Questão sobre carregamento em PCR
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Questão sobre carregamento em PCR
Um pedido de esclarecimento aos experts. Utilizo pontualmente um i3 REX de serviço, e aconteceu-me algo insólito que não fazia ideia ser possível. Coloquei o carro à carga na área de serviço de Santarém. Inicou sem problemas, e fui-me sentar nas imediações no parque anexo. Uns minutos depois reparei que chegou um Leaf 40, mas continuei na faxina do email e não estive com atenção. A dado momento notei que o silvo intenso que o PCR produz, bem audível a 15-20 metros, tinha parado. Olho e vejo o condutor do Leaf a colocar a tomada Chademo no carro, logo de seguida o PCR volta a emitir o ruido de funcionamento e o condutor vai-se embora para a área de serviço. Dirijo-me ao PCR e, sim, o meu carro tinha parado de carregar e estava o outro a bombar. Como já tinha carga para ir até Leiria, em vez de perder tempo a procurar o condutor e a pedir explicações, resolvi desandar de imediato.
Agora tenho a pergunta para os entendidos. Isto é assim tão simples, os PCR desligam o carro que está a carregar se chegar outro e passar o cartão? Ou isso apenas é possível com má fé usando o interruptor de emergência? É só uma curiosidade, nunca tinha pensado que isto fosse possível...
Agora tenho a pergunta para os entendidos. Isto é assim tão simples, os PCR desligam o carro que está a carregar se chegar outro e passar o cartão? Ou isso apenas é possível com má fé usando o interruptor de emergência? É só uma curiosidade, nunca tinha pensado que isto fosse possível...
- mjr
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
O mais provável é ele ter carregado no botão de emergência, tendo em conta que mal parou o som ele já estava a colocar o cabo dele. Passar o cartão não interrompe uma carga em curso.
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Era o que eu pensava...reforçado pelo facto de ser do senso comum que os postos não dão carga rápida simultânea a duas viaturas, só pode ter sido uma ação deliberada.
Só me pergunto como é possível alguém fazer isto - note-se que o meu carro ia apenas em 30% e estava ligado há nem 10 minutos...já estou a ver que na selva o melhor é mesmo não se sair do carro.
Só me pergunto como é possível alguém fazer isto - note-se que o meu carro ia apenas em 30% e estava ligado há nem 10 minutos...já estou a ver que na selva o melhor é mesmo não se sair do carro.
- Filipe
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Da próxima vez tiras a matricula e pões aqui no fórum. ( claro que obrigas o menino a parar o carregamento, senão chamada para a polícia )
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Que tristeza...
Como é que essa pessoa justifica para si própria o que fez?
Que não estavas ali? Ele também se foi embora...
Como é que essa pessoa justifica para si própria o que fez?
Que não estavas ali? Ele também se foi embora...
Re: Questão sobre carregamento em PCR
Venho reabrir este tópico porque isto aconteceu-me ontem. Estava um Zoe a carregar com CCS num PCR e eu cheguei ao local e perguntei ao dono do Zoe se podia tentar usar a Chademo. Ele disse que sim, portanto lá liguei o cabo e tentei passar o cartão e nisto o dono do Zoe disse que o carregamento dele tinha parado. Além disso o meu também não dava nada, por isso voltei a arrumar a ficha Chademo e ele tentou reiniciar o carregamento dele, porém depois de algumas tentativas não conseguiu. Ele acabou por colocar em AC e eu voltei a tentar a Chademo e funcionou... Curiosamente quando terminei o meu carregamento, ele voltou a ligar a CCS e já conseguiu. Estranho...
Eu só tentei ligar a Chademo no início pois sei que há postos que dão carga simultânea, mas será só AC e DC? Algum posto dá CCS e Chademo simultâneas?
Eu só tentei ligar a Chademo no início pois sei que há postos que dão carga simultânea, mas será só AC e DC? Algum posto dá CCS e Chademo simultâneas?
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Postos Efacec 50kW apenas AC / DC em simultâneo.
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Em que posto foi isso? Essa é uma situação anormal que devia ser reportada ao OPC.
Apesar de o posto ter 2 tomadas DC, a electrónica de potência é a mesma para ambos, só muda o conector e a "linguagem" que o posto fala com o carro. Começam a haver postos que permitem a utilização simultânea de 2 tomadas DC, mas que eu saiba não temos cá nenhum.
De qualquer forma, ligar as 2 tomadas e passar o cartão com uma carga em curso não devia fazer nada. Acabou por se interromper a carga DC do Zoe (em AC é mais lento) quando isso não devia acontecer: o posto devia apenas ignorar o teu cartão.
