
PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Primeira carga rápida em Pombal:
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Carregamento normal no Parque das Nações:
- migle
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Bom, em primeiro lugar, muitos parabéns, porque como primeira viagem, fazer logo 600km num dia... É puxado.
A ida para Lisboa foi óptima. 45' de carregamento foi exactamente a estimativa que eu tinha dado. 3h45m parece bom e melhor do que o site da Nissan dizia.
Podia ter sido melhor: o posto em Lisboa era demasiado lento. 3.6kW é um paliativo. Convinha ter encontrado um posto melhor, de 7.4kW (ou 22kW dos quais o Leaf tira 6.6kW). Em vez de carregar 30% e sair com 57%, tinha carregado 60% e saído com 87%. Isso teria poupado uns 20' de carregamento durante a viagem.
Depois, carregar logo no Lidl, além de se sair da auto-estrada e fazer voltinhas, que é cansativo, aquece logo a bateria. Os 57% tinham dado para chegar a Santarém ou pelo menos Aveiras, mas eu diria Santarém.
Depois, o jantar tem de se fazer coincidir com um carregamento, senão paramos a dobrar. E Leiria é logo a seguir a Santarém, 40km à frente... Mais valia ter jantado em Santarém. Em carro que está a carregar bem não se mexe (paráfrase futebolística).
Leiria foi azar, mas consultou o estado dos postos antes de se fazer à estrada? É obrigatório. Infelizmente, não nos podemos fiar. Os PCRs são tratados pelas autoridades não como infraestrutura fundamental mas como uma gracinha, uma boa vontade.
De resto, se não estava a carregar em Leiria, não teria sido melhor jantar em Pombal?
Nem quero imaginar essas horas em Pombal, deve ter sido muito penoso. Conte-nos um pouco mais, como chegou à conclusão que os carregamentos tinham de ser curtos?
Em suma, sofreu um bocado por causa da infraestrutura. Mas um carro eléctrico tem exigências, e temos de nos adaptar a elas. Fazemos as refeições em função dele..
Com o Ioniq, como a bateria é pequena e carrega depressa, eu já propus um menu especial: numa paragem come-se as batatas, na outra o hamburguer, na outra as bebidas e na outra o café.
A ida para Lisboa foi óptima. 45' de carregamento foi exactamente a estimativa que eu tinha dado. 3h45m parece bom e melhor do que o site da Nissan dizia.
Podia ter sido melhor: o posto em Lisboa era demasiado lento. 3.6kW é um paliativo. Convinha ter encontrado um posto melhor, de 7.4kW (ou 22kW dos quais o Leaf tira 6.6kW). Em vez de carregar 30% e sair com 57%, tinha carregado 60% e saído com 87%. Isso teria poupado uns 20' de carregamento durante a viagem.
Depois, carregar logo no Lidl, além de se sair da auto-estrada e fazer voltinhas, que é cansativo, aquece logo a bateria. Os 57% tinham dado para chegar a Santarém ou pelo menos Aveiras, mas eu diria Santarém.
Depois, o jantar tem de se fazer coincidir com um carregamento, senão paramos a dobrar. E Leiria é logo a seguir a Santarém, 40km à frente... Mais valia ter jantado em Santarém. Em carro que está a carregar bem não se mexe (paráfrase futebolística).
Leiria foi azar, mas consultou o estado dos postos antes de se fazer à estrada? É obrigatório. Infelizmente, não nos podemos fiar. Os PCRs são tratados pelas autoridades não como infraestrutura fundamental mas como uma gracinha, uma boa vontade.
De resto, se não estava a carregar em Leiria, não teria sido melhor jantar em Pombal?
Nem quero imaginar essas horas em Pombal, deve ter sido muito penoso. Conte-nos um pouco mais, como chegou à conclusão que os carregamentos tinham de ser curtos?
Em suma, sofreu um bocado por causa da infraestrutura. Mas um carro eléctrico tem exigências, e temos de nos adaptar a elas. Fazemos as refeições em função dele..
Com o Ioniq, como a bateria é pequena e carrega depressa, eu já propus um menu especial: numa paragem come-se as batatas, na outra o hamburguer, na outra as bebidas e na outra o café.
- frankesousa
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muitos parabéns pela viagem e pela coragem (também fiz essa "asneira consciente" indo ao Algarve no verão com meses de experiência em VE's).
Depois de um ano com o Leaf (o meu é de 30kWh) o único comentário sobre estas viagens é: O Leaf não foi projectado para viagens, com mais de 2 CR seguidas (penso que a Nissan já admitiu isso várias vezes, não ter arrefecimento de baterias e é muito pouco eficiente em velocidades de auto-estrada, aliás é quase impossível arrefecer a bateria em andamento!)
Claro que eu continuo a andar sempre no Leaf e nunca penso em ir no Diesel mesmo em viagens grandes, pelo espírito de VE, só mesmo por isso
É sempre uma aventura.
Quando se vai com pressa, é para esquecer, o Leaf não dá!
VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE
)
Opinião pessoal: Depois de algumas viagens concluo que a melhor técnica é andar devagar
gasta menos, carrega menos, e o tempo final é ela por ela
Depois de um ano com o Leaf (o meu é de 30kWh) o único comentário sobre estas viagens é: O Leaf não foi projectado para viagens, com mais de 2 CR seguidas (penso que a Nissan já admitiu isso várias vezes, não ter arrefecimento de baterias e é muito pouco eficiente em velocidades de auto-estrada, aliás é quase impossível arrefecer a bateria em andamento!)
Claro que eu continuo a andar sempre no Leaf e nunca penso em ir no Diesel mesmo em viagens grandes, pelo espírito de VE, só mesmo por isso

