Na AG da UVE neste fim de semana abordamos o assunto dos PCR´s e foi nos dito que um PCR para não dar prejuízo tem de ter pelo menos 7 carregamentos por dia, ora se lá estiver carros acampados durante horas a fio perde-se essa rotatividade, logo dá prejuízo.BrunoAlves Escreveu: ↑26 mar 2019, 11:11Na minha opinião, tens PCR porque são absolutamente fundamentais para a mobilidade. O investimento é muitíssimo significativo e o retorno não é garantido, só com utilização frequente dos postos. Já dizia o outro, é fazer as contas![]()

Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Por isso é que eu digo que a partir de determinado tempo para cima (digamos 30 ou 45 minutos), cada minuto extra devia ser a doer. De certeza que não tinhamos situações destas de carros "abandonados" no PCR a carregar a 3kW...
-
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Espero que a sustentabilidade económica dos OPCs não seja preocupação da UVE, para manter a isenção da associação.
De uma forma muito simplificada, vou tentar expor o que considero por ganhos do PCR versus PCN.
Vamos supor que temos dois postos um PCR de 100kW e um PCN de 7.4 kW no mesmo local.
Teoricamente, o PCR permite em frações de 20 minutos, fazer 3 carregamentos de 33kWh que satisfaz as necessidades da maioria dos bev para seguir viagem que neste exemplo seriam 3 utilizadores. Enquanto o PCN numa hora só permitiu fazer um carregamento de 7kWh que é manifestamente insuficiente para os bev da 1ª geração seguir viagem sem angústias de autonomia.
Quanto ao elevado investimento considero que o mesmo está sobrevalorizado, devido aos fabricantes reconhecerem a imaturidade da ME e pretenderem ter um payback o mais acelerado possível, aliás é o que acontece em todos os mercados concorrenciais, desde que o mesmo esteja disposto a pagar. Também não nos devemos esquecer, que o investimento tem um prazo de amortização fiscalmente aceite menor que a sua vida útil.
O que defendo para bem da ME, é que na rota da grande mobilidade, haja condições idênticas para todos os seus utilizadores e não haver discriminação negativa pelas caraterísticas técnicas dos bev.
Vamos supor que temos dois postos um PCR de 100kW e um PCN de 7.4 kW no mesmo local.
Teoricamente, o PCR permite em frações de 20 minutos, fazer 3 carregamentos de 33kWh que satisfaz as necessidades da maioria dos bev para seguir viagem que neste exemplo seriam 3 utilizadores. Enquanto o PCN numa hora só permitiu fazer um carregamento de 7kWh que é manifestamente insuficiente para os bev da 1ª geração seguir viagem sem angústias de autonomia.
Quanto ao elevado investimento considero que o mesmo está sobrevalorizado, devido aos fabricantes reconhecerem a imaturidade da ME e pretenderem ter um payback o mais acelerado possível, aliás é o que acontece em todos os mercados concorrenciais, desde que o mesmo esteja disposto a pagar. Também não nos devemos esquecer, que o investimento tem um prazo de amortização fiscalmente aceite menor que a sua vida útil.
O que defendo para bem da ME, é que na rota da grande mobilidade, haja condições idênticas para todos os seus utilizadores e não haver discriminação negativa pelas caraterísticas técnicas dos bev.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Impressionante, como alguém que não esteve lá, consegue logo tirar conclusões daquilo que foi falado e o que devia ser falado.
Sabes como é que o assunto foi abordado e porque é que foi abordado? Sabes se foi a UVE a puxar o assunto ou se foi algum membro da direcção da UVE a dar essa explicação?
Temos mesmo que ir por ai, num tópico que fala dos carregamentos?
Por exemplo, eu como utilizador dos PCR´s preocupa-me o facto dos OPC´s não terem lucro. Acho que qualquer pessoa consegue perceber se os OPC´s não tiverem lucro a ME simplesmente não avança. Achas que o governo vai continuar a dar incentivos o resto da vida a ME?
Posto isto, até acho que a UVE como associação que representa os utilizadores de veiculos electricos também se deve preocupar (não é, é pelos motivos que queres insinuar, mas por esses respondes tu) com o facto dos OPC´s não terem retorno financeiro, porque isso implica que o avanço da ME não seja mais célere. É difícil de perceber isto?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Obviamente que sendo necessários OPCs para manter a infra-estrutura de carga em funcionamento a respetiva sustentabilidade deve ser preocupação de TODOS aqueles que têm interesse na mobilidade elétrica. Olhar para o lado e dizer que não é comigo não resolve nada e não pode nunca, a meu ver, ser a atuação de uma associação do setor como é o caso da UVE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
Não conclui nada nem insinuei nada.Nonnus Escreveu: ↑26 mar 2019, 15:50
Impressionante, como alguém que não esteve lá, consegue logo tirar conclusões daquilo que foi falado e o que devia ser falado.
Sabes como é que o assunto foi abordado e porque é que foi abordado? Sabes se foi a UVE a puxar o assunto ou se foi algum membro da direcção da UVE a dar essa explicação?
Temos mesmo que ir por ai, num tópico que fala dos carregamentos?
Por exemplo, eu como utilizador dos PCR´s preocupa-me o facto dos OPC´s não terem lucro. Acho que qualquer pessoa consegue perceber se os OPC´s não tiverem lucro a ME simplesmente não avança. Achas que o governo vai continuar a dar incentivos o resto da vida a ME?
Posto isto, até acho que a UVE como associação que representa os utilizadores de veiculos electricos também se deve preocupar (não é, é pelos motivos que queres insinuar, mas por esses respondes tu) com o facto dos OPC´s não terem retorno financeiro, porque isso implica que o avanço da ME não seja mais célere. É difícil de perceber isto?
Mas agora que o vemos exaltado, se calhar serviu a carapuça a alguém...
Disclamer: eu comercializo baterias second-life, algo que influencia o valor futuro dos VEs e não quero nenhuma associação preocupada com o meu negócio.
Cada macaco no seu galho.
-
A preocupação deve ser com os postos, não com o lucro. As empresas fazem as suas apostas. Se perdem ou ganham é com elas. Se perderem aparecem outras, visto que os carros na estrada não desaparecem.mjr Escreveu: ↑26 mar 2019, 15:58Obviamente que sendo necessários OPCs para manter a infra-estrutura de carga em funcionamento a respetiva sustentabilidade deve ser preocupação de TODOS aqueles que têm interesse na mobilidade elétrica. Olhar para o lado e dizer que não é comigo não resolve nada e não pode nunca, a meu ver, ser a atuação de uma associação do setor como é o caso da UVE.
De resto, plenamente de acordo.