Então? Afinal quais eram as condições? Os operadores pagaram os postos ou não?

Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Não sei qual é a dúvida, parece muito claro o que escrevi.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Hoje tive mais um exemplo de como se os pagamentos fossem a cobrar ao tempo ou tivesse uma componente tempo que doesse a sério a partir de determinado tempo, talvez algum pessoal fosse mais civilizado
Essencialmente, cheguei ao PCR da Figueira da Foz e estava lá um Zoe a carregar "abandonado". Quando pus o meu a carregar, o Zoe já ia com 94%. Estive 18m55s a carregar, onde carreguei dos 21% aos 80% e do dono do Zoe, nem sinal. Ainda estive por lá mais uns 10 minutos, sendo que quando fui embora, o Zoe ia em 99% (ou seja, esteve lá 30 minutos para carregar 5%)....
Fui-me embora, sem sinal do dono. Este posto é ao tempo. Admitindo que ele esteve lá 1h, pagou pelo menos 7€ ao OPC para carregar o quê? Se fosse a doer a partir de 45 minutos para cima, de certeza que não abandonava lá o carro. E se o posto não permitisse carregar DC e AC em simultâneo? Tinha de esperar por sua excelência se dignar a aparecer?


Essencialmente, cheguei ao PCR da Figueira da Foz e estava lá um Zoe a carregar "abandonado". Quando pus o meu a carregar, o Zoe já ia com 94%. Estive 18m55s a carregar, onde carreguei dos 21% aos 80% e do dono do Zoe, nem sinal. Ainda estive por lá mais uns 10 minutos, sendo que quando fui embora, o Zoe ia em 99% (ou seja, esteve lá 30 minutos para carregar 5%)....
Fui-me embora, sem sinal do dono. Este posto é ao tempo. Admitindo que ele esteve lá 1h, pagou pelo menos 7€ ao OPC para carregar o quê? Se fosse a doer a partir de 45 minutos para cima, de certeza que não abandonava lá o carro. E se o posto não permitisse carregar DC e AC em simultâneo? Tinha de esperar por sua excelência se dignar a aparecer?


- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Para chegar a um destino longe é assim. A necessidade obriga.
Coimbra fica 50 km, mas Castelo Branco é um pouquito mais.
Coimbra fica 50 km, mas Castelo Branco é um pouquito mais.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Não, é mesmo falta de sensibilidade. Já nesse posto vi eu um Zoe a demorar 40min dos 99% até desligar o posto. Esse 1% custa um horror de dinheiro e não é isso que o coloca em Castelo Branco. É mais rápido e mais barato parar numa shucko enquanto se bebe um café algures.
Ao mesmo tempo, está a privar outros de usarem o posto para não carregar nada ou praticamente nada. Se o posto não suportasse carga simultânea, olha o desperdício...
Mas lá está, está a pagar logo é legítimo fazer o que quiser digo eu
Ao mesmo tempo, está a privar outros de usarem o posto para não carregar nada ou praticamente nada. Se o posto não suportasse carga simultânea, olha o desperdício...
Mas lá está, está a pagar logo é legítimo fazer o que quiser digo eu

