Mensagem
por BrunoAlves » 30 mar 2019, 10:18
@mjr, na minha opinião seria (ou pelo menos caminharia rapidamente para lá)
Neste momento ninguém sabe quanto é que custa carregar o carro em determinado posto, até se pode achar que 5cts por minuto é barato porque "são só 5cts", e há muito desconhecimento sobre energia eléctrica, potência, consumos, etc. Nos PCR isto até é meio tolerável porque normalmente não precisamos de mais de 2 ou 3 numa grande viagem (eu pessoalmente nem quero saber, quando preciso de usar PCR uso o que estiver mais à mão), mas nos PCN estaremos a falar de milhares de postos (muitos, esperamos) e que muita gente irá usar diariamente.
A única forma de fazer isto (como eu o vejo) é teres o preço integrado disponível. E aí não há dúvidas, cada posto fornece o mesmo bem e tens (por exemplo) 3 preços possíveis para os postos.
- PCR: "XX" €/min (por todos os motivos e mais algum)
- PCN de 32A monofasico: "XX" €/kWh
- PCN de 32A trifásico: "YY" €/kWh (maior custo de disponibilidade, é justo poder ter um custo ligeiramente superior)
Cada operador contrata o fornecimento de energia que melhor conseguir negociar e faz o preço que entender.
A diferença é que com o modelo actual é impossível saberes quanto é que custa carregar o carro, com preços integrados (e com IVA pelamordedeus) rapidamente terias comparações rápidas (lol que redundância) e que permitiam não se ser "papado".
Este modelo é óptimo para encapotar o verdadeiro custo do carregamento, logo é menos bom para a concorrência.
Pegando no exemplo da mobiletric, julgo que são postos de 11kW (3,6kW para a larga, larga maioria dos VE), logo o custo real (fora CEME) são 3,69/11€/kWh se carregares a 11kW, um absurdo de preço se só usares uma fase. Este custo encapotado vai apanhar algumas pessoas desprevenidas e, na minha opinião, não é inocente. Agora imagina que o operador anuncia para o posto o custo de 1€/kWh (que é real naquele posto para quem carregue só numa fase, até mais depois de entrar a energia), alguém lá cai enganado? Por isso sim, sem este modelo ridículo os preços teriam tudo para ser mais baixos. Tinham de ser mais baixos.
E quando tiveres de pagar a taxa da MobiE? Mais uma parcela escondida para as contas de cabeça.
Reforço a minha ideia: agora são os shoppings, daqui a pouco tempo serão todos os postos de carregamento.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber,
chamem-me!!!