Mensagem
por migle » 11 set 2019, 21:39
Não percebi bem...
Não vai a Leiria todos os dias, não? É que se vai, a poupança em combustível é de tal ordem que justifica a compra de qualquer eléctrico, e nesse caso recomenda-se talvez o Tesla Model 3 SR+ (que custava 48900€ quando eu vi) e faz essa viagem de ida e volta e ainda dá para uma segunda vez devagarinho, se se esqueceu de alguma coisa em Leiria...
Quanto ao i3, o modelo certo, seria o de 2019, com bateria de 120Ah (e iDrive 6.0). Não podendo ser este, então o de 2017 com 94Ah mas aqui ou carrega em Leiria (há postos de carregamento lentos na rua e rápidos na auto-estrada, que carregam em 20-30 minutos). O de 2015 não, como já foi dito. O EXA não, como já foi dito.
Convém experimentar uma viagem a Leiria com o carro para ver se gosta. O i3 tem aqueles pneus de bicicleta, que em velocidade elevada não transmitem grande segurança. O i3s tem pneus mais largos mas é mais caro.
Tenho feito comparações com BMWs para várias pessoas, tipo o preço do renting mais o preço do combustível, e o i3 fica ela por ela com um série 1 ou com um Mini.
Em Novembro entra em produção o Mini eléctrico, com bateria equivalente à do i3 de 94Ah. O preço será semelhante ao dos outros Mini.
PS: Ou eu percebi mal, ou o Mini vem com uma nova app e serviços conectados desenvolvida em Portugal, com novas funcionalidades específicas para BEVs.
Depois, nos usados, eu tenho o Hyundai Ioniq de 28kWh e tornei-me um Hyundai EV fan boy. O meu vai daqui a Leiria a 110km/h mas são 166km, 10 de estrada + Vasco da Gama + A1, é mais difícil. Com um carregamento de 15' em Santarém vai a Leiria a 140km/h bem medidos.
O Mini terá uma bateria desta capacidade, mas por ser menos aerodinâmico, não vai poder fazer tantos kms como o Ioniq.
Para quem pretende evitar os carregamentos rápidos, o Leaf de 40kWh é a escolha mais em conta. Por um preço semelhante, o Mini tem menos autonomia, mas vai carregar como o i3 e o Ioniq, rápido.
O i3 de 2019, com bateria de 120Ah (40kWh), faz esses 180km, ir e vir, desde que não seja uma velocidade muito alta, mas é fácil de controlar porque ele altera rapidamente a estimativa de autonomia quando a velocidade aumenta.
Ioniq EV

— Prius+