
Parkio
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: Parkio
Tenho ideia que o Parkio foi criado inicialmente para podermos "alugar" o nosso lugar de parqueamento a terceiros, tipo AirBnB das garagens. Mais recentemente foi introduzida a possibilidade de carregamento de veículos, no entanto o que é cobrado é o parque. Já agora o preço são 12€ por hora...
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Parkio
Porque isso não é verdade

No mundo dos negócios não falta experts em reengenharia financeira/contabilística e chico esperto, o limiar entre cair num caso e no outro pode ser muito ténue

Não vai à muito tempo a Tesla (e segundo soube a Mercedes também) caiu na situação do chico espertismo com a venda dos VE's por "Pacotes", veremos se estas soluções conseguem ter mais sucesso, aos utilizadores nada de mal deverá acontecer, a essas empresas nunca se sabe, apesar de tudo e por muito que nos custe termos uma lei ridícula a reger a ME, ainda há uma coisa que se chama concorrência desleal que não pode ser aceite de ânimo leve... Isto se for o caso, obviamente porque podemos estar sob uma situação perfeita de reengenharia financeira!
Re: Parkio
Já outrora dizia o Celinho nos tempos áureos de pivot da TVI. É ilegal? É! Mas pode-se fazer. 

- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Parkio
O sistema Parkio permite reservar e alugar estacionamento.
Paga-se pelo tempo do usufruto desse serviço como em qualquer parque público ou privado.
Neste caso são parques privados.
Na busca pelo lugar a reservar pode-se especificar que tenha um carregador para VE. É normal que a tarifa do tempo de estacionamento desse lugar seja mais alta que nos restantes lugares que não tenham carregador.
A fatura do serviço não especifica se houve ou não uso de energia.
É o mesmo que faço todos os dias no El Corte Inglês: estaciono e carrego. Este caso difere pela pré-ação de reserva que nos permite garantir que quando chegamos ao parque temos um lugar livre que nós é destinado.
O mesmo faz a Mobiletric em Chelas, a EV Power em Carnaxide, a EDP no MATT e muitas outras que estão a montar serviços semelhantes para frotas.
Neste caso existe uma App de busca e esta permite ainda abrir e fechar (por IoT) os portões ou cancelas das garagens/parques mediante a reserva.
A reserva do estacionamento é paga logo à cabeça.
Paga-se pelo tempo do usufruto desse serviço como em qualquer parque público ou privado.
Neste caso são parques privados.
Na busca pelo lugar a reservar pode-se especificar que tenha um carregador para VE. É normal que a tarifa do tempo de estacionamento desse lugar seja mais alta que nos restantes lugares que não tenham carregador.
A fatura do serviço não especifica se houve ou não uso de energia.
É o mesmo que faço todos os dias no El Corte Inglês: estaciono e carrego. Este caso difere pela pré-ação de reserva que nos permite garantir que quando chegamos ao parque temos um lugar livre que nós é destinado.
O mesmo faz a Mobiletric em Chelas, a EV Power em Carnaxide, a EDP no MATT e muitas outras que estão a montar serviços semelhantes para frotas.
Neste caso existe uma App de busca e esta permite ainda abrir e fechar (por IoT) os portões ou cancelas das garagens/parques mediante a reserva.
A reserva do estacionamento é paga logo à cabeça.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Parkio
Não é que seja contra, pelo contrário, mas isto só aparece no mercado pois o modelo que temos em Portugal é no minimo peculiar.t3lmo Escreveu: ↑12 set 2019, 22:25O sistema Parkio permite reservar e alugar estacionamento.
Paga-se pelo tempo do usufruto desse serviço como em qualquer parque público ou privado.
Neste caso são parques privados.
Na busca pelo lugar a reservar pode-se especificar que tenha um carregador para VE. É normal que a tarifa do tempo de estacionamento desse lugar seja mais alta que nos restantes lugares que não tenham carregador.
A fatura do serviço não especifica se houve ou não uso de energia.
É o mesmo que faço todos os dias no El Corte Inglês: estaciono e carrego. Este caso difere pela pré-ação de reserva que nos permite garantir que quando chegamos ao parque temos um lugar livre que nós é destinado.
O mesmo faz a Mobiletric em Chelas, a EV Power em Carnaxide, a EDP no MATT e muitas outras que estão a montar serviços semelhantes para frotas.
Neste caso existe uma App de busca e esta permite ainda abrir e fechar (por IoT) os portões ou cancelas das garagens/parques mediante a reserva.
A reserva do estacionamento é paga logo à cabeça.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Parkio
Não é ser contra... A questão é que, lá porque se pode contornar, com subterfúgios, isso não torna a legislação aceitável... Pelo contrário.BrunoFonseca Escreveu: ↑12 set 2019, 23:05Não é que seja contra, pelo contrário, mas isto só aparece no mercado pois o modelo que temos em Portugal é no minimo peculiar.
Significa, por exemplo, que a lei não protege as pessoas que usufruem do serviço, a qualidade, etc.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Parkio
Isto aparece por cá como em todo o lado e com a mesma App.BrunoFonseca Escreveu: ↑12 set 2019, 23:05Não é que seja contra, pelo contrário, mas isto só aparece no mercado pois o modelo que temos em Portugal é no minimo peculiar.
Existem 171 lugares Parkio espalhados pelo mundo (com carregamento ainda são só 12) e são uma start-up muito recente da Vodafone Labs .
Esperemos que muitos mais destes serviços surjam por todo o lado, ou utópicamente, em todos os estacionamento do mundo.
Remem para o lado positivo e não sejam pessimistas em tudo o que surge de novo que toque na ME em Portugal e que se queira uniformizar com o resto do mundo.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Parkio
Era tudo o que eu queria. Uniformizar com o resto do mundo, ou no limite, com o resto da Europa. Infelizmente as coisas não parecem estar a ir nesse caminho.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Parkio
Esta está nesse caminho pois com a mesma App já podes estacionar e carregar de igual forma em Lisboa, Helsínquia ou em São Paulo.
Que venham mais exemplo assim
Que venham mais exemplo assim

ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- Nonnus
- Mensagens: 3463
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Parkio
uhm... mas como dizes mais vão surgir (empresas do género) então onde esta uniformidade? É que se cada uma tiver uma app, mais app´s para empresas de carregamento (ionity, etc) que entrem no mercado PT, tenho de ter um telefone só para a ME.
Concordo com o migle e com o BrunoFonseca o que eu quero é um sistema simples e funcional e não andar com esquemas para contornar uma lei que não foi pensada para algo novo como a ME.
Assim tenho que concordar alguns que defendem o uso do cartão multibanco ou até de dinheiro.
E onde é que encaixa a parte de eu como utilizador da rede poder alugar o meu posto de carregamento? Também passo uma factura de aluguer de estacionamento?
No meu caso o carro carrega em frente a minha casa, na via publica. De uma vez só consigo cometer duas ilegalidades, alugar um espaço que não é meu e vender energia

Concordo com o migle e com o BrunoFonseca o que eu quero é um sistema simples e funcional e não andar com esquemas para contornar uma lei que não foi pensada para algo novo como a ME.
Assim tenho que concordar alguns que defendem o uso do cartão multibanco ou até de dinheiro.
E onde é que encaixa a parte de eu como utilizador da rede poder alugar o meu posto de carregamento? Também passo uma factura de aluguer de estacionamento?
No meu caso o carro carrega em frente a minha casa, na via publica. De uma vez só consigo cometer duas ilegalidades, alugar um espaço que não é meu e vender energia



Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024