Carregador de VE em casa
- markids
- Registado: 24 jun 2019, 18:59
- Data de fabrico: 22 dez 2014
- Capacidade bateria: Zoe Q210
Carregador de VE em casa
Bom dia, adquiri o meu primeiro VE (Renault Zoe usado), mas agora gostaria de obter mais informações em relação aos carregadores para casa. Eu sei que a renault oferecia um na compra de um novo, mas visto que este é usado não se aplica a mim.
Gostaria de saber quais são as melhores opções visto que possuo garagem privada.
Já vi a opção da Legrand com os Green'Up Access, com a tomada de 3kw mas mesmo assim carrega mais rápido que a normal, mas não percebi muito bem como funciona.
Vi também as ofertas da EDP mas é extremamente caro para mim colocar um carregador deles 13€ mês primeiros 24meses depois , 16€.
Mais alguém tem outras opções?
Para obter um cartão para utilizar a rede Mobi.E tenho mesmo que usar um dos serviços fornecidos por alguma das marcas?
Obrigado
Gostaria de saber quais são as melhores opções visto que possuo garagem privada.
Já vi a opção da Legrand com os Green'Up Access, com a tomada de 3kw mas mesmo assim carrega mais rápido que a normal, mas não percebi muito bem como funciona.
Vi também as ofertas da EDP mas é extremamente caro para mim colocar um carregador deles 13€ mês primeiros 24meses depois , 16€.
Mais alguém tem outras opções?
Para obter um cartão para utilizar a rede Mobi.E tenho mesmo que usar um dos serviços fornecidos por alguma das marcas?
Obrigado
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Re: Carregador de VE em casa
Parabéns pela aquisição!
O cabo que o seu carro tem, o EVSE, é tudo o que precisa.
O EVSE Renault, como o da Nissan, carrega a 10A (mais ou menos 2200w) para os quais qualquer tomada caseira serve.
Tenha em atenção que o Zoe é EXTREMENTE sensível em relação à terra, se a terra da sua instalação não for de elevada qualidade não conseguirá carregar o seu ZOE.
Para carregar mais rapidamente terá de comprar um EVSE regulável ou uma wallbox.
Pode optar por um EVSE regulável, o que eu aconselho, será melhor instalar uma tomada CE 16A. É tão fiável como a green up e custa 10 vezes menos.
Pode optar por uma wallbox, o que não aconselho.
EVSE da Renault:

Um dos EVSE reguláveis disponíveis no mercado:

http://store.ecowatt.pt/prime-evse-t1-16a-c-ofertas/
O cabo que o seu carro tem, o EVSE, é tudo o que precisa.
O EVSE Renault, como o da Nissan, carrega a 10A (mais ou menos 2200w) para os quais qualquer tomada caseira serve.
Tenha em atenção que o Zoe é EXTREMENTE sensível em relação à terra, se a terra da sua instalação não for de elevada qualidade não conseguirá carregar o seu ZOE.
Para carregar mais rapidamente terá de comprar um EVSE regulável ou uma wallbox.
Pode optar por um EVSE regulável, o que eu aconselho, será melhor instalar uma tomada CE 16A. É tão fiável como a green up e custa 10 vezes menos.
Pode optar por uma wallbox, o que não aconselho.
EVSE da Renault:

Um dos EVSE reguláveis disponíveis no mercado:
http://store.ecowatt.pt/prime-evse-t1-16a-c-ofertas/
- markids
Muito obrigado pela informação.
Nenhuma das tomadas em casa funciona para carregar o meu zoe, será que é da tal ligação à terra ? O edifício já é antigo.
Nas tomadas da garagem do meu irmão o carro carrega logo sei que o problema está nas tomadas.
Como devo proceder?
Obrigado
Nenhuma das tomadas em casa funciona para carregar o meu zoe, será que é da tal ligação à terra ? O edifício já é antigo.
Nas tomadas da garagem do meu irmão o carro carrega logo sei que o problema está nas tomadas.
Como devo proceder?
Obrigado
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Chamar um electricista ou esperar um bocadinho para ver se algum dos membros do fórum que percebe de electricidade consegue dar algumas instruções DIY.
-
- Registado: 13 fev 2019, 23:47
Se o edificio é antigo, a terra pode nem estar ligada. Um teste "simples" é medir a tensão entre fase e terra com um multimetro. Se não tiveres lá mais ou menos 230VAC é porque a terra não está ligada (podes tambem medir neutro e terra, verás entre 1 ou 2 VAC, se for 0 é porque tens a instalação mal feita). Em ambos os casos convem chamar um electricista para rever isso.markids Escreveu: ↑30 jun 2019, 00:01Muito obrigado pela informação.
Como devo proceder?
Obrigado
Se o problema for a qualidade da ligação a terra, não vejo muito a fazer (principalmente que não vá custar bastante dinheiro). Possivelmente a solução terá que passar por arranjar um EVSE que engane o carro e emule a ligação a terra.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Tem que dizer por onde mora porque há membros neste fórum que percebem de electricidade e se disponibilizam a dar um salto pelo bem da causa e pela curiosidade de ver casos reais. Eu sou um deles.
-
- Proprietário Leaf
Com 2V entre a terra e o neutro o ZOE já não carrega.ExistingJellyfish Escreveu: ↑30 jun 2019, 13:19
Se o edificio é antigo, a terra pode nem estar ligada. Um teste "simples" é medir a tensão entre fase e terra com um multimetro. Se não tiveres lá mais ou menos 230VAC é porque a terra não está ligada (podes tambem medir neutro e terra, verás entre 1 ou 2 VAC, se for 0 é porque tens a instalação mal feita). Em ambos os casos convem chamar um electricista para rever isso.
No ENVE do Porto um ZOE com 1,3V entre o neutro e a terra não carregava.
Na altura tive que ligar o neutro no quadro à terra local.
No posto de transformação o neutro é ligado à terra com uma estaca e para quem está longe do PT é muito provável que a tensão do neutro e da terra no local tenham alguma diferença.
- markids
A electricidade sai do meu apartamento para a garagem privativa que também tem um disjuntor.ExistingJellyfish Escreveu: ↑30 jun 2019, 13:19Se o edificio é antigo, a terra pode nem estar ligada. Um teste "simples" é medir a tensão entre fase e terra com um multimetro. Se não tiveres lá mais ou menos 230VAC é porque a terra não está ligada (podes tambem medir neutro e terra, verás entre 1 ou 2 VAC, se for 0 é porque tens a instalação mal feita). Em ambos os casos convem chamar um electricista para rever isso.markids Escreveu: ↑30 jun 2019, 00:01Muito obrigado pela informação.
Como devo proceder?
Obrigado
Se o problema for a qualidade da ligação a terra, não vejo muito a fazer (principalmente que não vá custar bastante dinheiro). Possivelmente a solução terá que passar por arranjar um EVSE que engane o carro e emule a ligação a terra.
-
- Proprietário Leaf
Já me fica muito fora de mão. Moro em Aveiro.
Mas se ninguém resolver em tempo aceitável ou quiser 600€ a 1000€ como de costume podemos combinar uma deslocação com um valor razoável.
Não poder carregar em casa é muito chato.