
Blackout total de PCRs
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Blackout total de PCRs
Eu vi esse post quando parei para carregar no PCR de Santarém.
Tinham acabado de o publicar.
Realmente o posto indicava que estava sem comunicações.
No final do carregamento o posto indicava que tinha comunicações.
Deve ter sido um miniblackoutzinho!
Tinham acabado de o publicar.
Realmente o posto indicava que estava sem comunicações.
No final do carregamento o posto indicava que tinha comunicações.
Deve ter sido um miniblackoutzinho!
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Blackout total de PCRs
Talvez tenhas apenas testemunhado o finalzinho do blackout. Não sabes quanto tempo ele ali esteve antes de publicar o post, nem quantas pessoas antes que não publicaram posts.
Foi o que me aconteceu nos posts 1 e 2 deste thread. Quem vê os meus dois posts espaçados de 2 minutos, fica com a sensação de que eu exagerei...
É claro que o meu primeiro post foi após muitas tentativas de passar cartão, de esperar, de ver o trajecto até ao outro lado da AE, de telefonar para a Mobi.e, de me dizerem que "Esteve assim a manhã toda. Tinha informação de que já estaria resolvido. Não adianta passar para o outro lado, é geral.". Depois ficar a fazer contas e pensar se conseguiria atingir o meu destino (Entroncamento)... e só depois me lembrei de pôr um post aqui.
E nesta meia hora, só apanhei o finalzinho do blackout, que "tinha estado assim a manhã toda".
Por estas e por outras, é que tenho pena, da outra vez em que apanhei um blackout mesmo a jeito, quase do princípio, e esperei duas horas, não ter tirado uma foto com as 10 pessoas que ali estiveram à espera... É que as observações parciais dão neste tipo de conclusões...
Depois fica a sensação que realmente acham que quem anda de VE e está sujeito não só a perder meia hora num carregamento, como outra hora se tiver azar e o PCR estiver ocupado, então é porque também pode perfeitamente esperar mais 2h por um blackout da rede. Se não pudesse ia de CI.
Portanto, pemifer, se tiveres mais sorte da próxima vez e apanhares um blackout mais a sério, mantém sempre a câmara a jeito e documenta isso com bué da fotos (com a luz solar a mudar de direcção, por exemplo, para mim da outra vez fez-se noite). Pela ME...
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Blackout total de PCRs
Não querendo "puxar dos galões", mas fazendo-o, já apanhei um backout a sério.
Não são aqueles blackoutzinhos de falha na rede, desligaram MESMO TODOS os postos de carregamento.
E blackoutzinho porquê?
Situações de o PCR estar sem rede têm sido imensas.
Talvez por sorte, ainda não fiquei sem carregar por o posto não ter rede (bati 3 vezes na madeira quando escrevi isto).
Assumir que a Mobi.e sabe o que se passa na rede é como acreditar no Pai Natal!
Eles sabem lá o que se passa!
As respostas da Mobi.e são respostas aleatórias!
Não são aqueles blackoutzinhos de falha na rede, desligaram MESMO TODOS os postos de carregamento.
E blackoutzinho porquê?
Situações de o PCR estar sem rede têm sido imensas.
Talvez por sorte, ainda não fiquei sem carregar por o posto não ter rede (bati 3 vezes na madeira quando escrevi isto).
Assumir que a Mobi.e sabe o que se passa na rede é como acreditar no Pai Natal!
Eles sabem lá o que se passa!
As respostas da Mobi.e são respostas aleatórias!
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Blackout total de PCRs
De acordo com as regras em vigor, a MobiE e os OPC estão a partir de agora obrigados a "não deixar ninguem na estrada" só porque a MobiE teve um dos seus ataques.
Portanto em teoria acabariam os backout. E não especifica se é em PCN ou PCR, portanto tem de funcionar em qualquer um. EDIT: Quando disse "a partir de agora" estava a ser otimista,
o "agora" é afinal Abril de 2020 de acordo com o Artigo 106º
Portanto em teoria acabariam os backout. E não especifica se é em PCN ou PCR, portanto tem de funcionar em qualquer um. EDIT: Quando disse "a partir de agora" estava a ser otimista,

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Blackout total de PCRs
Se não houver comunicação como sabem que são "UVE autorizados"?frankesousa Escreveu: ↑15 out 2019, 12:23De acordo com as regras em vigor, a MobiE e os OPC estão a partir de agora obrigados a "não deixar ninguem na estrada" só porque a MobiE teve um dos seus ataques.
Portanto em teoria acabariam os backout. E não especifica se é em PCN ou PCR, portanto tem de funcionar em qualquer um.
REM_Artigo 70.png
EDIT: Quando disse "a partir de agora" estava a ser otimista,o "agora" é afinal Abril de 2020 de acordo com o Artigo 106º
RME_Artigo 106.png
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Blackout total de PCRs
Isso resolve-se com a (já muito pedida) whitelist nos postos, que será sincronizada com o servidor e garante que o posto mesmo sem rede sabe quem pode e quem não pode carregar.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Blackout total de PCRs
Pois... mas ao não estar "contemplado" na lei essa "whitelist" ficamos na mesma! Nada!frankesousa Escreveu: ↑15 out 2019, 16:25Isso resolve-se com a (já muito pedida) whitelist nos postos, que será sincronizada com o servidor e garante que o posto mesmo sem rede sabe quem pode e quem não pode carregar.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Blackout total de PCRs
Foi pena terem sacudido a responsabilidade para os OPCs. Caso os postos não tenham memória para as dezenas de milhar (em breve centenas, espero) de IDs quem fica a falhar é o OPC e não a EGME. A proposta da UVE ao RME é que eventuais cartões não autorizados que carregassem fossem responsabilidade da EGME, tendo esta de pagar ao OPC a eletricidade e ser ela a tratar de reaver o dinheiro aos prevaricadores.
Já agora, estes blackouts geralmente não são responsabilidade direta da Mobi.e mas sim da plataforma onde esta está inserida (Mobi.me). Em última análise para o UVE quem responde é a Mobi.e, naturalmente, mas há mais camadas na atribuição das culpas.
Já agora, estes blackouts geralmente não são responsabilidade direta da Mobi.e mas sim da plataforma onde esta está inserida (Mobi.me). Em última análise para o UVE quem responde é a Mobi.e, naturalmente, mas há mais camadas na atribuição das culpas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 420
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: Blackout total de PCRs
A ambiguidade dos "UVE autorizados", cheira mesmo a redacção 'à medida'... 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Blackout total de PCRs
Claro. É ridículo.
Aliás, todo o RME só reforça a posição de luxo de que a MobiE goza: mesmo nas sugestões de foram apresentadas para que pudessem ter de ressarcir os outros intervenientes (ou essa da UVE, muito bem Mérida) descartaram por ainda não haver maturidade do sistema ou algo assim. É um sonho ser-se a MobiE

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
