"PORTUGAL SERÁ DENTRO DE DEZ ANOS EXPORTADOR DE ENERGIA ELÉCTRICA"

A garantia é dada pelo secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, em entrevista ao jornal Público. Numa altura em que muito se debate a mudança do paradigma energético, Carlos Zorrinho não tem dúvidas em afirmar que "o salto será dado nesta década". A contribuir estarão factores como o preço do petróleo e as energias renováveis. "O que está a acontecer é uma transição de um modelo industrial para outro, de um baseado nos combustíveis fósseis para outro baseado na inovação limpa."
Segundo Carlos Zorrinho, "Portugal é líder na transição" com a "liderança internacional no sistema de carregamento dos carros eléctricos e processamento de fluxos de energia associados aos carros eléctricos", e por isso é já considerado "país-modelo em vários fóruns internacionais", como no Clean Energy Forum, em Londres, e na cimeira mundial da energia do futuro, em Abu Dhabi.
Ao Público, o secretário de Estado da Energia e Inovação mostrou-se optimista quanto ao futuro, "o que está a acontecer já não é só pioneirismo experimentalista, há uma aposta dos EUA e da UE."
O sector da energia está em mudança e Portugal vai nos lugares da frente no que toca à inovação. Só no último ano foram investidos em Portugal "500 milhões de euros em investigação científica na área da energia", sector onde se registou um maior investimento, segundo um inquérito ao potencial científico e tecnológico de 2009, garantiu Carlos Zorrinho.