

Blackout total de PCRs
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Re: Blackout total de PCRs
A rede de PCR's é um pesadelo 

- migle
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Re: Blackout total de PCRs
Isto como está, não pode ser. Esta coisa de uma rede que funciona por boa vontade, que tem na sua regulamentação escrito que se não estiver lá, paciência, a responsabilidade é do utilizador...
Isto não dá. Esta lei não está bem. Isto vai mudar de certeza quando os ministros começarem a andar de e-tron, mas o problema são os anos que vamos perder até lá.
Isto é uma rede à qual a lei não permite alternativas. E a regulamentação da rede que é garantidamente a única por lei diz que se o posto não estiver disponível paciência, azar... Uma das duas coisas tem de mudar, e espero que seja a primeira (a de que não se admitem alternativas a esta rede), até porque vemos que várias redes, nomeadamente com construtores de automóveis por trás, pretendem ter a sua própria imagem e regras.
Isto não dá. Esta lei não está bem. Isto vai mudar de certeza quando os ministros começarem a andar de e-tron, mas o problema são os anos que vamos perder até lá.
Isto é uma rede à qual a lei não permite alternativas. E a regulamentação da rede que é garantidamente a única por lei diz que se o posto não estiver disponível paciência, azar... Uma das duas coisas tem de mudar, e espero que seja a primeira (a de que não se admitem alternativas a esta rede), até porque vemos que várias redes, nomeadamente com construtores de automóveis por trás, pretendem ter a sua própria imagem e regras.
- BrunoAlves
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Re: Blackout total de PCRs
Com todo o respeito por todos os papalvos como eu próprio, que acreditei desde sempre em baterias pequenas, carros eficientes e redes granulares... Tesla ou pitrol. Acabou.
Parabéns à mobibosta por ser o melhor comercial Tesla que pode existir.
Enquanto ninguém for penalizado, enquanto o Sr. Alexandre coiso e TODA a gente que lá trabalha (incluindo os excelsos profissionais do CEIIA) não tiverem outro carro que não um VE que dependa EXCLUSIVAMENTE da rede que gerem de forma miserável, vamos continuar a ser ratos de laboratório para a miséria de sistema que os nossos impostos vão continuar a financiar.
Não escrevo as asneiras que me vão na alma porque isto é um fórum familiar. É que nem sequer temos a quem reclamar como utilizadores penalizados. Putaquepariu pá!
Parabéns à mobibosta por ser o melhor comercial Tesla que pode existir.
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- BrunoFonseca
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Re: Blackout total de PCRs
Algumas transcrições do DL 90/2014
Artigo 22.º
Organização da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica
2 — Cabe à entidade gestora da rede de mobilidade elétrica dispor de uma organização equipada com os meios humanos, materiais e técnicos necessários para a garantia da prestação dos seus serviços em condições adequadas de qualidade e eficiência.
4 — A entidade gestora da rede de mobilidade elétrica deve, com periodicidade anual, apresentar através do balcão único eletrónico dos serviços, à ERSE, relatórios sobre a execução das atividades por si desenvolvidas no âmbito da gestão de operações da mobilidade elétrica.
Artigo 23.º
Deveres da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica São deveres da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica, designadamente:
a) Garantir a integração dos pontos de carregamento de acesso público e privativo explorados por operadores devidamente licenciados na rede de mobilidade elétrica, bem como a respetiva interoperabilidade, designadamente, no plano da criação de um sistema de gestão de informação
integrado, em termos que observem as condições previstas na alínea f) do n.º 2 do artigo 21.º;
b) Manter registo dos fluxos relativos a informação energética e financeira respeitante aos volumes de energia elétrica utilizada em cada ponto de carregamento da rede de mobilidade elétrica;
c) Assegurar a confidencialidade da informação que lhe seja transmitida pelos operadores de pontos de carregamento e pelos operadores de redes de distribuição de eletricidade, salvo na medida necessária para observar as atribuições e deveres que lhe cabem no exercício da sua atividade;
d) Estabelecer um manual de operações que defina as regras de funcionamento e os procedimentos a adotar pelos agentes que desenvolvam atividades de mobilidade elétrica no que respeita à experiência de utilizador e à integração dos pontos de carregamento, sistemas e serviços na rede de mobilidade elétrica;
e) [...];
