Regulamento da Mobilidade Elétrica
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Submeti a minha contribuição e sugiro a todos que não deixem de fazer o mesmo. Seja para contribuir para o regulamento, seja para manifestar opinião contrária ao mesmo e ao modelo de funcionamento que se tenta regular.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Também submeti a minha proposta, com impacto nos artigos:
26º
63º a 65º
67º e 68º
Veremos que resultado dá.
26º
63º a 65º
67º e 68º
Veremos que resultado dá.
-
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Acabei agora de ver a contribuição da UVE para o novo regulamento da mobilidade elétrica e fique chocado...
Em primeiro lugar não existe nenhuma sugestão para um modelo alternativo, nomeadamente a liberalização total da rede de mobilidade elétrica e dar liberdade aos OPC de não se ligarem à rede da Mobi-E e poderem prestar (e cobrar) a totalidade do serviço.
Depois, o principal problema da proposta atual são as garantias exigidas aos OPC/DPC, que não deveriam existir. Como já referi em posts anteriores, o modelo de financiamento da Mobi-E não deveria ser "às escondidas" e garantido. Eu gostaria de saber na minha fatura quanto me custa a Mobi.E.
Adicionalmente, os valores propostos, quer pela DGEG, quer depois pela UVE, são excessivos. Um posto de carregamento normal pagar 50 € garantidos para a MobiE, implica que esteja grande parte do tempo a ser utilizado, ou que tenha um preço por utilização muito caro. Assim, ninguém vai querer investir na instalação de novos postos...
Isto vai matar a nossa esperança de existirem pontos de carregamento suficientes para dinamizar a ME...
Faz sentido uma proposta da UVE que MATA a mobilidade elétrica ????
Em primeiro lugar não existe nenhuma sugestão para um modelo alternativo, nomeadamente a liberalização total da rede de mobilidade elétrica e dar liberdade aos OPC de não se ligarem à rede da Mobi-E e poderem prestar (e cobrar) a totalidade do serviço.
Depois, o principal problema da proposta atual são as garantias exigidas aos OPC/DPC, que não deveriam existir. Como já referi em posts anteriores, o modelo de financiamento da Mobi-E não deveria ser "às escondidas" e garantido. Eu gostaria de saber na minha fatura quanto me custa a Mobi.E.
Adicionalmente, os valores propostos, quer pela DGEG, quer depois pela UVE, são excessivos. Um posto de carregamento normal pagar 50 € garantidos para a MobiE, implica que esteja grande parte do tempo a ser utilizado, ou que tenha um preço por utilização muito caro. Assim, ninguém vai querer investir na instalação de novos postos...
Isto vai matar a nossa esperança de existirem pontos de carregamento suficientes para dinamizar a ME...
Faz sentido uma proposta da UVE que MATA a mobilidade elétrica ????
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Concordo totalmente. É um regulamento ridículo, em vez de procurar alternativas profundas e que envolvam a legislação que tem de ser alterada, tenta-se pentear o regulamento.
Vamo-nos arrastando neste lodo.
Vamo-nos arrastando neste lodo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Aconselho uma leitura mais atenta do documento. Não confundir garantia com custo mensal, este último pode ser menor.
O RME tem de garantir que os custos da EGME são cobertos de alguma maneira, com valores de custos aos OPC/CEME/DPC que dependem dos gastos da EGME e dos subsídios dados pelo governo a esta entidade. No documento está claro que a UVE defende que nos primeiros anos deve ser financiada a atividade da EGME para permitir a expansão da rede.
Já existe um tópico para discutir este assunto. Será melhor continuar por lá.
viewtopic.php?f=29&t=7798
O RME tem de garantir que os custos da EGME são cobertos de alguma maneira, com valores de custos aos OPC/CEME/DPC que dependem dos gastos da EGME e dos subsídios dados pelo governo a esta entidade. No documento está claro que a UVE defende que nos primeiros anos deve ser financiada a atividade da EGME para permitir a expansão da rede.
Já existe um tópico para discutir este assunto. Será melhor continuar por lá.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
Se existe tópico importante a discutir aqui é qual o modelo que a UVE defende. A UVE defende o modelo português, ou o modelo que existe nos outros países da Europa ? Se não defende este modelo deveria explicitar isso à DGEG. Se o defende deveria ser claro para nós (os associados).mjr Escreveu: ↑07 set 2019, 17:59Já existe um tópico para discutir este assunto. Será melhor continuar por lá.
