
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Já telefonei para o concessionário esta marcado não para a semana que vem, mas no inicio da outra, ir fazer a revisão dos 90000km e a substituição.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Por coincidência ou não, ontem fui contactado telefonicamente pelo concessionário Nissan para substituir esses pontos de massa no meu leaf 24kwh de 2015. Na próxima quarta feira lá estarei. Já agora sabem o que esta substituição faz ou que melhoramentos introduz? Cumprimentos.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Esses pontos de massa é só para prevenir eventuais corrosões.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
E o inevitável aconteceu. Já estava espera disto depois de ver os relatos recentes dos outros donos de Leafs de 30kWh.
No sábado entrei no carro, liguei e deparei-me com esta imagem. Não sei ao certo quando aconteceu, porque quem anda com o carro é a minha mulher e ela como é normal nas mulheres não reparou que a barra tinha desaparecido.

No domingo liguei o Leafspy e este reporta agora 79% a Ultima vez que tinha visto reportava 85% caiu 5%.

No sábado entrei no carro, liguei e deparei-me com esta imagem. Não sei ao certo quando aconteceu, porque quem anda com o carro é a minha mulher e ela como é normal nas mulheres não reparou que a barra tinha desaparecido.

No domingo liguei o Leafspy e este reporta agora 79% a Ultima vez que tinha visto reportava 85% caiu 5%.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
A mim foi ontem, durante o dia, aos 93500km. De manhã, tinha as 12 barras, de tarde depois do almoço já tinha só as 11. Creio que o que despoletou isto foi uma pequena carga ao almoço. O BMS do leaf nunca gostou de cargas intermédias.
O LeafSpy marca 84,67%
O LeafSpy marca 84,67%
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Realmente isso teve aí uma queda forte do SOH, ainda agora estava acima do meu (que falamos no meu DB quando caiu a minha barra) e o meu mantém-se nos SOH 83.66 %.
Mas tens feito muito menos km agora certo? Se calhar fazes cargas "não completas" agora e já sabemos que o BMS fica bastante confuso com isso!
Mas tens feito muito menos km agora certo? Se calhar fazes cargas "não completas" agora e já sabemos que o BMS fica bastante confuso com isso!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Continuo a fazer cargas completas, só que apenas faço uma por semana. Até há um mês atrás fazia todos os dias.
Por norma deixo descarregar até aos 15 / 20%, depois faço carga completa até aos 100%. Estou desconfiado que se fizer cargas até 80% então ai é que ele se vai baralhar ainda mais.
Por norma deixo descarregar até aos 15 / 20%, depois faço carga completa até aos 100%. Estou desconfiado que se fizer cargas até 80% então ai é que ele se vai baralhar ainda mais.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Pois, mais vale não fazer contas.
Eu tenho uma solução... É carregar e andar
Quero lá saber os SOH ou cenas, já sabemos que a degradação e acentuada no Nissan, e vai dar tudo ao mesmo pelo que se vê, é mais kms, é mais cargas a 100%, é mais a 80%, é QC, é temperatura e sei lá mais o que.
Todos os Leaf 30kWh daqui parecem alinhados na degradação, com tratamentos obviamente diferentes.
Bem vindo ao grupos dos desdentados
vá lá que ainda só caiu um, mas foi logo o da frente 
Eu tenho uma solução... É carregar e andar

Quero lá saber os SOH ou cenas, já sabemos que a degradação e acentuada no Nissan, e vai dar tudo ao mesmo pelo que se vê, é mais kms, é mais cargas a 100%, é mais a 80%, é QC, é temperatura e sei lá mais o que.
Todos os Leaf 30kWh daqui parecem alinhados na degradação, com tratamentos obviamente diferentes.
Bem vindo ao grupos dos desdentados


Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
frankesousa Escreveu: ↑21 nov 2019, 18:03Todos os Leaf 30kWh daqui parecem alinhados na degradação, com tratamentos obviamente diferentes.
Bem vindo ao grupos dos desdentadosvá lá que ainda só caiu um, mas foi logo o da frente
![]()




Foi essa a conclusão que cheguei quando os outros donos do Leaf de 30 começaram a reportar a queda da primeira barra. Uns com tanto cuidado,
outros nem por isso, uns com metade dos KM dos outros e vai-se a ver e esta a cair a "placa" todos.
Sabes aquela teoria (ou não) da obsolescência programada? Se não fosse a Nissan correr o risco em 8 anos ter de substituir a baterias em garantia, quase parece um caso desses.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Parece que já não correm o risco porque atualizaram o software que estava programado para cair rápido demais.
Agora até aposto que 99% dos leaf 30 vão chegar aos 8 anos com exatamente 71% de SoH
Agora até aposto que 99% dos leaf 30 vão chegar aos 8 anos com exatamente 71% de SoH

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)