
Carregamento rápido.... Ou naõ
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Boas,
Regressei do Algarve no passado domingo e embora tivesse reparado que o PCR de aljustrel estava inoperacional aquando da viagem para baixo, antes de iniciar a viagem de regresso vi que já estaria verde no electromaps.
Para minha surpresa quando lá cheguei e tentei ligar o carro percebi logo que não funcionava. Indescritível como um posto fundamental fica tanto tempo offline.
Segui então para o outro lado da autoestrada e quando lá cheguei estava um Leaf 40 a carregar. Sabia que devia ter começado a pouco porque me cruzei no caminho para o outro lado com outro Leaf.
Perguntei ao senhor quanto tempo iria carregar, ao que ele respondeu uns 30 a 40 minutos.
Esperei e esperei.... E desesperei...
E ele nada.
50 minutos e nem diz nada
Antes de passar os 60 minutos fui falar outra vez com o senhor. Perguntei como era possível demorar tanto e se já tinha feito algum carregamento rápido nesse dia. Ele respondeu que era o quarto!!! Rapidgate em força pensei eu.
Quando ele desligou aproximei-me da máquina para ver os dados:
Tempo 72minutos
Energia 22kw
%bateria 89
A minha pergunta é se é permitido carregar tanto tempo? Ou é só uma questão de bom senso desligar passado meia hora?
Eu percebo que o senhor vinha do Norte e queria chegar ao Algarve e como não tem mais nenhum posto no caminho estava a carregar o que precisava. A culpa não é dele não haver mais postos mas que foi muito chato lá isso foi.
Assim fica difícil dizer que a mobilidade eléctrica é o futuro... Que eu acredito mesmo que é, mas...
Regressei do Algarve no passado domingo e embora tivesse reparado que o PCR de aljustrel estava inoperacional aquando da viagem para baixo, antes de iniciar a viagem de regresso vi que já estaria verde no electromaps.
Para minha surpresa quando lá cheguei e tentei ligar o carro percebi logo que não funcionava. Indescritível como um posto fundamental fica tanto tempo offline.
Segui então para o outro lado da autoestrada e quando lá cheguei estava um Leaf 40 a carregar. Sabia que devia ter começado a pouco porque me cruzei no caminho para o outro lado com outro Leaf.
Perguntei ao senhor quanto tempo iria carregar, ao que ele respondeu uns 30 a 40 minutos.
Esperei e esperei.... E desesperei...
E ele nada.
50 minutos e nem diz nada
Antes de passar os 60 minutos fui falar outra vez com o senhor. Perguntei como era possível demorar tanto e se já tinha feito algum carregamento rápido nesse dia. Ele respondeu que era o quarto!!! Rapidgate em força pensei eu.
Quando ele desligou aproximei-me da máquina para ver os dados:
Tempo 72minutos
Energia 22kw
%bateria 89
A minha pergunta é se é permitido carregar tanto tempo? Ou é só uma questão de bom senso desligar passado meia hora?
Eu percebo que o senhor vinha do Norte e queria chegar ao Algarve e como não tem mais nenhum posto no caminho estava a carregar o que precisava. A culpa não é dele não haver mais postos mas que foi muito chato lá isso foi.
Assim fica difícil dizer que a mobilidade eléctrica é o futuro... Que eu acredito mesmo que é, mas...
- BrunoAlves
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Esse verde no electromaps é porque passaram a recolher informação da MobiE e a avaria que o posto tem parece não ser detectado centralmente. Claro, já terão recebido dezenas de relatos, mas como eles não andam de VE 
Assim perdeu-se a informação dos utilizadores que o posto estava em baixo para a informação oficial central.
Em relação ao tempo de carregamento, não há limites impostos. Antes dos pagamentos os postos da Galp tinham um autocolante a dizer que a carga não devia passar ser de mais de 30min. Agora, pagando, basicamente cada um carrega até poder ou querer

Assim perdeu-se a informação dos utilizadores que o posto estava em baixo para a informação oficial central.
Em relação ao tempo de carregamento, não há limites impostos. Antes dos pagamentos os postos da Galp tinham um autocolante a dizer que a carga não devia passar ser de mais de 30min. Agora, pagando, basicamente cada um carrega até poder ou querer