Eu percebo que se tem de comentar este modelo, mas se a UVE não defende este modelo deveria enviar os comentários aos mesmos, mas explicitar que defende o outro modelo.
Relativamente aos comentários enviados pela UVE à DGEG, no meu entender, a proposta da DGEG vai matar qualquer investimento relevante na ME, principalmente por causa desta questão das garantias. A proposta da UVE só mete a fasquia mais baixa, mas ainda é suficientemente elevada para os carregadores terem rentabilidade. A solução tem de passar por retirar a totalidade destas garantidas e cobrar diretamente nos consumos... Vê comentários abaixo:
Eu li e enviei os meus comentários para a DGEG. Mas no documento está claro que é a garantia mínima que deve cobrir os custos de 4 meses.
Já dizia o Guterres... é só fazer as contas
O problema é mesmo esse. Se o Governo (e todos nós) quer cativar investidores para o investimento na instalação de postos de carregamento em todo o país, então não deve colocar condições que levem essas entidades a cobrir os riscos do próprio estado.mjr Escreveu: ↑07 set 2019, 17:59O RME tem de garantir que os custos da EGME são cobertos de alguma maneira, com valores de custos aos OPC/CEME/DPC que dependem dos gastos da EGME e dos subsídios dados pelo governo a esta entidade. No documento está claro que a UVE defende que nos primeiros anos deve ser financiada a atividade da EGME para permitir a expansão da rede.
As receitas da EGME devem ser indexadas directamente ao consumo, pois só assim as suas acções estão alinhadas com os seus objectivos. Se as suas receitas/taxas forem cobradas em cada carregamento (por exemplo, 3% do valor cobrado), então o objectivo da EGME é ter o maior número de carregamentos possíveis. Logo interessa-lhe incentivar a instalação de postos e de veículos elétricos para ter o máximo de carregamentos possíveis.
Se for com o modelo atual, as receitas da EGME são cobradas aos OPC, logo os objectivos da EGME é ter o máximo de OPC possíveis. Pode estar borrifando para o número de veículos existentes e carregamentos efectuados.
Com este modelo, só vamos ter carregadores quando existirem muitos veículos elétricos e vão ter de ter uma ocupação muito elevada. Logo mau serviços para os utilizadores de veículos elétricos.
E o interior do país vai ser um deserto...
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Aparentemente não. Aquilo que nos foi explicado na ultima AG da UVE é que os OPC´s que queriam ter os PCR´s subsidiados, uma percentagem tinha de ser instalada em zonas do interior do país.
O que estamos a assistir é instalação de PCR´s nas zonas mais rentáveis e no interior parece que não existe muito movimento. Das duas, uma, ou os PCR´s que estão a ser instalados não tem participação do governo, ou é uma questão de tempo até começar aparecer no interior do país.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Não sei quanto tempo vai demorar, mas quanto a este aspecto estou optimista. O meu optimismo tem-se alimentado com a instalação do PCR em Faro ao pé da minha casa, em Estremoz, no Casal do Marco... localizações à medida do município e não de quem vai na estrada...
Isto aparecendo um em Beja, em Sines, em Portalegre, Alcácer, Grândola... Ponte de Sôr, Coruche, Moura, Odemira, Mértola, Tavira... isto muda tudo da noite para o dia...
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Viseu, Guarda, Bragança...
Pois...sonhar não custa

Pois...sonhar não custa

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Em Faro tens 2 postos (Prio e BP), julgo que o da Prio já funciona o outro não.migle Escreveu: ↑09 set 2019, 22:40Não sei quanto tempo vai demorar, mas quanto a este aspecto estou optimista. O meu optimismo tem-se alimentado com a instalação do PCR em Faro ao pé da minha casa, em Estremoz, no Casal do Marco... localizações à medida do município e não de quem vai na estrada...
Isto aparecendo um em Beja, em Sines, em Portalegre, Alcácer, Grândola... Ponte de Sôr, Coruche, Moura, Odemira, Mértola, Tavira... isto muda tudo da noite para o dia...
O de Estremoz fui eu que o criei no elctromaps, quando estive lá de passagem, como podem ver pelas fotos ainda está atrasado.
Salvo rara excepção (como o de Estremoz), os PCR's que estão a surgir são onde já temos outros PCR's, quase tudo à volta do Porto e Lisboa, mas pelos menos já temos a Prio e a EDP a instalar mais postos, da Galp é que não se vê pouco...