
Compra-Qual o melhor eléctrico?
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Claro que uma marca que queira mesmo satisfazer os clientes e que tenha um serviço de mobilidade eléctrica a sério resolve esse problema.
Como só há 1 marca assim no mercado hoje, que é a Tesla, e a outra ainda não está bem no mercado (que é o grupo VW), essa Tesla já providencia um adaptador CCS para os teslas S/X fazendo um retrofit interno de 500€ ou assim.
Eu pagava já hoje os 500€ para trocar a minha tomada e adaptar a electrónica do leaf 30 para CCS se a nissan tivesse esse produto/serviço disponível.
A conversa do Pedro é o mesmo que dizer que existe muitos chinesses, e americanos, e todos eles usam fichas de parede diferentes, por isso vai tudo mudar para o standard deles!
O assunto não nos diz respeito nem requer a nossa intervenção, a norma europeia é CCS e ponto!
Nem consigo é perceber porque se pode vender VE na Europa sem cumprir essa norma (tipo Leaf 60 que deve ser o ultimo exemplar com chademo)
Como só há 1 marca assim no mercado hoje, que é a Tesla, e a outra ainda não está bem no mercado (que é o grupo VW), essa Tesla já providencia um adaptador CCS para os teslas S/X fazendo um retrofit interno de 500€ ou assim.
Eu pagava já hoje os 500€ para trocar a minha tomada e adaptar a electrónica do leaf 30 para CCS se a nissan tivesse esse produto/serviço disponível.
A conversa do Pedro é o mesmo que dizer que existe muitos chinesses, e americanos, e todos eles usam fichas de parede diferentes, por isso vai tudo mudar para o standard deles!
O assunto não nos diz respeito nem requer a nossa intervenção, a norma europeia é CCS e ponto!
Nem consigo é perceber porque se pode vender VE na Europa sem cumprir essa norma (tipo Leaf 60 que deve ser o ultimo exemplar com chademo)
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Para mim um Pack de 60kwh não será de todo o ideal para longos cursos, pelo menos superiores a 600km... Por isso nem o Leaf 60 nem o Niro são as melhores soluções para esse tipo de deslocações!
A refrigeração não será determinante, porque não impede de terem de estar de 300 em 300km a carregar...
A refrigeração não será determinante, porque não impede de terem de estar de 300 em 300km a carregar...
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Não digo que seja super herói de conduzir sem paragens, só que estar sempre preocupado com carregamentos de 3 em 3 horas em viagens de longo curso, não é a melhor solução, ainda por cima com a atual rede em Portugal, carregar de 300 em 300 km, não deixa de ser um stress, já para não falar do interior do país!
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Bem, para o Niro seria um carregamento, partindo do princípio que a viagem era a andar depressa.
Não é exactamente o mesmo carro, mas o Kauai faz de Coimbra a Faro sem parar (446km).
-
- Mensagens: 726
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Acrescentava que nos S antigos é possível fazer o retrofit para CCS por 500 euro, que é electrónica extra no carro + o adaptador, e nos S recentes e X basta o adaptador, salvo erro são 170 euro se for só o adaptador.BrunoAlves Escreveu: ↑05 set 2019, 16:02...
O Leaf é o mais vendido porque é o mais antigo no mercado. Isso tem tudo para se inverter em breve.
O Model S usa SuC. O adaptador chademo existe porque o chademo é (era?) a norma nos states, se lá fosse CCS teriam desenvolvido CCS. Como lá é o type1 para AC. Na Europa é type2 e CCS, o Model3 tem CCS e actualmente está tudo a desfazer-se dos adaptadores chademo enquanto valem (?) alguma coisa![]()
...
Para mim o CHAdeMO ainda valerá a pena nalgum caso pontual, Mealhada ainda não abriu e por exemplo ir a Ovar na próxima semana vai implicar usar algures o CHAdeMO, mas de facto se tivesse o retrofit CCS implementado aí o CHAdeMO seria um peso morto.
Tenho visto à venda, e pelo que me perguntam por telefone cada vez mais pessoas vão colocar à venda, o adaptador Chademo. A dúvida é se há quem os compre. O meu vou manter. Já o retrofit CCS, vou pensar nele quando a ionity estiver mais perto, já esteve mais longe, e a 8 euro fixos por sessão é tentador em chegando mais perto ou mesmo instalando-se em Portugal. Quando?
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Hoje após uma carga rápida fiz 80km em AE, com velocidades na casa dos 100km/h, por causa dos limites de velocidade, temperatura ambiente na casa dos 26ºC, Pack andava nos 29ºC...
Em 8 anos de Leaf, nunca senti falta do arrefecimento ativo das baterias... Mesmo em dias em que fiz o triplo da autonomia do Pack.
Por isso vale o que vale ter arrefecimento ativo, pode ou não ser fundamental! No caso do Leaf 60 ainda deve ser menos crucial para a sua plena utilização...
Quanto aos testes dos 1000km, se fosse eu a fazer dessas deslocações de forma regular, não queria ir de VE...
Em 8 anos de Leaf, nunca senti falta do arrefecimento ativo das baterias... Mesmo em dias em que fiz o triplo da autonomia do Pack.
Por isso vale o que vale ter arrefecimento ativo, pode ou não ser fundamental! No caso do Leaf 60 ainda deve ser menos crucial para a sua plena utilização...
Quanto aos testes dos 1000km, se fosse eu a fazer dessas deslocações de forma regular, não queria ir de VE...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Sou exatamente da mesma opinião.
Se eu gostaria de ter gestão térmica da bateria?
Se não me custasse muito mais dinheiro o carro, se não perdesse muita percentagem em relação á minha autonomia, se não me tornasse a manutenção mais cara, se realmente fosse eficaz a nível de durabilidade para as minhas baterias, SIM.
Para a minha realidade, e a maior parte dos portugueses, a falta de gestão térmica nas baterias para VEs com >= 40kWh, algo como 300kms de autonomia, é um non issue.
Se eu gostaria de ter gestão térmica da bateria?
Se não me custasse muito mais dinheiro o carro, se não perdesse muita percentagem em relação á minha autonomia, se não me tornasse a manutenção mais cara, se realmente fosse eficaz a nível de durabilidade para as minhas baterias, SIM.
Para a minha realidade, e a maior parte dos portugueses, a falta de gestão térmica nas baterias para VEs com >= 40kWh, algo como 300kms de autonomia, é um non issue.