Desconfio é que quando chegar a PT já não custa 8€...RS232CSerialUser Escreveu: ↑07 set 2019, 11:02O meu vou manter. Já o retrofit CCS, vou pensar nele quando a ionity estiver mais perto, já esteve mais longe, e a 8 euro fixos por sessão é tentador em chegando mais perto ou mesmo instalando-se em Portugal. Quando?

Compra-Qual o melhor eléctrico?
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Dizer que a gestão térmica das baterias é um não assunto, também é drástico de mais... Estou convencido que para Packs grandes, com pelo menos 90kwh, capacidades de carregamento superiores a 150kw, passa a ser possível realizar longas viagens com todo o conforto, num VE. Aí sim é necessária refrigeração activa do sistema.
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Não consigo perceber esses cálculos para chegares a essas conclusões.
Todos os carros a venda com baterias de 90kWh fazem consumos de 20kWh/100km e já estou a ser amigo, pelos vistos o único perto deste valor é o EQC, ora isto dá sensivelmente para ~450km (teste reais 420km) por exemplo o e-niro e o Kauai fazem o mesmo com uma bateria de 64kWh. Um carro com bateria de 90kWh é para viagens grandes, um carro com bateria de 64kWh é para cidade!
Fazem os mesmos km!
Todos os carros a venda com baterias de 90kWh fazem consumos de 20kWh/100km e já estou a ser amigo, pelos vistos o único perto deste valor é o EQC, ora isto dá sensivelmente para ~450km (teste reais 420km) por exemplo o e-niro e o Kauai fazem o mesmo com uma bateria de 64kWh. Um carro com bateria de 90kWh é para viagens grandes, um carro com bateria de 64kWh é para cidade!
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- frankesousa
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
A capacidade bruta da bateria interessa pouco ou nada quando falamos de viagens grandes.
O binómio consumo/ capacidade de carga é que conta mais, ter 58kWh para usar (leaf 62) e esperar 2h para chegar aos 80% rebentam com o tempo em qualquer viagem, nem que seja uma "simples" ida ao Algarve desde o Porto.
Infelizmente ainda estamos a 1ano de poder comprar o ID3/El-Born com bateria de 80kWh, porque aí teremos um VE com consumos normais e bateria grande, com carga a 125kW, o que fará dos mesmos provavelmente o melhor VE de longas distâncias (se se confirmar os consumos claro, e teslas fora das contas
).
O binómio consumo/ capacidade de carga é que conta mais, ter 58kWh para usar (leaf 62) e esperar 2h para chegar aos 80% rebentam com o tempo em qualquer viagem, nem que seja uma "simples" ida ao Algarve desde o Porto.
Infelizmente ainda estamos a 1ano de poder comprar o ID3/El-Born com bateria de 80kWh, porque aí teremos um VE com consumos normais e bateria grande, com carga a 125kW, o que fará dos mesmos provavelmente o melhor VE de longas distâncias (se se confirmar os consumos claro, e teslas fora das contas

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Exactamente por isso é que eu não percebo o raciocínio.
Ter uma bateria de 90kWh quando os consumos são estupidamente altos e afirmar que estes são os carros que fazem sentido para viagens grandes e por isso é faz sentido a refrigeração, quando existem carros com baterias mais pequenas, que fazem o mesmo numero de KM, mas estes tem de ser considerados para viagens pequenas e a refrigeração não faz sentido
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Ter uma bateria de 90kWh quando os consumos são estupidamente altos e afirmar que estes são os carros que fazem sentido para viagens grandes e por isso é faz sentido a refrigeração, quando existem carros com baterias mais pequenas, que fazem o mesmo numero de KM, mas estes tem de ser considerados para viagens pequenas e a refrigeração não faz sentido

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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
O EQC fez 420 klms a 90klm/h, e fez segundo o Bjorn, muito melhor que o E-Tron ou o I-Pace, o Niro fez 500 klms a 90 e o Tm3 outros 500. A 120 a diferença ainda é maior.
- frankesousa
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Mas, muito importante, o e-tron por exemplo, para no IONITY e mete 60 ou 70 kWh a 140kW de velocidade, flat, o que são "apenas" 30 minutos, o EQC já fica lá uns bons 50min para meter os mesmo 70kWh na bateria!
20min é muita diferença!
Lá está, como diz o outro, é só fazer as contas, mas o potencia de carga e o diagrama de carga são o ponto fundamental quando queremos ir mais longe!
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Mas segundo ele faz menos 50 klms, e tem mais bateria. A 120 a diferença ainda deve ser maior. Em Portugal não carrega a mais de 50kW e não faz 300 klms em AE. É pouco para um carro de tal valor, especialmente quando há outros a fazê-lo sem qualquer problema e a carregar a 150kW.
- frankesousa
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Vá, se calhar o plural não se aplica aqui.
Não há "outros", apenas o tesla faz isso, pelo que conheço mais nenhum VE carrega a 150kW nem lá perto!
E mesmo a Tesla, só alguns dos modelos e só alguma baterias conseguem, e nenhum deles com a curva de carga quase linear até altos SOC.
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Outros, porque é mais que um modelo, os S e X também carregam a 150kW, alguns até carregam a 200kW, não são todos é certo. Os tm3 que já carregam a 250kW não o fazem de forma linear, mas diria que o mais importante é demorar o mínimo tempo possível, sem degradar prematuramente as baterias.
Além disso é também muito importante que os carros sejam eficientes, senão carregar rápido e gastar mais rápido, fica mais lento que outros modelos que carregam mais devagar, mas usam melhor a energia que têm.
Além disso é também muito importante que os carros sejam eficientes, senão carregar rápido e gastar mais rápido, fica mais lento que outros modelos que carregam mais devagar, mas usam melhor a energia que têm.
Última edição por Fil em 11 set 2019, 16:45, editado 1 vez no total.