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Esses postos da Galp na A1 já algumas vezes me desligaram aos 30min, mas também já estava próximo de 100% (no meu leaf 30) por isso não sei a certeza se foi por estar com SOC elevado ou se foi só pelos 30 min.
Aqui temos o problema adicional do homem estar a utilizar um carro que não serve de todo para viagens grandes (Nissan Leaf, pior ainda o de 40), as contas dão uma média de carga a 18kW o que é menos do que alguns VE fazem a carregar num posto normal!
Quase que mais valia o homem esperar 30min (deixando outros carregar) e ligar o dele depois de 30 mn a arrefecer talvez carregasse mais rapido
22kWh carrega o meu leaf30 em 30 minutos
A mobilidade electrica em Portugal só deixa de ser uma brincadeira quando houver pelo menos uns 2/3/4 PCR por local.
1 PCR por AS na A1 é muito pouco
Aqui temos o problema adicional do homem estar a utilizar um carro que não serve de todo para viagens grandes (Nissan Leaf, pior ainda o de 40), as contas dão uma média de carga a 18kW o que é menos do que alguns VE fazem a carregar num posto normal!
Quase que mais valia o homem esperar 30min (deixando outros carregar) e ligar o dele depois de 30 mn a arrefecer talvez carregasse mais rapido

22kWh carrega o meu leaf30 em 30 minutos

A mobilidade electrica em Portugal só deixa de ser uma brincadeira quando houver pelo menos uns 2/3/4 PCR por local.
1 PCR por AS na A1 é muito pouco
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- Nonnus
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Passei pelo mesmo há um ano atrás (viewtopic.php?f=29&t=7268) com a diferença que na altura ainda não se pagava. Hoje com os pagamentos a situação é totalmente diferente, embora seja questionável na mesma.
Estou a pagar, portanto uso até querer. Faz sentido? Talvez. É o uso correcto? Acho que não.
Se muitos não pagando já faziam uso dos PCR´s como se fosse propriedade sua, pagando, se não imperar o bom censo de quem esta a usar o PCR, não se deve entrar em discussões. É aguentar...
Estou a pagar, portanto uso até querer. Faz sentido? Talvez. É o uso correcto? Acho que não.
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- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- frankesousa
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Nommus o problema aqui é que o pobre senhor tem direito de lá estar e pior que isso, talvez tenha mesmo de lá estar para chegar ao destino, o único erro aqui foi ter comprado um Leaf sem saber as características do mesmo.
Neste caso nem é "mau uso do PCR", ainda para mais não tinha alternativa. É uma situação chata que se vai repetir muito (já que cada vez há mais Leafs) e os seus condutores provavelmente não são como os 1ºs (nós
) que temos o leaf e gostamos de saber os pormenores todos, por gosto mesmo.
Um condutor normal só quer andar e carregar como fazia no CI, só que esses condutores não podem nem comprar leafs nem confiar na MobiE
Neste caso nem é "mau uso do PCR", ainda para mais não tinha alternativa. É uma situação chata que se vai repetir muito (já que cada vez há mais Leafs) e os seus condutores provavelmente não são como os 1ºs (nós

Um condutor normal só quer andar e carregar como fazia no CI, só que esses condutores não podem nem comprar leafs nem confiar na MobiE

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Sim, o pobre coitado já deveria estar pelos cabelos com o carro. Seguramente que não é mesmo o carro para aquele tipo de viagem.
Eu nem lhe disse nada por estar tanto tempo, e a culpa não é de todo dele. A falta de postos rápidos em todas as estações de serviço é uma falha incompreensível e haver só uma ficha por posto também será certamente pouco.
Eu nem lhe disse nada por estar tanto tempo, e a culpa não é de todo dele. A falta de postos rápidos em todas as estações de serviço é uma falha incompreensível e haver só uma ficha por posto também será certamente pouco.
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Pois, estávamos ainda agora a discutir isso.
Foste vítima do electromaps. Mas há quem ache que assim é que está bem.
Quanto ao senhor do Leaf... 72 minutos, eu não era capaz de ter alguém à minha espera tanto tempo. Nem 15 minutos.
Não sei quem está certo...
Certo é que quando se despacha primeiro quem vai demorar menos tempo, todos esperam em média menos tempo.
-
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Para ser a 4 CR já devia de ter feito uns 800km... Ou uns 1000km a andar devagar.
Já fiz 400km no meu só com uma CR de uns 40mins... Foi mesmo apenas o tempo de almoçar rápido ...
E ainda cheguei com autonomia para mais uns 35km....
Quem tem um VE devia de ter um curso
Edit: quase QQ carro.. para quem tem diesel dia recentes tb deveria de ter um curso para saber passear o carro, não vá o filtro partículas ficar cheio lol
Já fiz 400km no meu só com uma CR de uns 40mins... Foi mesmo apenas o tempo de almoçar rápido ...
E ainda cheguei com autonomia para mais uns 35km....
Quem tem um VE devia de ter um curso

