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por migle » 16 ago 2019, 15:45
Sim, 40% é melhor que 70% para ficar parada.
Porém, o que não se falou aqui neste tópico é qual é o problema da bateria descarregar.
Se a bateria se descarregar, a camada sólida de interface com o electrólito (SEI) começa a dissolver-se, esta camada é essencial ao funcionamento, começou a formar-se na fábrica com ciclos de carga/descarga controlados.
Pior, numa descarga prolongada há uma deposição de cobre no interior da bateria e que forma um curto-circuito interno entre os dois eléctrodos. Isso significa uma bateria que está permanentemente em descarga e tende a aquecer e eventualmente arde espontaneamente.
Por essa razão (cobre), as células têm um dispositivo de protecção que abre se a tensão da célula baixar abaixo do limiar de segurança que foi definido e deixam de carregar.
Por exemplo, a empresa ligada ao batteryuniversity.com vende aparelhos que recuperam baterias neste estado adormecido carregando-as com uma corrente muito fraquinha. Mas eles são os primeiros a dizer que se a bateria não sair do adormecimento em um minuto já não deve ser usada. Não é que ela não possa voltar a carregar, simplesmente pode já ter formado cobre no interior e não é seguro usá-la, deve ser reciclada.
Dado o grau de exigência no caso dos carros, o contactor desliga a uma tensão muito superior a esta, para evitar que as baterias se tijolem por a pessoa ter deixado o carro estacionado um mês com a bateria baixa... (dada a auto-descarga)
Só para dizer o quê? Para dizer que sim, pode-se ressuscitar uma bateria, mas depois não se pode mais confiar nela.
Ou seja, deixar que uma bateria Li-Ion se descarregue é o fim dela efectivamente.
Além disso, em SoCs baixos, a resistência interna é maior, e a sua utilização nestes SoCs acarreta um envelhecimento acelerado.
Ioniq EV
— Prius+