Sou o Nuno e cheguei ao fórum na sequência da minha ida ao evento da UVE no fim de semana passado em Torres Vedras. Fui lá porque estou prestes a trocar o meu A3 velhinho por um VE. Confesso que o farei sobretudo porque tenho atualmente uma empresa (mini-empresa, vá, porque sou só eu

Depois de saber que as diferenças eram abissais em relação à aquisição de um veículo 'normal' quando comparado com um VE, tendo em conta que não procuro um veículo comercial mas sim familiar, a escolha ficou feita.
Claro que agora vem a pior parte que é decidir a marca/modelo. Há restrições orçamentais pelo que Tesla por exemplo está fora de questão. Tendo em conta que vou 'buscar' o IVA, penso atirar-me ali até aos 35/40 mil€. No sábado fiz dois (mini)test-drives, num I3 e num Leaf. Gostei de ambos mas tendo em conta que planeio substituir o meu carro atual e ficar somente com um VE penso que o Leaf talvez se adeque mais. Até porque tendo em conta o preço que estou disponível a pagar, só conseguiria ir para um I3 usado (ainda com IVA dedutível).
Faço cerca de 10 kms diários atualmente, basicamente é ir para o metro e voltar para casa, sendo que no fim de semana aí sim as deslocações já poderão ser maiores. Se tivesse de 'mandar um número para o ar', diria que devo fazer uns 15 mil kms ao ano. A utilização semanal será basicamente efetuada em estradas nacionais mas no fim de semana, dependendo de onde for o torneio de golfe (

Como estava a dizer gostei de ambos os carros do pouco que testei no sábado, porque era um evento e obviamente não havia muito tempo disponível da parte das marcas para fazer os test-drives, e tendo em conta os prós e contras, nomeadamente o preço, estava inclinado para o Leaf. Tenho lugar de garagem no prédio e tomada própria na minha arrecadação (que fica ao lado do meu lugar de parqueamento), já tendo perguntado à empresa que gere o condomínio sobre a atuação que devo ter para poder carregar o carro (se é que tenho de fazer alguma coisa).
Uma das coisas que estava interessado em perceber é se alguém daqui passou a eletricidade de casa para o nome da empresa ou se se deve instalar um segundo contador (?) e colocar esse sim em nome da empresa.
Tenho estado para aqui a debitar uma série de coisas sem grande preocupação pela ligação dos tópicos pelo que peço desculpa por isso. E ainda nem cheguei à parte das perguntas. Primeiro: devo preocupar-me muito, pouco ou nada por a bateria dos Leafs não ser refrigerada? Já vi que alguns carros têm esse fator e o apresentam como algo chave a ter em conta na aquisição destes veículos. Além disso também li algo que indicava que a Nissan era das únicas marcas que continuava a apostar nos tais de 'CHAdeMO' para os carregamentos feitos fora de casa (?), enquanto as outras marcas e algumas instituições tinham ido ou se preparavam para ir para outro caminho (ver link abaixo):
https://cleantechnica.com/2018/11/22...-drop-chademo/
Embora tal como disse há pouco esteja a pensar fazer a maior parte dos carregamentos em casa mesmo. Uma coisa que me preocupa um pouco é a questão da velocidade, se por exemplo fizer um percurso de, vá lá, 40 KMs de autoestrada, como ir a Torres Vedras a partir de Loures por exemplo, não 'posso' fazer a viagem com a média habitual de 140kms/h? Isto é, a autonomia vai ser estupidamente menor do que seria se andasse a 90 ou 100 (o que para mim é uma velocidade que não me entra ainda muito bem na cabeça, quando em autoestraeda)?
Não quero que fique a ideia que ande por aí sempre a 'assapar' mas quando em autoestrada fico um pouco reticente com algumas coisas que vou lendo ou que vou sub-entendendo de algumas mensagens, do género, porquê ir a 130 quando posso ir a 80 e assim poupar na autonomia.
Peço desculpa mais uma vez pelo testamento e quaisquer respostas serão bem vindas, uma vez que continuarei a ler o fórum para validar noutros tópicos eventuais posts que possam ajudar a esclarecer algumas das minhas muitas dúvidas. Deixo para o final a pergunta sacramental: tendo em conta o orçamento supracitado, aconselhariam que carro? Um carro usado só com um ano ou um ano e pouco, desde que tivesse o IVA dedutível, poderia ser uma opção interessante? Já vi por aí falarem num vendedor de Leiria salvo erro (Orlando?) que poderia eventualmente ser um bom contacto para saber o que 'anda aí' ao nível de opções.
cumps,
Nuno (não liguem ao nick