Edit: quase QQ carro.. para quem tem diesel dia recentes tb deveria de ter um curso para saber passear o carro, não vá o filtro partículas ficar cheio lol
- BrunoFonseca
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Se houvessem mais postos o problema não existia.Mikel Escreveu: ↑27 ago 2019, 16:25Boas,
Regressei do Algarve no passado domingo e embora tivesse reparado que o PCR de aljustrel estava inoperacional aquando da viagem para baixo, antes de iniciar a viagem de regresso vi que já estaria verde no electromaps.
Para minha surpresa quando lá cheguei e tentei ligar o carro percebi logo que não funcionava. Indescritível como um posto fundamental fica tanto tempo offline.
Segui então para o outro lado da autoestrada e quando lá cheguei estava um Leaf 40 a carregar. Sabia que devia ter começado a pouco porque me cruzei no caminho para o outro lado com outro Leaf.
Perguntei ao senhor quanto tempo iria carregar, ao que ele respondeu uns 30 a 40 minutos.
Esperei e esperei.... E desesperei...
E ele nada.
50 minutos e nem diz nada
Antes de passar os 60 minutos fui falar outra vez com o senhor. Perguntei como era possível demorar tanto e se já tinha feito algum carregamento rápido nesse dia. Ele respondeu que era o quarto!!! Rapidgate em força pensei eu.
Quando ele desligou aproximei-me da máquina para ver os dados:
Tempo 72minutos
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%bateria 89
A minha pergunta é se é permitido carregar tanto tempo? Ou é só uma questão de bom senso desligar passado meia hora?
Eu percebo que o senhor vinha do Norte e queria chegar ao Algarve e como não tem mais nenhum posto no caminho estava a carregar o que precisava. A culpa não é dele não haver mais postos mas que foi muito chato lá isso foi.
Assim fica difícil dizer que a mobilidade eléctrica é o futuro... Que eu acredito mesmo que é, mas...
Se era a 4a CR que o tal sr estava a fazer é porque realmente necessitava.
Como bem disseste esse posto de Aljustrel é essencial e se o tal sr abalasse sem carregar os tais 89% poderia não conseguir chegar ao proximo posto.
- BrunoAlves
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Re: Carregamento rápido.... Ou naõ
Isso é irrelevante. Pode precisar da carga mas não tem o direito de encavar a vida dos outros por isso.
Claro que, como não há regras (e ainda por cima esse posto não é pago por tempo) cada um faz o que quer...
Há uns anos, antes dos SuC, era normal os Tesla acamparem nos PCR 2h. Quando a malta se manifestava contra isso, a resposta era sempre "sabem lá se o homem não vai para Espanha?"
Aliás, há um caso que ficou famoso: um Tesla no PCR de Leiria do lado do hotel, mais de 2h agarrado ao PCR, mais de uma vez. Quando perguntaram nas bombas se sabiam de quem era o carro, era presença habitual no hotel enquanto o carro carregava. Estava a ir. E vir

Edit: no domingo de Páscoa o pemifer relatou 6 pessoas à espera nesse PCR. Era giro cada um demorar 1h e tal "porque precisa".
Claro que, como não há regras (e ainda por cima esse posto não é pago por tempo) cada um faz o que quer...
Há uns anos, antes dos SuC, era normal os Tesla acamparem nos PCR 2h. Quando a malta se manifestava contra isso, a resposta era sempre "sabem lá se o homem não vai para Espanha?"

Aliás, há um caso que ficou famoso: um Tesla no PCR de Leiria do lado do hotel, mais de 2h agarrado ao PCR, mais de uma vez. Quando perguntaram nas bombas se sabiam de quem era o carro, era presença habitual no hotel enquanto o carro carregava. Estava a ir. E vir



Edit: no domingo de Páscoa o pemifer relatou 6 pessoas à espera nesse PCR. Era giro cada um demorar 1h e tal "porque precisa".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
