
Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
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Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
EDIT - O QUE ESCREVI A SEGUIR, TEM ORIGEM NUM ERRO MEU, DE PROGRAMAÇÃO. PORTANTO, NÃO TEM VALOR. AS MINHAS DESCULPAS PELO ERRO.
Olá a todos,
Gostava de relatar o que se passou com o meu Ioniq este fim de semana. Até para ver se alguém me ajuda a compreender.
Este fim de semana, tive que ir a Extremoz. Como sabem, para aqueles lados, não há PCRs. Como tinha à minha frente 170kms quase exclusivamente em AE, optei por ser conservador e jogar pelo seguro - para lá fui com cc a 95km/h, cheguei com 28% de bateria. Para cá, ainda fui mais conservador - cc a 90km e cheguei com 31% de bateria.
Ora até aqui, nada de estranho. O que estranho, é que no regresso, aos 50% de bateria, tinha feito 135km do percurso... mesmo assim, ainda pensei : ok, o GoM é super conservador.
Ora a coisa ficou estranha foi com o carregamento nocturno : tinha o carro programado para carregar 6h, o que normalmente dá 50% de bateria ( aproximadamente), que com os 31%, daria hoje de manhã os 80%.
A verdade é que qd cheguei ao carro tinha ... 100% !
Estive a verificar se por acaso n me tinha enganado com as programações... mas não, não me enganei.
Fico com a sensação que só vemos o que as marcas querem...
Alguma idéia?
Olá a todos,
Gostava de relatar o que se passou com o meu Ioniq este fim de semana. Até para ver se alguém me ajuda a compreender.
Este fim de semana, tive que ir a Extremoz. Como sabem, para aqueles lados, não há PCRs. Como tinha à minha frente 170kms quase exclusivamente em AE, optei por ser conservador e jogar pelo seguro - para lá fui com cc a 95km/h, cheguei com 28% de bateria. Para cá, ainda fui mais conservador - cc a 90km e cheguei com 31% de bateria.
Ora até aqui, nada de estranho. O que estranho, é que no regresso, aos 50% de bateria, tinha feito 135km do percurso... mesmo assim, ainda pensei : ok, o GoM é super conservador.
Ora a coisa ficou estranha foi com o carregamento nocturno : tinha o carro programado para carregar 6h, o que normalmente dá 50% de bateria ( aproximadamente), que com os 31%, daria hoje de manhã os 80%.
A verdade é que qd cheguei ao carro tinha ... 100% !
Estive a verificar se por acaso n me tinha enganado com as programações... mas não, não me enganei.
Fico com a sensação que só vemos o que as marcas querem...
Alguma idéia?
Última edição por leogrova em 23 mai 2019, 17:20, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Nenhuma. Mas nunca me aconteceu nada semelhante.
Já me aconteceu carregar muito mais ou muito menos do que pensava em determinada altura, porque por qualquer motivo mudo a corrente do evse e depois esqueço-me e penso que está nos 16A como costume. Nabice minha
Já me aconteceu carregar muito mais ou muito menos do que pensava em determinada altura, porque por qualquer motivo mudo a corrente do evse e depois esqueço-me e penso que está nos 16A como costume. Nabice minha

