O ioniq estava escolhido desde que foi lançado: autonomia suficiente, tecnologia a bordo, mais eficiente a andar e a carregar. Era uma questão de tempo até lá chegar
Já tive algumas discussões com vendedores VW acerca da tecnologia a bordo. Segundo eles o e-Golf tem mais tecnologia, tira finos e tal, é melhor que o ioniq. Aceito, eventualmente têm um melhor computador sobre rodas (ou não, não conheço nenhum). O ioniq tem eficiência bestial, carrega sempre no prego (o e-Golf não passava dos 40kW), tem LKAS que ajuda bestialmente, tem AC driver only para climatização eficiente das 95% das vezes que andas sozinho, etc. Para mim é uma não questão.
Antes do ioniq tive um Leaf de 24kWh. Fiz 26kkm nele num ano, corri o país de lés a lés, aprendi muito bem a viver com as limitações de autonomia, numa altura que a rede de carregamento era ainda mais limitada que actualmente. Daí que me faça alguma confusão (e aproveito para pedir desculpa se às vezes pareço um pouco "bruto" no texto) tanta preocupação com autonomia e a necessidade de não andar abaixo de 130 num país cujo limite é 120
Quando comprei não havia Leaf2. Para o valor do ioniq, ainda agora seria difícil comprar um e assim já "papei" 50kkm nele
Entre o ioniq e as alternativas que existiam na altura, não havia grande segredo: o i3 não vale o que custa (ups) e só tem 4 lugares (viajo muitas vezes com o carro cheio), o Leaf 30kWh não se compara com o ioniq na minha opinião. Faz falta a app do Leaf que o ioniq não tem? Faz, muita falta. Se é impeditivo de ter o melhor VE da gama de preços? Na minha opinião não, em tudo o resto o ioniq é muitas vezes superior.
Claro, eu não considero nunca comprar carros novos, eléctricos ou não. Acho um investimento idiota comprar um bem que, por levar chapa de matrícula, perde 10% do valor. Ainda bem que há quem compre, assim posso eu comprar carros praticamente novos (6kkm) por valores mais agradáveis
Novo, o ioniq é um assalto. Já era quando comprei o meu, agora muito pior. Mas comprei lá fora, com todo o apoio e informação do Jasmim durante o processo e, desde que o carro cá está, sou tratado muitíssimo bem no concessionário de Coimbra, epa perfeito
Se fosse hoje, que carro comprava? Dependia do preço, entre o Leaf2 e o ioniq. Se esperava até sei-lá-quando pelas promessas de 2020? Nem pensar nisso