f) Desativar da rede de mobilidade elétrica os equipamentos, sistemas e meios de carregamento de baterias de veículos elétricos sempre que se verifique o incumprimento, por um período contínuo superior a quatro meses, de quaisquer obrigações pecuniárias pelos respetivos operadores, mediante decisão fundamentada da ERSE ou solicitação fundamentada dirigida por entidade que desenvolva atividade prevista na alínea b) do n.º 1
do artigo 5.º ou por entidade que desenvolva atividade de distribuição ou fornecimento de energia elétrica.
Notas: Parece que o regulador é a ERSE, logo as reclamações devem ser dirigidas a tal.
Parece-me haver um incumprimento do artigo 22.º 2: "...para a garantia da prestação dos seus serviços em condições adequadas de qualidade e eficiência."
Contudo, lendo o artigo 23.º não consta nos deveres da EGME (Mobie) nada que os obrigue a ter uma rede operacional.
Artigo 22.º
Organização da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica
2 — Cabe à entidade gestora da rede de mobilidade elétrica dispor de uma organização equipada com os meios humanos, materiais e técnicos necessários para a garantia da prestação dos seus serviços em condições adequadas de qualidade e eficiência.
4 — A entidade gestora da rede de mobilidade elétrica deve, com periodicidade anual, apresentar através do balcão único eletrónico dos serviços, à ERSE, relatórios sobre a execução das atividades por si desenvolvidas no âmbito da gestão de operações da mobilidade elétrica.
Artigo 23.º
Deveres da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica São deveres da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica, designadamente:
a) Garantir a integração dos pontos de carregamento de acesso público e privativo explorados por operadores devidamente licenciados na rede de mobilidade elétrica, bem como a respetiva interoperabilidade, designadamente, no plano da criação de um sistema de gestão de informação
integrado, em termos que observem as condições previstas na alínea f) do n.º 2 do artigo 21.º;
b) Manter registo dos fluxos relativos a informação energética e financeira respeitante aos volumes de energia elétrica utilizada em cada ponto de carregamento da rede de mobilidade elétrica;
c) Assegurar a confidencialidade da informação que lhe seja transmitida pelos operadores de pontos de carregamento e pelos operadores de redes de distribuição de eletricidade, salvo na medida necessária para observar as atribuições e deveres que lhe cabem no exercício da sua atividade;
d) Estabelecer um manual de operações que defina as regras de funcionamento e os procedimentos a adotar pelos agentes que desenvolvam atividades de mobilidade elétrica no que respeita à experiência de utilizador e à integração dos pontos de carregamento, sistemas e serviços na rede de mobilidade elétrica;
e) [...];
f) Desativar da rede de mobilidade elétrica os equipamentos, sistemas e meios de carregamento de baterias de veículos elétricos sempre que se verifique o incumprimento, por um período contínuo superior a quatro meses, de quaisquer obrigações pecuniárias pelos respetivos operadores, mediante decisão fundamentada da ERSE ou solicitação fundamentada dirigida por entidade que desenvolva atividade prevista na alínea b) do n.º 1
do artigo 5.º ou por entidade que desenvolva atividade de distribuição ou fornecimento de energia elétrica.
Notas: Parece que o regulador é a ERSE, logo as reclamações devem ser dirigidas a tal.
Parece-me haver um incumprimento do artigo 22.º 2: "...para a garantia da prestação dos seus serviços em condições adequadas de qualidade e eficiência."
Contudo, lendo o artigo 23.º não consta nos deveres da EGME (Mobie) nada que os obrigue a ter uma rede operacional.
Re: Blackout total de PCRs
Por acaso hoje à tarde consegui carregar em Coimbra.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
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Re: Blackout total de PCRs
É um dos cernes da questão. A MobiE não tem obrigação de nada, os operadores não têm obrigação de nada, os CEME só têm de cobrar, não fosse o tacho secar.BrunoFonseca Escreveu: ↑30 jun 2019, 00:39Contudo, lendo o artigo 23.º não consta nos deveres da EGME (Mobie) nada que os obrigue a ter uma rede operacional.
No meio disto tudo nós, os utilizadores, ficamos contentes quando trabalha. Se ficarmos a pé, é pena, afinal o tempo e a vida de todos nós é muito menos importante do que a do Sr. Ministro ou do Sr. Alexandre.
Ao dia de hoje tenho apenas um carro em casa e é eléctrico. Amanhã já não tenho a certeza. Triste mas muito verdadeiro.
Acho que a expressão correcta é "correu bem"... Ou como tu próprio disseste "por acaso"
Que miséria

