Preço da bateria de substituição 30kwh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pemifer » 29 out 2019, 13:42

civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
...a Nissan não é diferente de nenhuma outra marca.
Mea culpa! Eu pensava que era! Este episódio mostrou precisamente isso!
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
1- Não posso afirmar que é mentiram não possuo dados para isso, tu tens? Alem disso não se compromete com um numero, o que dizer "maioritariamente" num universo de milhares, são algumas unidades, nenhum numero concreto, portanto.
Atribuo a tua ignorância sobre o assunto ao fato de seres novo no forum.
Existem por aqui algumas trocas de bateria por degradação e até comentários de trocas por degradação dentro da garantia, estou a lembrar-me por exemplo do Táxi de Lisboa.
Até houve um caso de alguém que comprou o carro com bateria degradada antes da troca em garantia e recebeu o carro com bateria nova.
Aonde estão as colisões? Colisão só a dos teus argumentos face à realidade.
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
2- Não vejo onde está a asneira, se tem apenas um pedido de substituição... :? Sabes de mais?
"Cego é aquele que não quer ver"
Utilizaram o fato de este ano só haver um pedido conhecido publicamente para ignorarem todos os pedidos que existiram ao longo dos anos.
Não há Leafs só desde 1 de Janeiro de 2019.
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
3- É uma expectativa que está alinhada com todas as outras marcas, não vejo onde está a asneira, tendo em conta que a vida expectavel de um carro anda entre os 10 a 12 anos...Claro que haverá quem os tenha mais tempo (eu por exemplo, compro novo mas até morrerem), mas estou fora de todas as estimativas de todas as marcas e media geral.
A maior parte dos mk1 terão a bateria agora em condições de substituição.
O meu Leaf antigo, por exemplo, está!
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
4- Se é expectável com a degradação durar a vida do carro, em que caso se substituiriam os modulos? em caso de avaria obviamente, neste caso substituir os modulos avariados.
A substituição de módulos se não aplica à degradação da bateria.
Aliás se a substituição dos módulos fosse uma opção porque razão a Nissan não divulga o preço dos módulos individualmente em vez de divulgar o preço da bateria completa?
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
...nunca acreditei nesses valores ridículos...
Então se nunca acreditaste, este comunicado vem desmentir o quê?

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por frankesousa » 29 out 2019, 13:47

civic Escreveu:
29 out 2019, 12:19
Acho que não percebeste nada do que se passou, 200 000 kms com uma utilização aceitável? Então o exemplo que tens é uma utilização altamente degradante para as baterias, 200 000 kms em menos de 2 anos com cargas rapidas todos os dias, e vens dizer que uma utilização aceitável faz os mesmos 200 000kms? :? :?
Deixa-me explicar melhor.

Não estava a falar deste caso, estava a falar de qualquer um de nós, com uma utilização do dia-a-dia.

O meu leaf tem 83 000 km e SoH de 84%, é de 02/2016. Quando lhe enfiar mais 117 000 km no lombo, tomando uma degradação linear (que tem sido para já) vai levar + 22% de degradação a somar aos já 16%.

Assim, quando chegar aos 200 000km vai estar com SoH de +- 60%. Eu dou uma utilização aceitável, e 200 000km para mim é uma duração também aceitável.

Um leaf 30 com bateria a SoH 60% fará uns 100km já com cuidados e eu faço no dia a dia 100/120km. ou seja, o meu não me vai conseguir chegar aos 200 000km e para o manter terei de trocar a bateria antes :doh:
Já para não falar da regeneração que começa a ficar bastante má com o aumento da degradação (pelo menos dos mk1 assim é!)

Penso que está melhor explicado o que o meu "aceitável" queria dizer!

A minha estimativa é que tenha de trocar a bateria antes do 200 000km e isso é um custo de mais de 5€/100km só para esta.
Eu não acho muito, acho mais barato do que os carros a combustão, mas não é o "quase grátis" que por fezes parece quando falamos dos 1.5€/100km de electricidade!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por kony76 » 29 out 2019, 13:51

Esta nota de imprensa não é um desmentido. É um esclarecimento.

