isso para carregar o Leaf 40 era coisa para quantas horas? Queria cooocar a instalação de forma a demorar 8h/10h
Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário
A lei está do teu lado.
Carta à administração do condomínio e passado o prazo (15 dias, penso eu) como a administração não te vai dar nenhuma solução alternativa podes passar a calha nas zonas comuns. Não é o ideal para o edifício mas é inevitável que assim seja.
Quando mais condóminos tiverem carro elétrico o quadro do elevador deixa de ser solução e a instalação elétrica das garagens (mesmo que fossem frações autónomas, com ponto de entrega de eletricidade para cada uma) nunca foi pensada para esta realidade, só se previa a arca congeladora e o aspirador ao fim de semana.
Já vi aqui no fórum uma minuta da comunicação.
O ideal era todos os condóminos acertarem fazer uma instalação da calha conjunta a prever todas as ligações das habitações às garagens. Muito mais interessante para o edifício... boa assembleia geral de condóminos ...
Carta à administração do condomínio e passado o prazo (15 dias, penso eu) como a administração não te vai dar nenhuma solução alternativa podes passar a calha nas zonas comuns. Não é o ideal para o edifício mas é inevitável que assim seja.
Quando mais condóminos tiverem carro elétrico o quadro do elevador deixa de ser solução e a instalação elétrica das garagens (mesmo que fossem frações autónomas, com ponto de entrega de eletricidade para cada uma) nunca foi pensada para esta realidade, só se previa a arca congeladora e o aspirador ao fim de semana.
Já vi aqui no fórum uma minuta da comunicação.
O ideal era todos os condóminos acertarem fazer uma instalação da calha conjunta a prever todas as ligações das habitações às garagens. Muito mais interessante para o edifício... boa assembleia geral de condóminos ...