miio electric

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2967
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: [Android] MobieChecker

Mensagem por migle » 26 out 2019, 22:48

cfvp Escreveu:
25 out 2019, 23:24
migle Escreveu:
25 out 2019, 22:14
O problema é eu deixar o carro a carregar e querer poder ser contactado por alguém que também precise. Mas é chato deixar o número de telemóvel à vista de toda a gente. Com o esquema do ChargeBump, a pessoa indica a matrícula e o utilizador é notificado indirectamente.
É uma boa ideia, mas é preciso deixar a matrícula? Não pode ser como no electromaps em que marcamos uma tomada como check-in e depois, caso alguém precise envia uma mensagem à pessoa que fez check-in?
No way, cfvp! Tanto trabalho? Sempre que se põe o carro a carregar? E depois no dia em que alguém efectivamente te quer contactar esqueceste-te de fazer check-in... Para quê?
O ChargeBump usa a matrícula porque está ali, à frente de toda a gente. Não estamos a revelar mais dados pessoais às pessoas na rua do que já revelaríamos... A associação de UVE da Escócia usa um número, mas a pessoa não se pode esquecer de meter o cartão visível.

Eu cá ficava mais tranquilo se estivesse contactável sempre que estou a carregar e mesmo que não seja num posto público. Na garagem do meu trabalho temos uma tomada e são duas empresas irmãs. Já tive de correr o edifício à procura do dono de um dos VEs. Acabámos por trocar emails entre os poucos UVEs mas não é automático para os que vão entrando de novo.

Bom, agora já posso desinstalar o MobieChecker que ainda tinha...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1253
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: miio electric

Mensagem por Erbium » 28 out 2019, 11:30

mjr Escreveu:
26 out 2019, 18:40
Caso a Miio faça acordos com CEMEs, era interessante bloquear um posto ainda antes de se iniciar a carga, ainda que pagando a taxa pela sua ocupação. Não sei se isso é atualmente possível com a API da Mobi.e.
Reservar um posto publico antes de lá estar!? Não concordo e parece-me que é meio caminho andado para dar asneira...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9141
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 28 out 2019, 11:34

Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 29000km em 2020-01-19
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 28500km em 2020-01-19
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 418
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: miio electric

Mensagem por noway » 28 out 2019, 12:02

rafaelferreirapt Escreveu:
26 out 2019, 20:42
Só os próprios CEMEs podem desbloquear remotamente os cartões dos seus clientes Acredito que em 2020 vamos ver várias aplicações a surgir no mercado, pelo menos uma de cada CEME
Como assim? Os CEMEs só comunicam com a Mobi.E e o miio só deverá comunicar com a Mobi.E. Não é suposto a tua aplicação comunicar com os CEMEs directamente. A ideia é ter uma interface comum para todos os CEMEs para não teres código específico para cada um dos CEMEs. Se a Mobi.E foi feita à imagem do SIBS é essa a arquitectura que deverá lá estar. Pelo menos parece simples na minha cabeça: o miio obtem a autorização de começar a carregar ou não via API da Mobi.E. E a Mobi.E obtem essa informação no respectivo backend em que questiona o CEME se o cliente pode iniciar ou não o carregamento. Há outra forma de fazer isto?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1680
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: miio electric

Mensagem por rimsilva » 28 out 2019, 12:10

Parabéns mais uma vez. Realmente este tópico já deveria ter sido criado porque a miio merece, foi aqui que surgiu a mobiechecker e tão útil que foi a muito utilizadores.

Já foram abordadas alguns aspectos interessantes para que a miio se torne ainda mais útil a toda a comunidade, a dificuldade em avançar para por soluções mais onerosas, talvez possa ser resolvida com uma versão mais premium que seja paga.

Em termos de prioridades a meu ver as mais importantes seriam:

- A possibilidade de nos registarmos em fila de espera (talvez com tempo limite, para evitar esquecimentos), para que o utilizador possa saber que além de alguém estar carregar, existem x utilizadores à espera;
- O planeamento das deslocações é sempre interessante, sendo actualmente o ABRP o mais procurado pelos utilizadores, há também outras ferramentas mais simples que também dão uma informação de qualidade, nomeadamente o Next charge, se a miio dessa esta possibilidade já seria excelente.
- A integração da funcionalidades do charge bump (aplicação que também tem um tópico nete forum, mas que nunca teve grande adesão), que ao estar numa aplicação como a miio pode levar a uma maior adesão.
- A utilização da miio para o pagamento de carregamentos seria também excelente, sobretudo ao permitir a activação da carga, dispensando dessa forma o cartão.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1253
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: miio electric

Mensagem por Erbium » 28 out 2019, 12:34

mjr Escreveu:
28 out 2019, 11:34
Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Conforme escrevi, postos públicos...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Avatar do Utilizador
rafaelferreirapt
Mensagens: 46
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por rafaelferreirapt » 28 out 2019, 13:13

