Governo quer tirar postos de carregamento de carros elétricos das ruas
"Arlinda Brandão 19 Out, 2012, 08:05 / atualizado em 19 Out, 2012, 09:54
O governo quer transferir o carregamento de veículos elétricos dos postos existentes nas ruas para outros locais.
O secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, afirma que fica mais barato carregar os automóveis nos locais de trabalho, em casa ou nos centros comerciais. Esta posição do executivo surge apesar do investimento feito pelo anterior governo em dezenas de postos de carregamento espalhados pelo país."
Em: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 32&t=16538

Governo quer tirar postos de carregamento de carros elétrico
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Governo quer tirar postos de carregamento de carros elétrico
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Re: Governo quer tirar postos de carregamento de carros elét
Em relação a este assunto, palavras de um responsável da Prio.E, apesar de não parecer, este é um sinal de que este governo não despreza a mobilidade eletrica! Nem todo o projecto Mobi.E! Querem é pintá-lo da sua cor!
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Re: Governo quer tirar postos de carregamento de carros elét
A Prio.E parece estar mais associada aos postos em CC e outros locais comerciais, por isso é uma medida que de certa forma lhes interessa. Para mim até é verdade que os postos na via pública têm tido uma utilidade relativamente baixa, embora haja certamente casos de pessoas que necessitam deles.
O que eu acho é que há uma distribuição muito desigual dos postos pelo país, havendo uma concentração muito grande em Lisboa que faz parecer aos governantes que há "centenas" de postos não utilizados. Na minha opinião, quando foi elaborada a rede piloto deveria ter sido estabelecido um critério de número de postos médio por km^2 de área urbana, eventualmente ponderado pela densidade populacional. Deste modo seria possível melhor distribuir pelo país a rede, sem parecer nalguns locais que estão carregados de postos e noutros não se ver nenhum. Se em vez de 1300 postos, com mais de 80% concentrados na zona de Lisboa, fossem 500 mas melhor distribuídos teríamos um serviço mais útil para todos. A grande aposta deveria ter sido nos 50 PCRs, que teriam um grande impacto na nossa mobilidade.
Agora, a partir do momento que os postos estão instalados não vejo razão para os retirar da via pública e penso que não será essa a intenção do Governo, mas sim focar a atenção nos locais onde poderá haver o envolvimento de privados como os CC. Acaba por ser uma questão de mostrar a consciência ambiental de modernismo de um shopping ter um posto de carga para VEs.
O que eu acho é que há uma distribuição muito desigual dos postos pelo país, havendo uma concentração muito grande em Lisboa que faz parecer aos governantes que há "centenas" de postos não utilizados. Na minha opinião, quando foi elaborada a rede piloto deveria ter sido estabelecido um critério de número de postos médio por km^2 de área urbana, eventualmente ponderado pela densidade populacional. Deste modo seria possível melhor distribuir pelo país a rede, sem parecer nalguns locais que estão carregados de postos e noutros não se ver nenhum. Se em vez de 1300 postos, com mais de 80% concentrados na zona de Lisboa, fossem 500 mas melhor distribuídos teríamos um serviço mais útil para todos. A grande aposta deveria ter sido nos 50 PCRs, que teriam um grande impacto na nossa mobilidade.
Agora, a partir do momento que os postos estão instalados não vejo razão para os retirar da via pública e penso que não será essa a intenção do Governo, mas sim focar a atenção nos locais onde poderá haver o envolvimento de privados como os CC. Acaba por ser uma questão de mostrar a consciência ambiental de modernismo de um shopping ter um posto de carga para VEs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Governo quer tirar postos de carregamento de carros elét
Ao que percebi o Porto também era para ter cerca de 100 pontos de carregamento, só que na altura não acharam importante escolher os pontos para os instalar, o tempo foi passando e quando finalmente se decidiram já não havia fundos disponíveis... ficamo-nos por pouco mais de uma dezena e no coração da baixa não existe mesmo nenhum ponto!
Vale-nos o facto de termos bastantes PCR por Km2.
Outro problema para não haver ainda maior implementação para os postos de carregamento em parques particulares, prende-se com a falta de legislação sobre "quem paga a quem".. é esse o problema que o IPO do Porto está a atravessar.
Relativamente aos PCR também não existe legislação que obrigue as áreas de serviço a dispor desse serviço, que deveria ser obrigatório, já que elas existem para assegurar os abastecimentos aos automobilistas, deviam contemplar todas as formas de energia!
Vale-nos o facto de termos bastantes PCR por Km2.
Outro problema para não haver ainda maior implementação para os postos de carregamento em parques particulares, prende-se com a falta de legislação sobre "quem paga a quem".. é esse o problema que o IPO do Porto está a atravessar.
Relativamente aos PCR também não existe legislação que obrigue as áreas de serviço a dispor desse serviço, que deveria ser obrigatório, já que elas existem para assegurar os abastecimentos aos automobilistas, deviam contemplar todas as formas de energia!
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Re: Governo quer tirar postos de carregamento de carros elét
Por acaso estou na baixa a lanchar no Piolho e coloquei o carro a carregar no parque de Cedofeita. Obviamente estavam CIs a tapar, mas deu para pôr a carregar sem tapar ninguém. Ainda é um bocadinho longe da baixa, mas funciona.
Concordo que as AS das AE deviam ser obrigadas a disponibilizar todas as formas de energia utilizadas para propulsão.
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