Obrigado pelas últimas respostas, algumas fazendo inclusive referência a alguns casos práticos de deslocações que ajudam a perceber melhor o dia a dia de um condutor de um carro elétrico
Entretanto ontem fui fazer test-drive ao Ioniq. Gostei. Único senão é que foi em hora de ponta e basicamente percurso da zona do Campo Pequeno até ao Marquês de Pombal. Mas serviu para testar o ponto de embraiagem
Já era a versão com a grelha mais disfarçada, tanto assim é que o facto de ambos serem escuras (tanto a carroçaria como a grelha) lhe transmitiu um aspeto bem futurista, no bom sentido da palavra, no que à frente diz respeito. Aguardo agora que o vendedor indique um fim de semana em que possa levar o carro para testar em maior profundidade. Também ficou de apresentar valores tanto se eu decidir comprar novo ou eventualmente esta viatura de testes.
Fiquei um pouco desiludido por a Hyundai não ter uma app que permita gerir no telemóvel algumas das configurações/carregamentos/etc do carro mas segundo ele a marca estaria/estará a trabalhar nisso. Pareceu-me ver aqui alguém, noutro tópico acho eu, a dizer que havia uma app não oficial que permitia ver o estado da bateria entre outras coisas (?).
Entretanto também fui ver a arrecadação e 'descobri' que para utilizar a tomada tenho de fazer um furo na porta ou outra solução qualquer, uma vez que não há qualquer espaço ou ranhura que possa usar para passar o cabo. Não existindo app talvez convenha comprar wallbox ou algo do género que permita gerir melhor os carregamentos? Para evitar que o carro fique muito tempo com a bateria nos 100%.
Esse tal fim de semana também vai servir para validar a questão do comportamento do carro a nível de 'brekagem' (não sei como isto se escreve) para ver se faz as curvas da garagem como deve ser ou se vai ser um stresse parecido com o que tenho com o meu carro atual (se bem que o Ioniq, já estive a confirmar, é uns 20 centímetros maior que o A3

).
De resto gostei do carro, conduz-se muito bem e tem até um certo feeling desportivo com a questão do volante a ser muito bem conseguida na minha opinião. Penso que houve ali alguma conversa de vendedor, até tendo em conta algumas das coisas que vocês foram dizendo por aqui e vocês têm a experiência prática da coisa e não estão a tentar vender nada (acho eu

), nomeadamente no que concerne aos consumos e à relação que a velocidade tem com estes valores.
Também por isso poderá ser interessante validar num fim de semana, com algumas voltas e algumas idas à autoestrada, qual o gasto real do carro. Tenho é de ver se o gajo me ensina bem a fazer o carregamento, não vá eu ficar agarrado depois
Em tempo: a versão testada era a Executive, ou seja, a tal que tem o pack que custa 2000€.