
Sempre a carregar e andar, assim é que é

Bom dia Filipe.filipeoliv Escreveu: ↑01 out 2019, 09:55As barras é uma dor, mas pronto, faz parte...
Já deixei de sofrer com a perca de barras, mas vou notando a autonomia a descer cada vez mais.
Quanto a calor vs degradação da bateria, acho que não é diretamente proporcional.
Por acaso estive ontem a publicar no meu DB essa relação, há meses que se nota mais degradação com calor, mas depois, meses em que a temperatura média da bateria está mais alta e teve menos degradação.
Quanto a cargas a 100%, tento fazer uma por semana e arrancar logo.
Um coisa que tenho tentado fazer também, é fazer as cargas terminarem perto da hora de saída caso quando chego a casa o SOC está acima de 40%.
Se estiver a baixo, meto a carregar até 80%
No meu MK1, o que noto fazer degradação direta é condução desportiva com curvas.
Tipo acelera, trava na curva e gasada à saída isso no dia seguinte vem logo para baixo, no MK2, não sei se também acontece.
Como a química das baterias são diferentes, é provável que não.
Mas desfruta disso![]()
80% de carga não tem problema as células estão nos 4v.corrisi Escreveu: ↑01 out 2019, 10:12Bom dia Filipe.filipeoliv Escreveu: ↑01 out 2019, 09:55As barras é uma dor, mas pronto, faz parte...
Já deixei de sofrer com a perca de barras, mas vou notando a autonomia a descer cada vez mais.
Quanto a calor vs degradação da bateria, acho que não é diretamente proporcional.
Por acaso estive ontem a publicar no meu DB essa relação, há meses que se nota mais degradação com calor, mas depois, meses em que a temperatura média da bateria está mais alta e teve menos degradação.
Quanto a cargas a 100%, tento fazer uma por semana e arrancar logo.
Um coisa que tenho tentado fazer também, é fazer as cargas terminarem perto da hora de saída caso quando chego a casa o SOC está acima de 40%.
Se estiver a baixo, meto a carregar até 80%
No meu MK1, o que noto fazer degradação direta é condução desportiva com curvas.
Tipo acelera, trava na curva e gasada à saída isso no dia seguinte vem logo para baixo, no MK2, não sei se também acontece.
Como a química das baterias são diferentes, é provável que não.
Mas desfruta disso![]()
Todos referem que a temperatura elevada é um dos principais factores que acelera a degradação das baterias de lítio. Os teus dados parecem indicar que não existe relação directa, mas aguardemos mais opiniões.
Em relação à perda da barra estou muito tranquilo. Tenho a certeza que tudo fiz para zelar a mesma, mas existem coisas que não dominamos, em particular os cálculos dos japoneses no que se refere às oscilações de SOH.
Se bem percebi, quando chegas a casa com menos de 40% de bateria colocas a carregar até 80%. Isso não implica que o carro fique várias horas a essa percentagem até saíres no outro dia? Para estar parado várias horas quanto menos % de bateria melhor.
Continuação de kms elétricos a todos.
Certíssimo Filipe. O meu com 80% de carga a voltagem está ligeiramente acima de 4v e segundo o nosso especialista "mjr", a diferença de 0, 05V pode acelerar muito a degradação da bateria, isto estando parado várias horas.filipeoliv Escreveu: ↑01 out 2019, 10:3280% de carga não tem problema as células estão nos 4v.corrisi Escreveu: ↑01 out 2019, 10:12Bom dia Filipe.filipeoliv Escreveu: ↑01 out 2019, 09:55As barras é uma dor, mas pronto, faz parte...
Já deixei de sofrer com a perca de barras, mas vou notando a autonomia a descer cada vez mais.
Quanto a calor vs degradação da bateria, acho que não é diretamente proporcional.
Por acaso estive ontem a publicar no meu DB essa relação, há meses que se nota mais degradação com calor, mas depois, meses em que a temperatura média da bateria está mais alta e teve menos degradação.
Quanto a cargas a 100%, tento fazer uma por semana e arrancar logo.
Um coisa que tenho tentado fazer também, é fazer as cargas terminarem perto da hora de saída caso quando chego a casa o SOC está acima de 40%.
Se estiver a baixo, meto a carregar até 80%
No meu MK1, o que noto fazer degradação direta é condução desportiva com curvas.
Tipo acelera, trava na curva e gasada à saída isso no dia seguinte vem logo para baixo, no MK2, não sei se também acontece.
Como a química das baterias são diferentes, é provável que não.
Mas desfruta disso![]()
Todos referem que a temperatura elevada é um dos principais factores que acelera a degradação das baterias de lítio. Os teus dados parecem indicar que não existe relação directa, mas aguardemos mais opiniões.
Em relação à perda da barra estou muito tranquilo. Tenho a certeza que tudo fiz para zelar a mesma, mas existem coisas que não dominamos, em particular os cálculos dos japoneses no que se refere às oscilações de SOH.
Se bem percebi, quando chegas a casa com menos de 40% de bateria colocas a carregar até 80%. Isso não implica que o carro fique várias horas a essa percentagem até saíres no outro dia? Para estar parado várias horas quanto menos % de bateria melhor.
Continuação de kms elétricos a todos.
Por ex se preciso de 100, mas chego a casa com a bateria baixa, meto logo até 80%, e de manhã programo para 100% à hora de saída.
Assim não fica carregada acima de 80% muitas horas![]()