O mais importante é o cerne da questão é o preço da bateria. Isso está resolvido.
O resto é a defesa da própria marca e pouco interesse tem para esta discussão dos preços das baterias.

E Já agora também tira as dúvidas que surgiram sobre a garantia das baterias ter baixado para 5 anos.

Atenção que não defendo a nissan e acho um disparate terem permitidos está questão surgir, e muito mais avançar até este ponto.

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 29 out 2019, 14:19

pemifer Escreveu:
29 out 2019, 13:42
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
...a Nissan não é diferente de nenhuma outra marca.
Mea culpa! Eu pensava que era! Este episódio mostrou precisamente isso!
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
1- Não posso afirmar que é mentiram não possuo dados para isso, tu tens? Alem disso não se compromete com um numero, o que dizer "maioritariamente" num universo de milhares, são algumas unidades, nenhum numero concreto, portanto.
Atribuo a tua ignorância sobre o assunto ao fato de seres novo no forum.
Existem por aqui algumas trocas de bateria por degradação e até comentários de trocas por degradação dentro da garantia, estou a lembrar-me por exemplo do Táxi de Lisboa.
Até houve um caso de alguém que comprou o carro com bateria degradada antes da troca em garantia e recebeu o carro com bateria nova.
Aonde estão as colisões? Colisão só a dos teus argumentos face à realidade.
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
2- Não vejo onde está a asneira, se tem apenas um pedido de substituição... :? Sabes de mais?
"Cego é aquele que não quer ver"
Utilizaram o fato de este ano só haver um pedido conhecido publicamente para ignorarem todos os pedidos que existiram ao longo dos anos.
Não há Leafs só desde 1 de Janeiro de 2019.
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
3- É uma expectativa que está alinhada com todas as outras marcas, não vejo onde está a asneira, tendo em conta que a vida expectavel de um carro anda entre os 10 a 12 anos...Claro que haverá quem os tenha mais tempo (eu por exemplo, compro novo mas até morrerem), mas estou fora de todas as estimativas de todas as marcas e media geral.
A maior parte dos mk1 terão a bateria agora em condições de substituição.
O meu Leaf antigo, por exemplo, está!
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
4- Se é expectável com a degradação durar a vida do carro, em que caso se substituiriam os modulos? em caso de avaria obviamente, neste caso substituir os modulos avariados.
A substituição de módulos se não aplica à degradação da bateria.
Aliás se a substituição dos módulos fosse uma opção porque razão a Nissan não divulga o preço dos módulos individualmente em vez de divulgar o preço da bateria completa?
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:17
...nunca acreditei nesses valores ridículos...
Então se nunca acreditaste, este comunicado vem desmentir o quê?
A questão aqui não é se existem casos que precisem de substituição, a questão aqui é os casos que chegaram à Nissan para substituir, consegues ver a diferença?
Tu conheces alguns casos de mudança de baterias, como eu conheço também, o que vai isso contra o comunicado da Nissan? Eles não referem numeros, até referem percentagens, que falam em cerca 0,5%, consegues refutar este numero para dizer que é mentira? Ou que a maioria não é de colisões?
O comunicado vem desmentir valores que sairam da Nissan que não foram pagos por ninguém e que foi um erro em qualquer ponto da marca, se te recordas, já que andas nestas andanças à muito tempo, houve um caso parecido na Tesla quando alguem se lembrou de dizer que os preços dos carros iriam baixar muito, claro que foi desmentido a seguir. Acontece em qualquer marca.
A Nissan divulgou o erro que tinha cometido, os valores dos modulos sempre estiveram disponiveis nos balcões, já tinha falado sobre isso, cerca de 200€+IVA para os do 24kWh.
Procurar fantasmas é o que vejo que andas a fazer, boa sorte.
Última edição por civic em 29 out 2019, 14:27, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 29 out 2019, 14:25

