
Postos de carga rápida
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Postos de carga rápida
Se leres o link que coloquei, num dos comentários um tipo lá explica muito bem as diferenças mais relevantes. Não é tanto o CAN, isso é qualquer microcontrolador faz. Há a questão da alimentação de 12V, do encontro da tensão 400V (ou 800 nos de 350kW), etc. Não me parece mesmo viável sem ter lá um tijolo de tamanho bem considerável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Postos de carga rápida
"Pormenores" técnicos à parte quando vissem o preço acho que desistiam... 

-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Postos de carga rápida
Pontos de carregamento da EDP nos hotéis do grupo Pestana:
https://portugal.edp.com/pt-pt/noticias ... otel-group
A imagem mostra um PCR. As questões que ficam são: Serão mesmo PCR? Vão englobar as pousadas também?
https://portugal.edp.com/pt-pt/noticias ... otel-group
A imagem mostra um PCR. As questões que ficam são: Serão mesmo PCR? Vão englobar as pousadas também?
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Postos de carga rápida
Serão 50 PCN de 2x 22kW, em principio o modelo EVLink.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Postos de carga rápida
Desculpem continuar o off-topic mas estes 50 são para uso em geral? ou apenas clientes? é que a noticia / comunicado refere num ponto refere "Estes postos vão estar ligados à rede pública de carregamento MOBI.E e poderão ser utilizados por todos os proprietários de veículos elétricos." e logo abaixo menciona "Desta forma, os clientes do grupo que queiram usufruir destas unidades hoteleiras poderão carregar os seus veículos elétricos nas instalações onde estão hospedados." qual das duas é afinal?
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Postos de carga rápida
Para uso dos clientes das unidades hoteleiras e que tenham veículo elétrico.
O acesso dos parques é privado para clientes.
O acesso dos parques é privado para clientes.
Última edição por t3lmo em 20 mai 2019, 15:59, editado 1 vez no total.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Postos de carga rápida
Eu diria que só assim é que faz sentido, caso contrario será mais um erro para descredibilizar a rede mobi.e.
Que sentido faz um utilizador consultar uma rede para carregar o seu carro e depois de lá chegar ter de chamar um reboque porque não tem reserva no hotel? Seria ridículo.
Agora, seria perfeitamente normal que quem estivesse hospedado não necessitasse de pagar e nos restantes casos já fosse pago o carregamento.
No caso do Palácio do Freixo, qualquer pessoa pode lá ir almoçar/jantar ou até apenas tomar uma café na esplanada, fará sentido não poder carregar? julgo que não.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Postos de carga rápida
Sendo de acesso privado pode não aparecer na lista de postos da Mobi.e, e apenas estar ligado para contabilização do consumo de eletricidade. Mas não sei os pormenores deste caso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Postos de carga rápida
Pelo que já li das regras da MobiE é isso, os postos privados em espaço privado podem estar ligados à rede MobiE, até com OPC, garantindo que o posto é seguro e que a electricidade é cobrada normalmente ao utilizador,
Calculo que a parte de "chamar clientes" sejá o OPC a 0€ tal como nos shoppings da Sonae.
Assim, com um CEME a 0,14€/kWh como já há hoje (ou até menos) os utilizadores carregam "quase ao preço de casa"!
Claro que com o preço de um posto colocavam 10x tomadas de 16A (ou até 10A), satisfaziam 10 hospedes ao mesmo tempo, ofereciam a electricidade e ainda sobrava muito dinheiro

Mas aqui em Portugal nós gostamos de coisas à grande, nada de coisas simples e eficazes!!!
Aqui vai uma foto do local de carregamento de VE no hotel onde fiquei na semana passada na Noruega (simples e eficaz)

Sim eu sei que está ali 1x tesla DC, e tem mais 2 na frente do hotel, mas isso é a diferença entre uma marca de mobilidade eléctrica e as marcas de carros a combustão que têm um VE para dizer que têm!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)