Primeiro dia:
Carregou a noite toda a 16A, começando com cerca de 40% de SOC e chegou aos 80%, indicando 400 e picos km de autonomia. Baterias grandes é no que dá. Decidi testar um SuC a Ribeira de Pena, partindo do Porto com 80% e chegando lá com pouco mais de 40%. Ainda parei pela Trofa antes de seguir viagem para fazer uns TD e arranques

. A viagem da Trofa até Ribeira de Pena foi pela A7 desde famalicão e fui sempre nos 140-150km/h, com alguns picos que não vou dizer quanto... É impressionante como o carro passa dos 120km/h para velocidades altamente ilegais, parece o Leaf 40 dos 60km/h aos 120km/h.
Infelizmente ao ligar a ficha CCS a carga não era iniciada, ficava sempre a luz azul na porta de carga. Estive mais de meia hora ao telefone com a assistência em viagem e não conseguiram resolver nem perceber porque é que não funcionava. Cheguei a pensar que poderia ser um problema do carro, mas depois no Porto ao fim do dia carreguei num Tritium em CCS sem qualquer problema. Para mim ou havia um problema nos Suc de RdP ou alguma configuração da conta Tesla não está bem. Consegui ver que tenho ativas as cargas gratuitas nos SuC, por iso amanhã volto a ligar a perguntar se já descobriram o que aconteceu.
Já falei na aceleração?? Bem é absolutamente brutal, parece uma montanha russa sempre que arranca de 0 até 100km/h. E o meu é apenas o Model 3 LR AWD. Nem quero imaginar como será o performance! A regeneração é bastante forte, tipo o ePedal no Leaf.
O Autopilot demorou mais de 40km até fazer a calibração inicial e ficar disponível, mas dá para perceber que está muitos furos acima do ProPilot do Leaf. Até consegue fazer rotundas com uma faixa, coisa que o Leaf desiste logo. É um pouco mais tolerante que o Leaf acerca de exigir a mão no volante, mas se nos portarmos mal ele para o carro e desativa o AutoSteer durante o resto da viagem.
A nível de carga tem um carregador interno semelhante ao do i3, carrega a 32A mono ou 16A trifásico. É esquisito quando a tensão da rede baixa dos 204V em carga, faz uma série de medições da impedãncia da linha e depois limita fortemente a corrente. Tive de andar a jogar com o limite de corrente (que dá para selecionar diretamente no carro, ao Ampere) para ele não baixar dos 204V e assim carregar a 21A (onde com o Leaf 40 carregava a 24A sem problemas). Se deixasse o limite nos 24A ele ao fim de 1 minuto baixava a corrente para 16A. Truques...
Quando o carro chegou o meu filho foi logo a correr ativar as brincadeiras no ecrã tipo tablet, neste caso a "fart machine"...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt