
PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
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PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Recentemente comprei um Nissan Leaf Acenta de 40kW e sendo o meu primeiro carro eléctrico as duvidas foram e ainda são muitas.
Vou tentar manter este Diário de Bordo actualizado mas não prometo nada ...
Neste momento o carro está com 12 dias e fez os primeiros 500Km quase todos urbanos (ainda não nos aventuramos em viagens maiores) com média de 14kW/100km.
Primeiro vamos aos pontos positivos:
- Adoro o silencio e a suavidade do carro.
- Gosto ainda mais da poupança em combustível €€€€
- Quase todos os pormenores do interior do carro estão bem pensados e são agradáveis.
- O nível de equipamento base
Pontos menos positivos:
- Algumas coisas no interior do carro parecem tiradas de um carro económico como por exemplo as luzes de tecto.
- De um modo geral a utilização do carro é um pouco complexa mesmo para mim que estou habituado a lidar e produzir tecnologia.
- O site youplus.nissan.pt é mau, lento e está cheio de bugs.
- As aplicações para telemóvel não permitem a consulta e alteração da programação de carregamento.
- O carro não tranca as portas em andamento?
Balanço: Estou a gostar bastante do carro e estou a planear uma viagem de ida e volta Matosinhos - Lisboa, isto se o meu cartão de carregamento rápido chegar a tempo
Vou tentar manter este Diário de Bordo actualizado mas não prometo nada ...
Neste momento o carro está com 12 dias e fez os primeiros 500Km quase todos urbanos (ainda não nos aventuramos em viagens maiores) com média de 14kW/100km.
Primeiro vamos aos pontos positivos:
- Adoro o silencio e a suavidade do carro.
- Gosto ainda mais da poupança em combustível €€€€
- Quase todos os pormenores do interior do carro estão bem pensados e são agradáveis.
- O nível de equipamento base
Pontos menos positivos:
- Algumas coisas no interior do carro parecem tiradas de um carro económico como por exemplo as luzes de tecto.
- De um modo geral a utilização do carro é um pouco complexa mesmo para mim que estou habituado a lidar e produzir tecnologia.
- O site youplus.nissan.pt é mau, lento e está cheio de bugs.
- As aplicações para telemóvel não permitem a consulta e alteração da programação de carregamento.
- O carro não tranca as portas em andamento?
Balanço: Estou a gostar bastante do carro e estou a planear uma viagem de ida e volta Matosinhos - Lisboa, isto se o meu cartão de carregamento rápido chegar a tempo
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Bem vindo e parabéns pela escolha.
Concordo em quase tudo...
A tranca das portas após o arranque resolve-se com o LeafSpy. Também tinha esta funcionalidade na viatura que tinha antes e fez-me falta nos primeiros quilómetros. É configurável pela app.
Quanto às luzes, ainda estou a pensar em pelo menos trocar por led. Não altera os aspecto dos plásticos mas pelo menos tira um pouco do ar antiquado... na minha opinião, pois há quem goste da temperatura da cor mais quente.
Também quero ver se em breve altero para led, lâmpadas de matricula, marcha a trás e piscas, mas não tenho tido muito tempo.
Concordo em quase tudo...
A tranca das portas após o arranque resolve-se com o LeafSpy. Também tinha esta funcionalidade na viatura que tinha antes e fez-me falta nos primeiros quilómetros. É configurável pela app.
Quanto às luzes, ainda estou a pensar em pelo menos trocar por led. Não altera os aspecto dos plásticos mas pelo menos tira um pouco do ar antiquado... na minha opinião, pois há quem goste da temperatura da cor mais quente.
Também quero ver se em breve altero para led, lâmpadas de matricula, marcha a trás e piscas, mas não tenho tido muito tempo.
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- Registado: 25 mai 2018, 20:06
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns pela aquisição.
O aplicação da nissan é de facto lenta. Também já senti falta da possibilidade de programar ou alterar a programação de carga. Mas é o que há. Fica como boa ferramenta a possibilidade de ligar a climatizacao.
Quanto à complexidade de do carro isso passa. Hehe.
Daqui a pouco já o vais achar tão ou maus simples do que qualquer outro, com todas as vantagens de um VE.
Queremos depois relatos dessa viagem a Lisboa.
O aplicação da nissan é de facto lenta. Também já senti falta da possibilidade de programar ou alterar a programação de carga. Mas é o que há. Fica como boa ferramenta a possibilidade de ligar a climatizacao.
Quanto à complexidade de do carro isso passa. Hehe.
Daqui a pouco já o vais achar tão ou maus simples do que qualquer outro, com todas as vantagens de um VE.
Queremos depois relatos dessa viagem a Lisboa.
Última edição por kony76 em 20 mar 2019, 12:56, editado 1 vez no total.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns, é uma cor linda!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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- BrunoAlves
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns pela máquina. Venham de lá esses relatos 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns pela aquisição. E sim, uma óptima cor. 

Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muitos parabéns pela máquina! Muitos e bons klms.
- brunoa
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Boa tarde,
A viagem é que vai ser entusiasmante.
Queremos registos, perceções, dificuldades, alegrias, pensamentos, etc...
A viagem é que vai ser entusiasmante.
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Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muitos parabéns pela máquina!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Porto - Lisboa - Porto
Mais de 600km feitos num dia.
Sentimento: Desapontado
1) Preparação
Como o cartão da Prio Electric ainda não chegou arranjei um emprestado mas que nunca tinha sido testado. No sábado à noite fui a Matosinhos testar o cartão e ... nada , apesar de estar lá um Tesla a carregar. Pensei que o problema era do posto e segui para S.M.Infesta, onde após esperar o fim do carregamento de um Zoe, o cartão funcionou.
1) Porto - Lisboa
Domingo saí de casa com o carro a 100% e meti-me à estrada com 5 adultos no carro. Fiz uma média de 100km/h com o Cruise Control ligado.
A primeira carga rápida foi em Pombal com 145km feitos e 30% de carga. Carreguei 30 minutos até 80%.
Mais uma hora de viagem e mais uma carga de 15 minutos dos 40% aos 65%.
Parei uma horita em Aveiras para almoçar e seguimos até Lisboa chegando com 26%.
2) Lisboa
Dei umas voltas no Parque das Nações para arranjar um posto de carregamento e lá consegui arranjar.
O visor do posto estava quase completamente escuro e tive que andar a tentar até acertar com a combinação de teclas para por o carro a carregar. Fui embora e passado cerca de 30 minutos recebo uma notificação a avisar que a carga tinha parado. Voltei ao carro e os cabos estavam bem ligados. Voltei a acertar na combinação e desta vez ficou a carregar umas horas.
Quando voltei para o carro tinha 57% de bateria e autonomia para 155km e a bateria nos cerca de 3/4 de temperatura.
3) Lisboa - Porto
Decidi ir até a um Lidl na entrada da A1 e fazer uma carga rápida de 10 minutos ficando com 72% com a temperatura mais perto do primeiro traço vermelho.
Seguimos até Estação de Serviço de Santarém onde chegou com 27% e após 11 minutos de carga ficou com 42%.
A próxima paragem foi em Leiria onde ia parar para jantar e fazer mais um carregamento...
Aqui é que as coisas começaram a correr mal. O posto de carregamento do sentido S-N estava avariado (em manutenção). Telefonei para a Mobi.e e o rapaz que me atendeu tentou reiniciar o posto se sucesso, disponibilizando-se para me encontrar uma alternativa. Eu perguntei pelo posto do sentido N-S e fiquei a saber que também estava avariado desde o dia anterior.
Comecei a fazer contas e a ficar preocupado pois tinha 53km de autonomia e 40km para fazer até ao próximo ponto de carregamento em Pombal.
Depois de jantar seguimos com muita calma até Pombal contando os kms um a um. Chegamos com 9% de bateria e poucos km de autonomia.
Como a bateria pouco arrefeceu, tive que fazer 3 carregamentos curtos com pausas de cerca de 1h.
Felizmente uns amigos que também vinham para o Porto ofereceram-se para levar 2 dos ocupantes ajudando a baixar o consumo.
Após estas cargas consegui uma autonomia de 182km (68% bateria) e 150km para fazer até casa com bastantes subidas.
Fiz um ultimo carregamento em Antuã para não chegar à queima e porque a temperatura tinha baixado um pouco (28%-49%).