Quando se vai com pressa, é para esquecer, o Leaf não dá!
VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE

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Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns pela viagem. É tudo uma questão de habito.
Eu, na primeira "viagem" que fiz fora da minha zona de conforto (esta no meu DB) também fiquei um bocado desiludido, não com o carro mas com a infra-estrutura.
O que eu tinha feito diferente (atenção que não conheço o comportamento do Leaf de 40) teria carregado em Aveiras e em Lisboa não carregava para o carro descansar (arrefecer) enquanto estava estacionado. Se o Leaf de 40 for como o de 30 para perder temperatura, perde pouca, mas sempre perde alguma. O carregamento feito em Aveiras era para permitir não carregar em Lisboa e para dar para voltar para trás.
Na ultima viagem que fiz com o meu Leaf de 30 a Coimbra (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=110#p115792) fiz cerca de 460km com 3 carregamentos, 2 na ida e apenas 1 na vinda. Não carreguei enquanto tive o carro parado em Coimbra para arrefecer a bateria. O primeiro carregamento foi feito em Santarém, o segundo em Pombal com a ideia de conseguir ter carga para na vinda conseguir fazer a viagem até Santarém.
Atenção que se fosse a minha primeira viagem certamente não teria feito assim, jogava pelo seguro. Como já referi é tudo uma questão de habito e de conhecer os limites do carro e isso só com o tempo e com mais viagens. Da próxima vez vais ver que vai ser mais pacifico.
Eu, na primeira "viagem" que fiz fora da minha zona de conforto (esta no meu DB) também fiquei um bocado desiludido, não com o carro mas com a infra-estrutura.
Não percebi se carregaste em Aveiras? Quanto tempo tiveste o carro parado em Lisboa?pjsramos Escreveu: ↑02 abr 2019, 21:321) Porto - Lisboa
Domingo saí de casa com o carro a 100% e meti-me à estrada com 5 adultos no carro. Fiz uma média de 100km/h com o Cruise Control ligado.
A primeira carga rápida foi em Pombal com 145km feitos e 30% de carga. Carreguei 30 minutos até 80%.
Mais uma hora de viagem e mais uma carga de 15 minutos dos 40% aos 65%.
Parei uma horita em Aveiras para almoçar e seguimos até Lisboa chegando com 26%.
O que eu tinha feito diferente (atenção que não conheço o comportamento do Leaf de 40) teria carregado em Aveiras e em Lisboa não carregava para o carro descansar (arrefecer) enquanto estava estacionado. Se o Leaf de 40 for como o de 30 para perder temperatura, perde pouca, mas sempre perde alguma. O carregamento feito em Aveiras era para permitir não carregar em Lisboa e para dar para voltar para trás.
Na ultima viagem que fiz com o meu Leaf de 30 a Coimbra (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=110#p115792) fiz cerca de 460km com 3 carregamentos, 2 na ida e apenas 1 na vinda. Não carreguei enquanto tive o carro parado em Coimbra para arrefecer a bateria. O primeiro carregamento foi feito em Santarém, o segundo em Pombal com a ideia de conseguir ter carga para na vinda conseguir fazer a viagem até Santarém.
Atenção que se fosse a minha primeira viagem certamente não teria feito assim, jogava pelo seguro. Como já referi é tudo uma questão de habito e de conhecer os limites do carro e isso só com o tempo e com mais viagens. Da próxima vez vais ver que vai ser mais pacifico.
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- migle
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Não é "só mesmo um Tesla". Já fiz 900km e acho que o Ioniq faz bem 1200km num dia. Já houve aqui no fórum quem fizesse Porto-Lisboa com uma só paragem, e aliás, para mim uma ida ao Porto, de Alcochete, são 660km.frankesousa Escreveu: ↑02 abr 2019, 22:38VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE)
Claro que um Model 3 pode fazer 1000km com um ou dois carregamentos, e demorar metade ou menos do tempo de carregamento do Ioniq, em SuC, mas isso não generaliza para os outros Teslas mais antigos que bebem mais. E quando se faz 1000km, precisa-se de tempo de descanso que vai para além do tempo de carregamento do Model 3.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Obrigado a todos pelas dicas. Penso que vão ser úteis para as próximas aventuras.
Carregamentos curtos : Em primeiro lugar, quando andei a estudar a compra do carro já tinha lido que o ideal em viagens longas seria muitos carregamentos curtos. Depois como a bateria estava a aquecer , eu terminava a carga assim que a temperatura chegava ao primeiro traço vermelho e fazia uma pausa até a temperatura tornar a descer.
Em Lisboa o carro este parado das 15h até 19h (4h).
Como nota engraçada: Acho interessante, nos dias de hoje, ver o ar curioso das pessoas ao ver parar o carro e liga-lo à tomada.
Outra coisa engraçada é que tive bastante tempo à conversa com um turista alemão que tinha curiosidade na autonomia, baterias e custo do Leaf.
A estação de serviço de Santarem está em obras e só tem uma cafetaria pré-fabricada sem grandes condições para jantar e por isso optamos por ir jantar a Leiria.
Consultei o estado do posto de Leria no inicio da viagem e vi que apesar de no sentido S-N estar avariado, o do outro lado (N-S) estava a funcionar. Estava a pensar pedir para ir ao outro por o carro a carregar mas o senhor da Mobi.e avisou-me que esse posto também estava avariado desde as 16h
Essas horas foram bastante más porque o dia seguinte era de trabalho e acabei por chegar a casa pelas 3:40 da manhã.
Carregamentos curtos : Em primeiro lugar, quando andei a estudar a compra do carro já tinha lido que o ideal em viagens longas seria muitos carregamentos curtos. Depois como a bateria estava a aquecer , eu terminava a carga assim que a temperatura chegava ao primeiro traço vermelho e fazia uma pausa até a temperatura tornar a descer.
Em Aveiras optei por não carregar durante o almoço e deixar o carro à sombra para ajudar a arrefecer, mas se calhar não foi a melhor opção.
Em Lisboa o carro este parado das 15h até 19h (4h).
Como nota engraçada: Acho interessante, nos dias de hoje, ver o ar curioso das pessoas ao ver parar o carro e liga-lo à tomada.
Outra coisa engraçada é que tive bastante tempo à conversa com um turista alemão que tinha curiosidade na autonomia, baterias e custo do Leaf.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns! É uma dureza sem dúvida, mas a experiência constrói-se andando 
O mjr foi a Lisboa aqui há 2 anos acho num Leaf mk1 cheio de degradação. Parou em todas as estações e apeadeiros
10min e seguiu, a velocidades altas.
Esses carregamentos intervalados acabam por não surtir efeito. A bateria numa hora não arrefece nada significativo e além disso o rapidgate já limita seriamente a potência de carregamento, por isso diria que só aí perdeste tempo significativo.
A minha sugestão era mesmo parar só 1x para cada lado (desde que não houvesse mais malta para usar o carregador claro), mas tinhas de carregar num pcn de 32A umas horas em Lisboa, pelo menos mais 2 do que estiveste. O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Eu fui ao Algarve no Leaf de 24kWh e fiz 5 CR para cada lado, não ardeu
Um dia não são dias, carrega e anda 

