Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
Quem fez a minha instalação foi o eletricista do meu condomínio.
É o sr. Francisco Garcia 919 733 564 (para Lisboa).
É o sr. Francisco Garcia 919 733 564 (para Lisboa).
-
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 20:08
Gameiro,
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
O cabo será oculto em calha que consiga levar 3 cabos.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 abr 2016, 13:55
- Data de fabrico: 12 jul 2016
- Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras
Pois, o que tenho verificado é isso mesmo, que ainda há muito desconhecimento e os instaladores estão pouco à vontade com a situação...Gameiro101 Escreveu: ↑26 mar 2019, 12:19Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 20:08
Gameiro,
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.
Eu tinha ideia que desde há algum tempo para cá, creio que 2017 ou 2018 era obrigatório em prédios novos ter este tipo de ligação, e que a partir deste ano até tinham de ter um carregador obrigatoriamente. Pensei que face a isto já houvesse muito mais conhecimento por parte dos instaladores, mas creio que esta "regra" não deve ter saído do papel então...
Estive a pesquisar a ver se encontrava a noticia, e não encontrei a mesma, mas referem isso aqui: https://pplware.sapo.pt/informacao/obri ... cos-casas/
- brunoa
- Registado: 28 fev 2018, 15:21
- Data de fabrico: 01 mai 2013
- Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Desculpem o off-topic, mas somos assim tantos em Alverca??santanamos Escreveu: ↑25 mar 2019, 13:35Oiiii vizinhança.HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 13:19O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)
Obrigado desde já pelas respostas,
HugoAlverca rullez.
Só marquei presença pois não posso ajudar. A minha puxada ficou por fora do prédio sem grande rigor estético e foi feito por mim e o meu senhorio.
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
-
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Pelo que li na legislação já estava presente na altura que iniciou a Mobi-e , o problema é em espaço aberto colocares uma tomada, como limitas o acesso, e garantes que um vizinho não se "engana" e mete o carro dele a carregar no teu lugar? é um dos obstáculos que nos encontramos, dai apenas termos feito a pre-instalação.HellMaster Escreveu: ↑26 mar 2019, 13:05Pois, o que tenho verificado é isso mesmo, que ainda há muito desconhecimento e os instaladores estão pouco à vontade com a situação...Gameiro101 Escreveu: ↑26 mar 2019, 12:19Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.HellMaster Escreveu: ↑25 mar 2019, 20:08
Gameiro,
Obrigado pelo input.
Eu tinha ideia que desde há algum tempo para cá, creio que 2017 ou 2018 era obrigatório em prédios novos ter este tipo de ligação, e que a partir deste ano até tinham de ter um carregador obrigatoriamente. Pensei que face a isto já houvesse muito mais conhecimento por parte dos instaladores, mas creio que esta "regra" não deve ter saído do papel então...
Estive a pesquisar a ver se encontrava a noticia, e não encontrei a mesma, mas referem isso aqui: https://pplware.sapo.pt/informacao/obri ... cos-casas/
Isso é simples de resolver, a tomada só funciona com código/cadeado ou cartão. Também pode desligar o disjuntor em casa.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
No futuro próximo o condomínio será o dono do posto que será activo com o cartão tal como acontece nos PCR, sendo a conta apresentada ao consumidor e não ao condominio.
-
- Registado: 13 fev 2019, 23:47
A melhor solução acaba por ser o que já sugeriram aqui, pedir simplesmente para instalarem uma tomada CEE, compras o evse/wall box e no fim dizes para em vez de ligarem a tomada ligarem o equipamento (aproveitas e pedes para descontar o preço da formação em instalação de carregadores para mobilidade eléctricaEste também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.

-
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Eu tive uma dificuldade parecida... não encontrava ninguém, apenas um orçamento e um pouco (não tanto como o teu) exagerado.
Acabei por fazer sozinho, mas eu decidi apenas estender o cabo já existente... que para já chega.
A minha sugestão é fazeres de empreiteiro, em vez de contratar alguém que faça a obra completa, contrata um pedreiro para partir os patamares e colocar calha. Passar os cabos também é muito básico e depois o eletricista "apenas" tem de ligar no fim.
My 2 cents
Acabei por fazer sozinho, mas eu decidi apenas estender o cabo já existente... que para já chega.
A minha sugestão é fazeres de empreiteiro, em vez de contratar alguém que faça a obra completa, contrata um pedreiro para partir os patamares e colocar calha. Passar os cabos também é muito básico e depois o eletricista "apenas" tem de ligar no fim.
My 2 cents

DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
-
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
Se anda perdido é porque quer, não falta informação quer da Certiel, quer da Sgorme, inclusive há uma portaria que define as regras técnicas para este tipo de instalações, salvo erro a 220/2016Gameiro101 Escreveu: ↑25 mar 2019, 17:39Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.