4)Conclusão
Foi a viagem Lisboa-Porto mais "longa" da historia.
Se calhar abusei um bocado ao fazer a minha primeira viagem longa com 5 pessoas e tantos km's no mesmo dia, mas fiquei um pouco desapontado e menos confiante para voltar a fazer viagens longas consumindo electrões.
Penso que um dos problemas foi não ter chegado a Lisboa com mais tempo para fazer um carregamento rápido e pôr o carro a descansar num parque coberto.
O que é que eu devia ter feito diferente?
Mais de 600km feitos num dia.
Sentimento: Desapontado
1) Preparação
Como o cartão da Prio Electric ainda não chegou arranjei um emprestado mas que nunca tinha sido testado. No sábado à noite fui a Matosinhos testar o cartão e ... nada , apesar de estar lá um Tesla a carregar. Pensei que o problema era do posto e segui para S.M.Infesta, onde após esperar o fim do carregamento de um Zoe, o cartão funcionou.
1) Porto - Lisboa
Domingo saí de casa com o carro a 100% e meti-me à estrada com 5 adultos no carro. Fiz uma média de 100km/h com o Cruise Control ligado.
A primeira carga rápida foi em Pombal com 145km feitos e 30% de carga. Carreguei 30 minutos até 80%.
Mais uma hora de viagem e mais uma carga de 15 minutos dos 40% aos 65%.
Parei uma horita em Aveiras para almoçar e seguimos até Lisboa chegando com 26%.
2) Lisboa
Dei umas voltas no Parque das Nações para arranjar um posto de carregamento e lá consegui arranjar.
O visor do posto estava quase completamente escuro e tive que andar a tentar até acertar com a combinação de teclas para por o carro a carregar. Fui embora e passado cerca de 30 minutos recebo uma notificação a avisar que a carga tinha parado. Voltei ao carro e os cabos estavam bem ligados. Voltei a acertar na combinação e desta vez ficou a carregar umas horas.
Quando voltei para o carro tinha 57% de bateria e autonomia para 155km e a bateria nos cerca de 3/4 de temperatura.
3) Lisboa - Porto
Decidi ir até a um Lidl na entrada da A1 e fazer uma carga rápida de 10 minutos ficando com 72% com a temperatura mais perto do primeiro traço vermelho.
Seguimos até Estação de Serviço de Santarém onde chegou com 27% e após 11 minutos de carga ficou com 42%.
A próxima paragem foi em Leiria onde ia parar para jantar e fazer mais um carregamento...
Aqui é que as coisas começaram a correr mal. O posto de carregamento do sentido S-N estava avariado (em manutenção). Telefonei para a Mobi.e e o rapaz que me atendeu tentou reiniciar o posto se sucesso, disponibilizando-se para me encontrar uma alternativa. Eu perguntei pelo posto do sentido N-S e fiquei a saber que também estava avariado desde o dia anterior.
Comecei a fazer contas e a ficar preocupado pois tinha 53km de autonomia e 40km para fazer até ao próximo ponto de carregamento em Pombal.
Depois de jantar seguimos com muita calma até Pombal contando os kms um a um. Chegamos com 9% de bateria e poucos km de autonomia.
Como a bateria pouco arrefeceu, tive que fazer 3 carregamentos curtos com pausas de cerca de 1h.
Felizmente uns amigos que também vinham para o Porto ofereceram-se para levar 2 dos ocupantes ajudando a baixar o consumo.
Após estas cargas consegui uma autonomia de 182km (68% bateria) e 150km para fazer até casa com bastantes subidas.
Fiz um ultimo carregamento em Antuã para não chegar à queima e porque a temperatura tinha baixado um pouco (28%-49%).
4)Conclusão
Foi a viagem Lisboa-Porto mais "longa" da historia.
Se calhar abusei um bocado ao fazer a minha primeira viagem longa com 5 pessoas e tantos km's no mesmo dia, mas fiquei um pouco desapontado e menos confiante para voltar a fazer viagens longas consumindo electrões.
Penso que um dos problemas foi não ter chegado a Lisboa com mais tempo para fazer um carregamento rápido e pôr o carro a descansar num parque coberto.
O que é que eu devia ter feito diferente?