frankesousa Escreveu:
29 out 2019, 13:47
civic Escreveu:
29 out 2019, 12:19
Acho que não percebeste nada do que se passou, 200 000 kms com uma utilização aceitável? Então o exemplo que tens é uma utilização altamente degradante para as baterias, 200 000 kms em menos de 2 anos com cargas rapidas todos os dias, e vens dizer que uma utilização aceitável faz os mesmos 200 000kms? :? :?
Deixa-me explicar melhor.

Não estava a falar deste caso, estava a falar de qualquer um de nós, com uma utilização do dia-a-dia.

O meu leaf tem 83 000 km e SoH de 84%, é de 02/2016. Quando lhe enfiar mais 117 000 km no lombo, tomando uma degradação linear (que tem sido para já) vai levar + 22% de degradação a somar aos já 16%.

Assim, quando chegar aos 200 000km vai estar com SoH de +- 60%. Eu dou uma utilização aceitável, e 200 000km para mim é uma duração também aceitável.

Um leaf 30 com bateria a SoH 60% fará uns 100km já com cuidados e eu faço no dia a dia 100/120km. ou seja, o meu não me vai conseguir chegar aos 200 000km e para o manter terei de trocar a bateria antes :doh:
Já para não falar da regeneração que começa a ficar bastante má com o aumento da degradação (pelo menos dos mk1 assim é!)

Penso que está melhor explicado o que o meu "aceitável" queria dizer!

A minha estimativa é que tenha de trocar a bateria antes do 200 000km e isso é um custo de mais de 5€/100km só para esta.
Eu não acho muito, acho mais barato do que os carros a combustão, mas não é o "quase grátis" que por fezes parece quando falamos dos 1.5€/100km de electricidade!
A degradação é tudo menos linear, com este caso devias saber que as tuas contas podem não ser bem assim, pois se cuidas melhor da bateria será normal que ela dure mais, não o contrário. Alem disso a degradação dada pelo carro não corresponde à realidade, pelo menos no meu é assim, já o vi com 90% e agora até está a subir. Na realidade continua com a mesma autonomia de quando era novo, não consigo ainda ver alguma alteração.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pemifer » 29 out 2019, 16:54

A SIC já apresentou a notícia do comunicado.

https://sicnoticias.pt/pais/2019-10-29- ... cia-da-SIC

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pemifer » 29 out 2019, 17:09

kony76 Escreveu:
29 out 2019, 13:51
Esta nota de imprensa não é um desmentido. É um esclarecimento.

O mais importante é o cerne da questão é o preço da bateria. Isso está resolvido.
O resto é a defesa da própria marca e pouco interesse tem para esta discussão dos preços das baterias.

E Já agora também tira as dúvidas que surgiram sobre a garantia das baterias ter baixado para 5 anos.

Atenção que não defendo a nissan e acho um disparate terem permitidos está questão surgir, e muito mais avançar até este ponto.
Também não é um esclarecimento, é a confirmação dos preços que têm sido públicos e o anúncio de um novo preço a partir de 4 de Novembro.
Estaremos cá para ver até quando se manterá esse preço.
Sim, afinal confirma-se a garantia de 8 anos!
Apesar de aquele estúpida imagem continuar no site.
20190923 Garantia_electrico.jpg
20190923 Garantia_electrico.jpg (30.54 KiB) Visto 3795 vezes
https://www.nissan.pt/veiculos/novos-ve ... ferId=3363
Se calhar era melhor alguem informar os senhores para tirarem a porcaria da imagem.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pemifer » 29 out 2019, 17:46