Outra coisa importante é registar o que é que o posto faz. Quando dizes:
Apesar de o posto ter 2 tomadas DC, a electrónica de potência é a mesma para ambos, só muda o conector e a "linguagem" que o posto fala com o carro. Começam a haver postos que permitem a utilização simultânea de 2 tomadas DC, mas que eu saiba não temos cá nenhum.
De qualquer forma, ligar as 2 tomadas e passar o cartão com uma carga em curso não devia fazer nada. Acabou por se interromper a carga DC do Zoe (em AC é mais lento) quando isso não devia acontecer: o posto devia apenas ignorar o teu cartão.
Outra coisa importante é registar o que é que o posto faz. Quando dizes:
O que quer dizer isto? Passavas o cartão e o posto não reagia, mesmo já tendo o outro carregamento parado? A barra inferior de LEDs estava verde? O posto deu alguma mensagem de erro (DTC)?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Aconteceu-me "exactamente" isso no PCR Prio de Alfena, PCR da ABB.
Estava a carregar lindamente em chademo há 5 min, chegou um e-208 que não sabia e tentou iniciar em CCS, a minha sessão desligou-se com erro e tive de reiniciar o meu leaf para conseguir carregar de novo, foram uns belos 2 ou 3 minutos a tentar e levar com chuva pesada nas costas .
O pobre do homem não teve culpa porque simplesmente não sabia que não dava ao mesmo tempo, o posto é que não devia ter dado erro.
Nos PCR EFACEC não sei se acontece isso também, mas não devia!
Estava a carregar lindamente em chademo há 5 min, chegou um e-208 que não sabia e tentou iniciar em CCS, a minha sessão desligou-se com erro e tive de reiniciar o meu leaf para conseguir carregar de novo, foram uns belos 2 ou 3 minutos a tentar e levar com chuva pesada nas costas .
O pobre do homem não teve culpa porque simplesmente não sabia que não dava ao mesmo tempo, o posto é que não devia ter dado erro.
Nos PCR EFACEC não sei se acontece isso também, mas não devia!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Questão sobre carregamento em PCR
Foi em Leiria, no posto LRA-00016. Pois, foi o que pensei, vou tentar e ver se dá (porque na altura não tinha a certeza se seria possível 2 cargas DC em simultâneo) e caso não desse também não deveria haver problema nenhum, o posto simplesmente deveria rejeitar o meu cartão. Só que pelos vistos parei o carregamento do outro.BrunoAlves Escreveu: ↑07 out 2021, 09:08Em que posto foi isso? Essa é uma situação anormal que devia ser reportada ao OPC.
Apesar de o posto ter 2 tomadas DC, a electrónica de potência é a mesma para ambos, só muda o conector e a "linguagem" que o posto fala com o carro. Começam a haver postos que permitem a utilização simultânea de 2 tomadas DC, mas que eu saiba não temos cá nenhum.
De qualquer forma, ligar as 2 tomadas e passar o cartão com uma carga em curso não devia fazer nada. Acabou por se interromper a carga DC do Zoe (em AC é mais lento) quando isso não devia acontecer: o posto devia apenas ignorar o teu cartão.
Pois, boa pergunta. Ontem já era fim do dia e já estava um bocado cansado, nem registei bem o que aconteceu, mas se bem me lembro liguei a ficha Chademo, depois passei o cartão e escolhi Chademo no posto. Após isso não aconteceu nada no meu carro e foi aí que o senhor do Zoe se queixou que o dele tinha parado de carregar. Não vi nenhum erro no posto, ele continuava a funcionar normalmente. As luzes já não me recordo bem, não presto muita atenção nisso, olho mais para o ecrã. Teria que lá voltar para testar melhor.BrunoAlves Escreveu: ↑07 out 2021, 09:08Outra coisa importante é registar o que é que o posto faz. Quando dizes:O que quer dizer isto? Passavas o cartão e o posto não reagia, mesmo já tendo o outro carregamento parado? A barra inferior de LEDs estava verde? O posto deu alguma mensagem de erro (DTC)?
Outra coisa estranha foi o dono do Zoe não conseguir iniciar carregamento depois de eu tentar a 1ª vez. Ele tentou várias vezes fazer os passos todos, ligando o cabo e passando o cartão, mas nada. Por isso é que eu acabei por tentar a chademo novamente e consegui logo. Muito estranho. Em seguida ao meu carregamento ele conseguiu logo por a carregar, só pouco tempo depois, quando eu estava a sair, voltou a falhar e aí vi as luzes de cima a vermelho, porém ele lá conseguiu por aquilo novamente a funcionar e disse que talvez tivesse que desligar e fechar o carro, não sei, estranho. Ele também disse que aquilo já lhe tinha acontecido noutra vez, com um Leaf. Será problemas do Zoe?
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