O mjr foi a Lisboa aqui há 2 anos acho num Leaf mk1 cheio de degradação. Parou em todas as estações e apeadeiros

Esses carregamentos intervalados acabam por não surtir efeito. A bateria numa hora não arrefece nada significativo e além disso o rapidgate já limita seriamente a potência de carregamento, por isso diria que só aí perdeste tempo significativo.
A minha sugestão era mesmo parar só 1x para cada lado (desde que não houvesse mais malta para usar o carregador claro), mas tinhas de carregar num pcn de 32A umas horas em Lisboa, pelo menos mais 2 do que estiveste. O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Eu fui ao Algarve no Leaf de 24kWh e fiz 5 CR para cada lado, não ardeu


Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Hehe. Não percebeste bem a minha mensagem, a última parte da frase é que interessa, não dependem da MobiE. Mas isso é que diz se um carro é ou não para grandes viagensmigle Escreveu: ↑02 abr 2019, 23:01Não é "só mesmo um Tesla". Já fiz 900km e acho que o Ioniq faz bem 1200km num dia. Já houve aqui no fórum quem fizesse Porto-Lisboa com uma só paragem, e aliás, para mimfrankesousa Escreveu: ↑02 abr 2019, 22:38VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE)

Bruno, tenho algumas dúvidas sobre isso, o Leaf gasta pelo menos (talvez mais) 20kWh/100km a 120km/h, ora não acredito que se consiga gastar mais de 35kWh da bateria de "40kWh" por isso certamente não faz 200km a essas velocidades.BrunoAlves Escreveu: ↑03 abr 2019, 00:26
O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Isto só para não induzir os utilizadores em erro.
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Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Parabéns pela aventura.
O esperar pelo arrefecimento da bateria em Pombal não era de todo necessário. O carro limita a potência de carga para proteger, não é necessário fazer como num CI quando a temperatura da água entra no vermelho. Penso que aí se perderam muitas horas quando provavelmente 1 hora em Pombal teria sido suficiente para chegar a casa.
O esperar pelo arrefecimento da bateria em Pombal não era de todo necessário. O carro limita a potência de carga para proteger, não é necessário fazer como num CI quando a temperatura da água entra no vermelho. Penso que aí se perderam muitas horas quando provavelmente 1 hora em Pombal teria sido suficiente para chegar a casa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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