Olha, vou-te responder pela ultima vez. Tu cansas-me a beleza com as palas tão grandes que tens nos olhos!
civic Escreveu:
29 out 2019, 14:19
A questão aqui não é se existem casos que precisem de substituição, a questão aqui é os casos que chegaram à Nissan para substituir, consegues ver a diferença?
Então se houve baterias substituídas e os casos não chegaram à Nissan, chegaram aonde?
Deve ter sido à Cochinchina!
civic Escreveu:
29 out 2019, 14:19
Tu conheces alguns casos de mudança de baterias, como eu conheço também, o que vai isso contra o comunicado da Nissan? Eles não referem numeros, até referem percentagens, que falam em cerca 0,5%, consegues refutar este numero para dizer que é mentira? Ou que a maioria não é de colisões?
Pensei que este texto tinha sido elaborado de propósito para dar a entender que não houve trocas de baterias...
Ainda bem que o esforço deles não foi em vão pois pelo menos tu acreditas!
civic Escreveu:
29 out 2019, 14:19
O comunicado vem desmentir valores que sairam da Nissan que não foram pagos por ninguém e que foi um erro em qualquer ponto da marca, se te recordas, já que andas nestas andanças à muito tempo, houve um caso parecido na Tesla quando alguem se lembrou de dizer que os preços dos carros iriam baixar muito, claro que foi desmentido a seguir. Acontece em qualquer marca.
Este comunicado não vem desmentir nada, para alem de vir cheio de mentiras como já demonstrei.
Este comunicado é o anuncio de um novo preço.
Este comunicado vem confirmar os preços que já se sabiam.
civic Escreveu:
29 out 2019, 14:19
A Nissan divulgou o erro que tinha cometido, os valores dos modulos sempre estiveram disponiveis nos balcões, já tinha falado sobre isso, cerca de 200€+IVA para os do 24kWh.
Procurar fantasmas é o que vejo que andas a fazer, boa sorte.
Não procuro fantasmas, mas tentar desfazer uma burrada descomunal com um comunicado cheio de mentiras, é dose!

O que tu nunca percebeste, e continuas a não perceber, é que não é importante quantas pessoas pagaram esse preço.
O que é importante é a desvalorização do carro sabendo-se que é impossível substituir um componente fundamental do carro.
Quem tenta vender Leafs usados sabe que o preço da bateria de substituição é uma das primeiras perguntas que os potenciais compradores fazem.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por frankesousa » 29 out 2019, 17:47

civic Escreveu:
29 out 2019, 14:25
A degradação é tudo menos linear, com este caso devias saber que as tuas contas podem não ser bem assim, pois se cuidas melhor da bateria será normal que ela dure mais, não o contrário. Alem disso a degradação dada pelo carro não corresponde à realidade, pelo menos no meu é assim, já o vi com 90% e agora até está a subir. Na realidade continua com a mesma autonomia de quando era novo, não consigo ainda ver alguma alteração.
Pois, a minha bateria desde Maio de 2018, quando comprei o carro com 30.000km até hoje tem uma degradação linear.

Faço +- os mesmos km todos os meses e o grafico de SoH reportado pelo carro (depois do upgrade, só comecei a registar depois disso, em Agosto de 2018) tem um comportamento totalmente linear como podes ver no meu DB:
viewtopic.php?f=56&t=7220&start=20#p124745

Agora que vejo o que escrevi no DB, as contas são 70% SoH aos 200.000 km em 2022.

Isso prova o que estas a dizer, no inicio não foi linear e sofreu uma queda rápida. Mas desde que tenho registo tem sido linear.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pemifer » 29 out 2019, 18:41

Andei a tentar perceber quantos Nissan Leaf existem em Portugal, não consegui.
Consegui o seguinte: Portanto rondarão os 4200 carros.
Apenas 5% não têm a bateria de origem, ou seja: 21 carros.
Destes a maioria das trocas foi devido a colisões, ou seja, 51% foi colisões.
Apenas 49% de 21 carros trocaram a bateria por degradação, ou seja: 10 carros.
Portanto a troca de baterias por degradação em Portugal terá sido 10 carros.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”