Por acaso não concordo muito com gastar menos energia indo pela EN. Para velocidades semelhantes, o consumo em AE é inferior por vários motivos:brunoa Escreveu: ↑17 jun 2019, 11:27Bom dia,
Estando a preparar a minha viagem para terras do Algarve, e devido aos kWh disponíveis da bateria, decidimos fazer a parte final Aljustrel - Alcantarilha pela estrada nacional, pelos seguintes motivos:
- Nas EN as velocidades médias são mais baixas, pelo que deve ser possível despender menos energia.
- Efetuar paragem estratégica em Ourique para carregar.
E é neste ponto que peço ajuda de quem já por lá passou.
Em contacto com a C. M. Ourique, quase nada ou muito pouco me souberam dizer sobre o parque do trabalhador, no entanto, indicaram-me que no Pingo Doce da vila a funcionária da camara já teria visto um estrutura especifica para carregar carros elétricos.
Alguém tem conhecimento deste posto? É que no site da Mobie não aparece!
1) Melhor piso (menos atrito)
2) Menos curvas
3) Menos acelerações/desacelerações
Nesse troço não há grandes diferenças de altimetria entre optar por um caminho e outro. Dependendo da velocidade usada, indo pela EN há o stress acrescido (pelo menos para mim) de ter sempre carros a querer ultrapassar e formar filas atrás de mim. Numa EN não consigo ir a 70-80 sem empatar, enquanto que na AE basta passarem ao lado. Já fiz muita vez este percurso com 14kWh utilizáveis directo.
A minha experiência em ir por EN a poupar (IC1 para norte) fez-me ficar com pouca vontade de andar devagar em eixos rodoviários principais.
Um caminho onde se gasta menos para ir para o Algarve é pela nacional 2, em virtude de ter tanta curva que a velocidade média acaba por ser da ordem dos 50km/h, quer se queira quer não