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Não, isso não. Um utilizador "distraído" que usasse esse argumento, estaria ainda a descer mais um patamar na escala da educação.BrunoAlves Escreveu: ↑31 mar 2019, 22:56Mas lá está, está a pagar logo é legítimo fazer o que quiser digo eu![]()
-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
@mjr: não sei se este comentário deve ser aqui ou se num novo tópico. Muitas vezes, neste tópico (e noutros) se fala dos comportamentos abusivos dos UBER (e afins... agora mencionados de TVDE).mjr Escreveu: ↑29 mar 2019, 00:40
Temos que adicionar a informação de que após a concessão tinha sido indicado um prazo de alguns meses até entrar a fase comercial, algo que na realidade aconteceu bem mais que um ano depois como todos sabemos. Durante este prazo toda a eletricidade consumida pelos TVDE (Uber), táxis e residualmente utilizadores "normais", numa base de utilização 24/7 dos postos de cidade (Porto e Lisboa!) foi paga pelo OPC. Mais as tarifas de potência contratada, que também sabemos não serem nada simpáticas, Essas dezenas de milhar de Euros em eletricidade também têm de ser, eventualmente, amortizadas.
Em primeiro lugar queria mencionar que não tenho qualquer negócio ou interesse relacionado com os TVDE nem com os TAXI.
Mas na minha opinião, um dos grandes impulsionadores da ME são estes novos serviços TVDE, Carros partilhados, Bicicletas, Scooters,Trotinetas,... É verdade que numa primeira fase existem comportamentos abusivos e caóticos, mas pelo simples facto do problema ser realmente grande que força a tomar medidas...
Vejo muitos comentários negativos acerca dos TVDE, mas na verdade, muitas pessoas experimentam um VE quando utilizam os TVDE, que têm uma grande percentagem de VEs. Já no caso dos Taxis já falei com alguns taxistas a tentar convencê-los a mudar para életricos, mas pelo que percebo só vêm defeitos. Existia (ou ainda existe) um leaf 40 à experiência em Lisboa e ouvi comentários super negativos de taxistas acerca do mesmo...
Se quisessemos escolher um sector onde o carro elétrico faz mais sentido seria certamente nos serviços de TAXIs urbanos. Para o bem público são dos carros que mais poluem, por isso deveriam ser forçados a mudar (tal como fizeram com os TUK TUK). Para bem deles, se fizessem as contas verificavam que gastavem muito menos com um carro elétrico. Do ponto de vista de Mkt, também está provado que os clientes preferem um elétrico:
- Pelo que ouvi dizer, no caso dos TVDE se tiveres um elétrico entras logo na rede. Se tiveres um ICE tens de ficar uns 5 meses na fila de espera.
- A Drive Now quando aumentou a frota foram todos elétricos, porque perceberam que os clientes gostam mais.
É daquelas situações que não dá para perceber porque não avança, pois é bom para os próprios, é bom para os clientes e para a sociedade.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Há bastantes táxi eléctricos também 
Repara, ninguém está contra os Uber nem se deve extrapolar isso do que disse o mjr.
O que ele disse, e é verdade, é que durante mais de um ano os Uber usaram de forma praticamente ininterrupta TODOS os PCR existentes em Lisboa e Porto e que alguém teve de pagar isso -> foram os operadores. E quando os PCR foram instalados, os concursos ganhos, etc, uma das premissas seria que essa situação duraria poucos meses e depois entraria a fase comercial, o que definitivamente não aconteceu.
Se forem ver as tabelas de preços só para a disponibilidade de potência, o custo mensal rapidamente trepa para muitas centenas de €€€ (façam as contas à potência de pontas com 50kW em continuo). Depois soma uns 35kWh de energia média por hora durante mais de um ano e é fácil de ver que estes muitos, muitos milhares de € têm de ser amortizados. Claro, pagamos todos agora

Repara, ninguém está contra os Uber nem se deve extrapolar isso do que disse o mjr.
O que ele disse, e é verdade, é que durante mais de um ano os Uber usaram de forma praticamente ininterrupta TODOS os PCR existentes em Lisboa e Porto e que alguém teve de pagar isso -> foram os operadores. E quando os PCR foram instalados, os concursos ganhos, etc, uma das premissas seria que essa situação duraria poucos meses e depois entraria a fase comercial, o que definitivamente não aconteceu.
Se forem ver as tabelas de preços só para a disponibilidade de potência, o custo mensal rapidamente trepa para muitas centenas de €€€ (façam as contas à potência de pontas com 50kW em continuo). Depois soma uns 35kWh de energia média por hora durante mais de um ano e é fácil de ver que estes muitos, muitos milhares de € têm de ser amortizados. Claro, pagamos todos agora

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Consumos de energia na fase piloto devia estar no orçamento do fundo ambiental. mas isso são águas pois ja estamos na fase comercial.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

O que me chateia nisto tudo é a exploração que existe, Eu sou da Opinião que cada Empresa de Transportes devia de ter os Seus Próprios Carregadores...Claro que estou olhar para a minha situação, estes dias ia "Ficando" pelo caminho por não querer esperar na Praça de Velasquez no Porto, por no NorteShopping ter ubers à Espera para Carregar...Isto à ida para o Norte, e à vinda exactamente igual...Obviamente cheguei a casa, mesmo no Limite mas cheguei...E digo-vos que isto é que tira gente à Mobilidade Eléctrica, vão dizer que devíamos ter mais carregadores...Sim devíamos, mas se fizermos as contas, o Porto até nem tá muito mal de PCR's, agora PCN´s é que é realmente mau...(De RUA)...O Kinda por ex. é 5€ por hora nos PCN's ou Então tens de gastar 10€ em compras...


Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop