
Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
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Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Viva.
Em Abril deste ano comprei um nissan leaf 1 mk2 de 10/2015 design edition ao Orlando cá do fórum com 48 mil kms. Desde então já percorri pelas estradas da ilha da Madeira 7 mil kms e não fosse desde o primeiro dia um barulho que ouço a baixas velocidades e apenas em aceleração, modo D ou B, estaria autenticamente maravilhado com a "máquina". Em modo R não faz o barulho em questão. Trata-se de um "ta ta ta" que, como referi, desaparece assim que retiro o pé do acelerador.
Deixo um vídeo que fiz hoje onde julgo ser bem perceptível e audível (vejam sobretudo a partir do 1m45s).Observem o gráfico do motor da aceleração e regeneração e vejam como o barulho aparece e desaparece consoante acelero e desacelero. De referir que com o passar do tempo o barulho tem se intensificado ou pelo menos bem mais perceptível do que inicialmente.
https://photos.app.goo.gl/J5a75riH7eJ5rMbx6
Logo de início fui à oficina oficial da Nissan reportar o problema e para realizarem diagnóstico. Detectaram rolamentos traseiros gripados com orçamento de quase 1000€. Como a extensão de garantia de 1 ano francesa não garantiu assumir essa despesa, o stand que vendeu o carro, na pessoa do Orlando, assumiu a despesa e decidimos de comum acordo colocar os cubos completos da "concorrência". O Mrider cá da casa, que tem sido inexcedível na ajuda, fez o trabalho mas infelizmente e segundo a minha opinião o barulho permaneceu. O Mrider tem outra opinião referindo que provavelmente tinha dois barulhos, um desapareceu e que o que permanece atualmente era outro barulho/problema. Questão de pormenor e percepção do barulho que para o caso é de menos importância.
Com o problema ainda em mãos verificamos (Mrider) o aperto dos cubos das rodas dianteiras com chave dinamométrica e a sua lubrificação. Aparentemente tudo ok, mas pelo sim pelo não foi realizado o aperto recomendado pela marca. Mais uma vez sem sucesso, e o barulho a continuar.
Nesta quinta feira antecipei a revisão anual dos 4 anos na oficina Nissan, a qual estava apenas prevista para Outubro, com o intuito de resolver o problema do barulho. Forneci aos mecânicos toda a informação que podia e sabia acerca do mesmo e como é que aparecia e desaparecia indo à estrada inclusive demonstrar na véspera da revisão.
No final do dia quando fui levantar o carro, recebo a informação do mecânico que o barulho permanecia e que o diagnóstico não estava fácil. Despistaram logo de início a questão dos 2 pneus dianteiros uniroyal Rain Expert que apresentam já algum desgaste, colocando 4 pneus novos de 1 nissan leaf 40kw que lá estava quase pronto para venda e que nem matrícula tinha ainda (as dimensões eram exatamente iguais aos meus). Foram à estrada com os 4 "sapatos" novos e nada, barulho permanece.
Depois informaram que levantaram o carro, verificaram apertos, lubrificação de eixos, desmontaram eixo da transmissão (não sei se é o termo correcto), foles, etc, etc e aparentemente nada chama a atenção pela negativa ou que indicie um problema.
Disseram que o óleo da caixa está pouco escuro e que queriam realizar a substituição do mesmo mas no momento não tinham a referência específica.
https://photos.app.goo.gl/5H2ZUba9YBq9ATtWA
Após alguma troca de impressões o mecânico informou que se o barulho permanecer após mudança do óleo da caixa, o próximo passo será desmonta-la para ver o seu estado real.
Com todo este texto, queria saber se algum de vós já teve ou ouviu barulho semelhante no contexto de um VE e se podem construir alguma opinião atendendo ao vídeo e à descrição do problema/barulho. Obrigado!
PS: A oficina NISSAN foi muito atenciosa em todo o processo. Tinham orçamentado a revisão dos 4 anos em 105€ e acabei pagando 94€, não pagando mais 1 cêntimo pela mão de obra de colocar pneus, testes de estrada, etc, etc.
Algumas fotos da máquina :
http://imgur.com/gallery/Z5Ey9J1
Em Abril deste ano comprei um nissan leaf 1 mk2 de 10/2015 design edition ao Orlando cá do fórum com 48 mil kms. Desde então já percorri pelas estradas da ilha da Madeira 7 mil kms e não fosse desde o primeiro dia um barulho que ouço a baixas velocidades e apenas em aceleração, modo D ou B, estaria autenticamente maravilhado com a "máquina". Em modo R não faz o barulho em questão. Trata-se de um "ta ta ta" que, como referi, desaparece assim que retiro o pé do acelerador.
Deixo um vídeo que fiz hoje onde julgo ser bem perceptível e audível (vejam sobretudo a partir do 1m45s).Observem o gráfico do motor da aceleração e regeneração e vejam como o barulho aparece e desaparece consoante acelero e desacelero. De referir que com o passar do tempo o barulho tem se intensificado ou pelo menos bem mais perceptível do que inicialmente.
https://photos.app.goo.gl/J5a75riH7eJ5rMbx6
Logo de início fui à oficina oficial da Nissan reportar o problema e para realizarem diagnóstico. Detectaram rolamentos traseiros gripados com orçamento de quase 1000€. Como a extensão de garantia de 1 ano francesa não garantiu assumir essa despesa, o stand que vendeu o carro, na pessoa do Orlando, assumiu a despesa e decidimos de comum acordo colocar os cubos completos da "concorrência". O Mrider cá da casa, que tem sido inexcedível na ajuda, fez o trabalho mas infelizmente e segundo a minha opinião o barulho permaneceu. O Mrider tem outra opinião referindo que provavelmente tinha dois barulhos, um desapareceu e que o que permanece atualmente era outro barulho/problema. Questão de pormenor e percepção do barulho que para o caso é de menos importância.
Com o problema ainda em mãos verificamos (Mrider) o aperto dos cubos das rodas dianteiras com chave dinamométrica e a sua lubrificação. Aparentemente tudo ok, mas pelo sim pelo não foi realizado o aperto recomendado pela marca. Mais uma vez sem sucesso, e o barulho a continuar.
Nesta quinta feira antecipei a revisão anual dos 4 anos na oficina Nissan, a qual estava apenas prevista para Outubro, com o intuito de resolver o problema do barulho. Forneci aos mecânicos toda a informação que podia e sabia acerca do mesmo e como é que aparecia e desaparecia indo à estrada inclusive demonstrar na véspera da revisão.
No final do dia quando fui levantar o carro, recebo a informação do mecânico que o barulho permanecia e que o diagnóstico não estava fácil. Despistaram logo de início a questão dos 2 pneus dianteiros uniroyal Rain Expert que apresentam já algum desgaste, colocando 4 pneus novos de 1 nissan leaf 40kw que lá estava quase pronto para venda e que nem matrícula tinha ainda (as dimensões eram exatamente iguais aos meus). Foram à estrada com os 4 "sapatos" novos e nada, barulho permanece.
Depois informaram que levantaram o carro, verificaram apertos, lubrificação de eixos, desmontaram eixo da transmissão (não sei se é o termo correcto), foles, etc, etc e aparentemente nada chama a atenção pela negativa ou que indicie um problema.
Disseram que o óleo da caixa está pouco escuro e que queriam realizar a substituição do mesmo mas no momento não tinham a referência específica.
https://photos.app.goo.gl/5H2ZUba9YBq9ATtWA
Após alguma troca de impressões o mecânico informou que se o barulho permanecer após mudança do óleo da caixa, o próximo passo será desmonta-la para ver o seu estado real.
Com todo este texto, queria saber se algum de vós já teve ou ouviu barulho semelhante no contexto de um VE e se podem construir alguma opinião atendendo ao vídeo e à descrição do problema/barulho. Obrigado!
PS: A oficina NISSAN foi muito atenciosa em todo o processo. Tinham orçamentado a revisão dos 4 anos em 105€ e acabei pagando 94€, não pagando mais 1 cêntimo pela mão de obra de colocar pneus, testes de estrada, etc, etc.
Algumas fotos da máquina :
http://imgur.com/gallery/Z5Ey9J1
- Anexos
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- pemifer
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
A mim parece-me problema da cruzeta de cardan de um dos eixos.
Mas esse diagnóstico é, ou era, fácil de fazer.
Com tanta gente a verificar o carro, se calhar não é tão simples quanto uma cruzeta...

Aqui o ruído de uma cruzeta de cardan muito estragada no veio de transmissão.
O Nissan Leaf não tem veio de transmissão mas terá cruzetas nos semi-eixos.
Mas esse diagnóstico é, ou era, fácil de fazer.
Com tanta gente a verificar o carro, se calhar não é tão simples quanto uma cruzeta...

Aqui o ruído de uma cruzeta de cardan muito estragada no veio de transmissão.
O Nissan Leaf não tem veio de transmissão mas terá cruzetas nos semi-eixos.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Viva Pedro!pemifer Escreveu: ↑24 jul 2019, 12:51A mim parece-me problema da cruzeta de cardan de um dos eixos.
Mas esse diagnóstico é, ou era, fácil de fazer.
Com tanta gente a verificar o carro, se calhar não é tão simples quanto uma cruzeta...
Aqui o ruído de uma cruzeta de cardan muito estragada no veio de transmissão.
O Nissan Leaf não tem veio de transmissão mas terá cruzetas nos semi-eixos.
Obrigado pela intervenção e abordagem sobre a possível solução para o problema que reporto. Também já me ocorreu essa hipótese e nos próximos dias, de férias, vou tentar resolver a questão.
Grande abraço.
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- BrunoAlves
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Epa passou-me este tópico.
Parabéns pela máquina
Adoro essas jantes, dão logo outra pinta ao carro!
Em relação a mecânica pois, não faço ideia. Boa sorte
Parabéns pela máquina

Em relação a mecânica pois, não faço ideia. Boa sorte

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Obrigado Bruno. Pessoalmente sou suspeito, mas sim gosto muito da cor das jantes e não só...BrunoAlves Escreveu: ↑24 jul 2019, 13:18Epa passou-me este tópico.
Parabéns pela máquinaAdoro essas jantes, dão logo outra pinta ao carro!
Em relação a mecânica pois, não faço ideia. Boa sorte![]()

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Parabéns pela compra,É chato estares com esse problemas mas tudo se resolve.O Pedro já me tinha perguntado se sabia o que era esse barulho e as minhas ideias ja foram aqui expostas ,mas o barulho parece-me mais uma vibração e já tive um barulho parecido e era o rolamento da transmissão direita que está junto á caixa do diferencial.Podem ver o rolamento junto do veio que entra na caixa.
https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 3250931860
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Obrigado labutess pelo comentário. Não o interpreto como vibração mas acredito que seja uma questão de percepção do mesmo. Para mim parece um "tá tá ta" quase como se estivesse a bater ferro com ferro, mas não sei se é a melhor forma de expressar a forma como o ouço.labutess Escreveu: ↑25 jul 2019, 11:04Parabéns pela compra,É chato estares com esse problemas mas tudo se resolve.O Pedro já me tinha perguntado se sabia o que era esse barulho e as minhas ideias ja foram aqui expostas ,mas o barulho parece-me mais uma vibração e já tive um barulho parecido e era o rolamento da transmissão direita que está junto á caixa do diferencial.Podem ver o rolamento junto do veio que entra na caixa.
https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 3250931860
A se tratar do rolamento de uma transmissão é necessário comprar o conjunto todo que colocas no link?
Abraço e obrigado.
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Na altura que o meu começou a fazer barulho até comprei a transmissão completa,mas só aproveitei o rolamento pq a transmissão nao era bem igual .O rolamento pode ser comprado á parte,https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 2676419338
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Mais uma vez obrigado. Assim que tenha novidades coloco por cá.labutess Escreveu: ↑25 jul 2019, 12:00Na altura que o meu começou a fazer barulho até comprei a transmissão completa,mas só aproveitei o rolamento pq a transmissão nao era bem igual .O rolamento pode ser comprado á parte,https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre ... 2676419338
Cumprimentos
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Parabéns pela compra e muitos km..