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- frankesousa
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Re: Blackout total de PCRs
Eu "por acaso"
também consegui carregar no novo posto da circunvalação (Porto) mas foi as 23h talvez já não apanhei o apagão.
Claro que carreguei 6,3 kWh e a movie registou -7.5kWh
Ainda vai ter de me pagar a carga que eu meti na rede segundo as contas deles

Claro que carreguei 6,3 kWh e a movie registou -7.5kWh


Ainda vai ter de me pagar a carga que eu meti na rede segundo as contas deles

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- migle
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Re: Blackout total de PCRs
BrunoFonseca, dá também uma olhada no regulamento de utilização da rede Mobi.e que te foi dado pelos CEME quando pediste os cartões.BrunoFonseca Escreveu: ↑30 jun 2019, 00:39Notas: Parece que o regulador é a ERSE, logo as reclamações devem ser dirigidas a tal.
Parece-me haver um incumprimento do artigo 22.º 2: "...para a garantia da prestação dos seus serviços em condições adequadas de qualidade e eficiência."
Contudo, lendo o artigo 23.º não consta nos deveres da EGME (Mobie) nada que os obrigue a ter uma rede operacional.
Esse regulamento diz que é da responsabilidade do utilizador ver se os postos estão operacionais, e se não conseguir obter essa informação, azar.
Escusado será dizer que este regulamento foi aprovado pela ERSE, portanto... Se fizeres uma reclamação, a resposta que vais ter é que estas situações são uma infelicidade para todos nós, mas que não há nenhuma violação do regulamento.
- mjr
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Re: Blackout total de PCRs
Assim não pode ser realmente. Seja qual for a razão, devia ter sido prevista e sido criadas redundâncias pois é cada vez mais um sistema de interesse nacional pois garante a mobilidade de uma parte significativa e cada vez maior da população.
Estamos a aguardar uma explicação para o que aconteceu ontem, mas seja qual for, não tendo havido nenhum desastre natural, tinha de ter sido prevista pois a EGME é a entidade que nunca pode falhar neste mecanismo, uma vez que todo o sistema está pendurado nela.
Em última análise o governo é o responsável, pois é ele que nomeia a MOBI.E e a dota de meios, esta segunda parte parece-me a mais “esquecida”.
De facto o que o Bruno disse é verdade, com esta rede e para o comum dos utilizadores sem a paciência dos pioneiros só mesmo com baterias grandes e especialmente com uma rede paralela fiável (Tesla) é que podemos andar descansados pelo país.
Estamos a aguardar uma explicação para o que aconteceu ontem, mas seja qual for, não tendo havido nenhum desastre natural, tinha de ter sido prevista pois a EGME é a entidade que nunca pode falhar neste mecanismo, uma vez que todo o sistema está pendurado nela.
Em última análise o governo é o responsável, pois é ele que nomeia a MOBI.E e a dota de meios, esta segunda parte parece-me a mais “esquecida”.
De facto o que o Bruno disse é verdade, com esta rede e para o comum dos utilizadores sem a paciência dos pioneiros só mesmo com baterias grandes e especialmente com uma rede paralela fiável (Tesla) é que podemos andar descansados pelo país.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Blackout total de PCRs
O que precisamos é de muitos postos. Depois das muitas promessas que vamos ouvindo, ainda não vejo quase nada instalado depois da liberalização.
Alguém tem novidades sobre novos postos à serem instalados?
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