
DB Leaf 40 PeMiFer
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Vocês que andam muitas vezes com o LeafSpy ligado ao carro, qual é mais ou menos o SoC que o carro apresenta para um nível de tensão 3.9V por célula?
Nos últimos 6 meses tenho andado a carregar até 70% todos os dias. Num dia normal gasto 20% mas minhas voltinhas. Acho que o meu BMS deve estar a estimar por baixo o SoH por causa disso mas vou continuar em força com esta estratégia. Vamos ver no que dá...
Nos últimos 6 meses tenho andado a carregar até 70% todos os dias. Num dia normal gasto 20% mas minhas voltinhas. Acho que o meu BMS deve estar a estimar por baixo o SoH por causa disso mas vou continuar em força com esta estratégia. Vamos ver no que dá...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
ao fazeres essa pergunta fui ver os prints que tinha aqui.
Ontem à noite com o leaf spy a marca um soc 44.8% as células estavam entre 3.892 e 3.901mv
À 2 dias, chegou a casa com um SOC 59.4% estavam entre 3.968 e 3.993mv
Atenção o meu é um MK1...
Ontem à noite com o leaf spy a marca um soc 44.8% as células estavam entre 3.892 e 3.901mv
À 2 dias, chegou a casa com um SOC 59.4% estavam entre 3.968 e 3.993mv
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Concordo absolutamente com a tua estratégia mas, (há sempre uma porcaria de um masnoway Escreveu: ↑15 out 2019, 20:19Vocês que andam muitas vezes com o LeafSpy ligado ao carro, qual é mais ou menos o SoC que o carro apresenta para um nível de tensão 3.9V por célula?
Nos últimos 6 meses tenho andado a carregar até 70% todos os dias. Num dia normal gasto 20% mas minhas voltinhas. Acho que o meu BMS deve estar a estimar por baixo o SoH por causa disso mas vou continuar em força com esta estratégia. Vamos ver no que dá...

Eu nem sempre o faço, há fins de semana que não saio de Lisboa e não carrego a 100%, mas acho que nunca passei mais de 3 semanas sem fazer um carregamento a 100%.
O carregamento a 100% promove o balanceamento das células e a atualização do BMS.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
É uma excelente pergunta para a qual não sei a resposta.
Eis o que fiz para tentar responder.
Peguei no log do Leaf Spy, considerei a voltagem mais alta como 100%, considerei a voltagem mais baixa como 2%, calculei quanto seria 0% (como sabem descarreguei a bateria a 2%) e dividi a voltagem pelo nº de células para assim obter a voltagem média por célula.
Penso que os erros de cálculo não serão muito elevados.
O gráfico que obtive foi o seguinte.

O ficheiro Excel com os valores em bruto está aqui: https://drive.google.com/open?id=12-_5o ... l9sCehTVhz
Com base nestes dados, a resposta para a pergunta será entre 74% e 78%
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Mas olha que o SoC que o Leaf apresenta na dash pode não ser linear... daí a minha pergunta. Mas também não é preciso mais detalhe. Os 70% que habitualmente carrego deverão estar abaixo dessa tensão.
Só carrego a 100% uma vez por mês mais ou menos. Sobre o balanceamento, o Leaf 40 mesmo quando não carregas a 100% apresenta apenas 10mV a 15mV de diferença entre a célula mais baixa e a mais alta. A única coisa que o 100% deverá proporcionar ao BMS é mesmo o melhor cálculo do SoH... digo eu...
Só carrego a 100% uma vez por mês mais ou menos. Sobre o balanceamento, o Leaf 40 mesmo quando não carregas a 100% apresenta apenas 10mV a 15mV de diferença entre a célula mais baixa e a mais alta. A única coisa que o 100% deverá proporcionar ao BMS é mesmo o melhor cálculo do SoH... digo eu...
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Estou a tentar comparar a degradação atual com a degradação anterior ao carro ser meu.
A nível de SOH considerei que em novo teria 100% e calculei o resto com base na percentagem de degradação do SOH.
Quando comprei o carro tinha:
A nível de SOH considerei que em novo teria 100% e calculei o resto com base na percentagem de degradação do SOH.
Quando comprei o carro tinha:
- SOH: 94,68%
- AHr: 109,299
- Hx: 118,47
- SOH: 100%
- AHr: 115,44
- Hx: 125,13
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Não percebo onde o carro vai buscar tal degradação, o meu vai nos 90% de SOH e não vejo qualquer alteração em termos de autonomia em relação a novo, ainda no domingo fiz 220kms com o carro e segundo a degradação anunciada estaria quase a berrar, ainda tinha 14% de bateria. 

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Deve ser a história de carregar recorrentemente a 70% ou 80%.... o BMS deve andar perdido.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Faço esta viagem superior a 200 kms 2 vezes por semana, não percebo como o BMS do meu anda perdido, então como andaria com aqueles que fazem uns 40 kms diarios e carregam todos os dias? 

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
O meu é um desses... e anda perdido! 

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