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Não Miguel.
Sempre q faço estas aventuras para fora de pé, fotografo para não me esquecer.
A ideia/ feeling/ intuição que tenho, é que o buffer inferior da bateria é gerido com informações incorrectas . Acredito que no início os 100% mostrados possam ser aproximadamente reais, mas à medida que vamos entrando nos valores de carga mais baixos, as informações dadas ao condutor, sejam "erradas" . Numa primeira fase pensei que fosse só conservadorismo do GoM; hoje acredito que também a info da percentagem de carga da bateria não é correcta.
É a explicação mais lógica que encontro para que com 6h apenas, o carro carregasse 100% - o ponto de partida nunca poderia ser os 31%.
Fala-se muito da capacidade da bateria gross e net, especulando-se que a bateria tem mais capacidade do que os 28kwh... pode ser, mas depois deste acontecimento, acredito que esta gestão é feita limitando de facto o que se pode usar, e informando erradamente o condutor.
A partir de hoje, vou estar com mais atenção a este pormenor.
Já tinha constatado diferenças entre a carga da bateria após carregamento, vs carga esperada, mas nunca tão grandes.
Notem que o que escrevi em cima, são intuições, apenas isso. Posso estar completamente errado. Agora o que aconteceu, isso é factual - não há erro no que relatei.
Para concluir, parece-me q quanto mais baixa for a carga da bateria, maior é a discrepância.
Estejam atentos, para ver se conseguimos concluir alguma coisa... ou não.
Sempre q faço estas aventuras para fora de pé, fotografo para não me esquecer.
A ideia/ feeling/ intuição que tenho, é que o buffer inferior da bateria é gerido com informações incorrectas . Acredito que no início os 100% mostrados possam ser aproximadamente reais, mas à medida que vamos entrando nos valores de carga mais baixos, as informações dadas ao condutor, sejam "erradas" . Numa primeira fase pensei que fosse só conservadorismo do GoM; hoje acredito que também a info da percentagem de carga da bateria não é correcta.
É a explicação mais lógica que encontro para que com 6h apenas, o carro carregasse 100% - o ponto de partida nunca poderia ser os 31%.
Fala-se muito da capacidade da bateria gross e net, especulando-se que a bateria tem mais capacidade do que os 28kwh... pode ser, mas depois deste acontecimento, acredito que esta gestão é feita limitando de facto o que se pode usar, e informando erradamente o condutor.
A partir de hoje, vou estar com mais atenção a este pormenor.
Já tinha constatado diferenças entre a carga da bateria após carregamento, vs carga esperada, mas nunca tão grandes.
Notem que o que escrevi em cima, são intuições, apenas isso. Posso estar completamente errado. Agora o que aconteceu, isso é factual - não há erro no que relatei.
Para concluir, parece-me q quanto mais baixa for a carga da bateria, maior é a discrepância.
Estejam atentos, para ver se conseguimos concluir alguma coisa... ou não.
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Desculpem meter o bedelho, mas como fazes isso de programar de modo a carregar o carro somente 6 horas? É através de alguma wallbox?
Como sabem estou no processo de escolha/aquisição do primeiro elétrico e essa parte ainda me faz alguma confusão, uma vez que ao que julgo saber o Ioniq não tem forma (quer seja pelo carro ou por alguma APP) de controlar o carregamento do veículo.
O Leaf por exemplo permite esse tipo de gestão, não é?
(no test-drive que fiz anteontem o vendedor disse que era uma das grandes falhas da Hyundai mas que ia ser resolvida 'em breve', tipo, que até ao fim do ano ou coisa do género acreditava que a marca ia colocar cá fora uma APP) (não sei se era só conversa de vendedor ou se sabem de mais alguma info acerca deste tema)
Como sabem estou no processo de escolha/aquisição do primeiro elétrico e essa parte ainda me faz alguma confusão, uma vez que ao que julgo saber o Ioniq não tem forma (quer seja pelo carro ou por alguma APP) de controlar o carregamento do veículo.
O Leaf por exemplo permite esse tipo de gestão, não é?
(no test-drive que fiz anteontem o vendedor disse que era uma das grandes falhas da Hyundai mas que ia ser resolvida 'em breve', tipo, que até ao fim do ano ou coisa do género acreditava que a marca ia colocar cá fora uma APP) (não sei se era só conversa de vendedor ou se sabem de mais alguma info acerca deste tema)
- BrunoAlves
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Tem um programador de carga que te permite definir a hora de início e fim de carregamento 

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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Não percebi, programador de carga que se adquire ou que vem como 'origem' com o carro?
- BrunoAlves
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Tens um programador de horário de carga no próprio carro. Também tens isso nos EVSEs mais avançados (do lado do "carregador"). Por exemplo tenho uma Wallbox com essa funcionalidade que garante que o carro só carrega no horário Vazio (energia mais barata).
Também podes programar o horário de carga do lado do carro para carregar só nesses horários mais baratos mas costumo evitar essa solução porque é fácil esquecer-me que tenho isso configurado do lado do carro e depois preciso de carregar o carro durante o dia no trabalho (ou num PCN por exemplo) e descubro no final do dia que o carro não carregou nada por causa disso...
Também uso estes "schedulers" de modo a carregar o carro até aos 80% SoC por exemplo. Dá jeito!
Também podes programar o horário de carga do lado do carro para carregar só nesses horários mais baratos mas costumo evitar essa solução porque é fácil esquecer-me que tenho isso configurado do lado do carro e depois preciso de carregar o carro durante o dia no trabalho (ou num PCN por exemplo) e descubro no final do dia que o carro não carregou nada por causa disso...

Também uso estes "schedulers" de modo a carregar o carro até aos 80% SoC por exemplo. Dá jeito!
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq
Obrigado a ambos 
O tótó do vendedor quando lhe perguntei sobre isso e indiquei que o Leaf tinha, disse que não dava para fazer. Fiquei com a ideia que a partir do momento que se colocava em carga ficaria automaticamente a carregar e quando chegasse ao fim, ficava a 'carregar' até que tirássemos o cabo.
Assim já é uma boa notícia e mais um factor a favor do carro.
Outra coisa, ele disse-me que uma wallbox andaria à roda dos 800/900€ (embora variasse de marca para marca). Pensei que o preço fosse um pouco mais baixo. Ah e também me disse que o carro podia carregar a 12A (ou seria 10? ou 15? Não me recordo) e que por isso comprar uma wallbox talvez fosse a melhor ideia.

O tótó do vendedor quando lhe perguntei sobre isso e indiquei que o Leaf tinha, disse que não dava para fazer. Fiquei com a ideia que a partir do momento que se colocava em carga ficaria automaticamente a carregar e quando chegasse ao fim, ficava a 'carregar' até que tirássemos o cabo.
Assim já é uma boa notícia e mais um factor a favor do carro.
Outra coisa, ele disse-me que uma wallbox andaria à roda dos 800/900€ (embora variasse de marca para marca). Pensei que o preço fosse um pouco mais baixo. Ah e também me disse que o carro podia carregar a 12A (ou seria 10? ou 15? Não me recordo) e que por isso comprar uma wallbox talvez fosse a melhor ideia.