Já inclui na nossa lista de funcionalidades a desenvolver algo semelhante ao ChargeBump, como vamos dar a possibilidade do utilizador inserir qual é o carro que tem, vamos adicionar também a possibilidade de indicar a matrícula e depois desenvolver para algo semelhante ao ChargeBump, criando um chat de mensagens pré-definidas.
mjr Escreveu:
28 out 2019, 11:34
Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Sim, a ideia é que o operador seja remunerado pela reserva, como não está a ser passada energia, o CEME não parece que irá receber, mas é algo que provavelmente deve ficar em discussão em 2020 entre todos os intervenientes, não sei... Eu pessoalmente não sou muito fã de reservas :roll:
noway Escreveu:
28 out 2019, 12:02
rafaelferreirapt Escreveu:
26 out 2019, 20:42
Só os próprios CEMEs podem desbloquear remotamente os cartões dos seus clientes Acredito que em 2020 vamos ver várias aplicações a surgir no mercado, pelo menos uma de cada CEME
Como assim? Os CEMEs só comunicam com a Mobi.E e o miio só deverá comunicar com a Mobi.E. Não é suposto a tua aplicação comunicar com os CEMEs directamente. A ideia é ter uma interface comum para todos os CEMEs para não teres código específico para cada um dos CEMEs. Se a Mobi.E foi feita à imagem do SIBS é essa a arquitectura que deverá lá estar. Pelo menos parece simples na minha cabeça: o miio obtem a autorização de começar a carregar ou não via API da Mobi.E. E a Mobi.E obtem essa informação no respectivo backend em que questiona o CEME se o cliente pode iniciar ou não o carregamento. Há outra forma de fazer isto?
Sim, é mais ou menos isso, há uma autorização na Mobi.e via API e depois os CEMEs têm de lidar normalmente com o fim de carregamento para efeitos de faturação...
rimsilva Escreveu:
28 out 2019, 12:10
Parabéns mais uma vez. Realmente este tópico já deveria ter sido criado porque a miio merece, foi aqui que surgiu a mobiechecker e tão útil que foi a muito utilizadores.
Obrigado!
rimsilva Escreveu:
28 out 2019, 12:10
Já foram abordadas alguns aspectos interessantes para que a miio se torne ainda mais útil a toda a comunidade, a dificuldade em avançar para por soluções mais onerosas, talvez possa ser resolvida com uma versão mais premium que seja paga.
Nós pensámos num pacote de viagens gratuitas e acima disso seria pacote pago de simulações, mas quando se paga não pode haver margem para erros, o que é difícil no início ter algo perfeito. Um ABRP na miio tem de ser visto como uma conveniência para os utilizadores, e gratuito. Dependendo do desenrolar do que vamos fazendo podemos começar com um ABRP simples, até para ser mais fácil perceber e controlar gastos em viagens. O medo neste tipo de software é que depois venha uma Google e faça algo muito acima do que existe no mercado, por isso é que acredito que o ABRP opte por integrações e não em criar uma stack completa.
rimsilva Escreveu:
28 out 2019, 12:10
- A utilização da miio para o pagamento de carregamentos seria também excelente, sobretudo ao permitir a activação da carga, dispensando dessa forma o cartão.
Em relação a esta parte, que tipo de preçário gostariam de ter? Tudo incluído? Mensalidade ao estilo da Fastned? Um preço único total ao estilo da Ionity?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9141
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: miio electric

Mensagem por mjr » 28 out 2019, 13:59

Erbium Escreveu:
28 out 2019, 12:34
mjr Escreveu:
28 out 2019, 11:34
Dar asneira porquê? Sendo o posto privado e querendo o privado permitir que o posto fique reservado para clientes que paguem o serviço qual é o problema? É a mesma questão de reservar um restaurante, o cliente quer ter a certeza que quando lá chegar tem o posto disponível, mesmo pagando um pouco mais por isso.
Conforme escrevi, postos públicos...
Se te estás a referir aos PCN que (ainda) pertencem à Mobi.e, sim naturalmente que isso nunca poderia ser feito, até porque são gratuitos.
Naturalmente que me estava a referir a postos que pertencem a OPC, assumi que era implícito isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 29000km em 2020-01-19
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 28500km em 2020-01-19
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3302
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: miio electric

Mensagem por RJSC » 28 out 2019, 14:10

Devia era dar para consultar o mapa e preços sem ter que fazer registo...

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1253
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 18 nov 2014
Capacidade bateria: 55Ah - 11 barras
Localização: Margem sul

Re: miio electric

Mensagem por Erbium » 28 out 2019, 14:43

mjr Escreveu:
28 out 2019, 13:59
Se te estás a referir aos PCN que (ainda) pertencem à Mobi.e, sim naturalmente que isso nunca poderia ser feito, até porque são gratuitos.
Naturalmente que me estava a referir a postos que pertencem a OPC, assumi que era implícito isso.
Disseste mobi.e, esses que "pertencem a OPC" estão na mobi.e?
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

Responder

Voltar para “Off-Topic”