No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!

No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!
Sim, por esse gráfico realmente não vale a pena andar a colocar mais do que indicado pela marca. Eu como disse anteriormente mudei novamente, agora para 2.6 que a frio anda pelos 2.5 (como indica a etiqueta no carro). O que ainda não percebo é porque é que o carro vinha com 2.0. Provavelmente esqueçeram-se de acertar a pressão antes de entregar o carro. Mas estão a aparecer mais casos!!!! Com os 2.0 os pneus da frente ficavam visivelmente baixos já os de trás pareciam bem.frankesousa Escreveu: ↑13 nov 2019, 13:41No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!![]()
O "problema" de usar o recomendado pela marca é que com o frio a pressão baixa muito, por isso coloco um pouco acima, atualmente tenho apanhado 2.3 no carro em Estrada quando à temperatura da garagem (cerca de 15ºC) meti todos a 2.5.frankesousa Escreveu: ↑13 nov 2019, 13:41
No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!![]()
de qualquer modo qualquer desses valores está OK para segurança.civic Escreveu: ↑13 nov 2019, 14:29O "problema" de usar o recomendado pela marca é que com o frio a pressão baixa muito, por isso coloco um pouco acima, atualmente tenho apanhado 2.3 no carro em Estrada quando à temperatura da garagem (cerca de 15ºC) meti todos a 2.5.frankesousa Escreveu: ↑13 nov 2019, 13:41
No mesmo gráfico também se vê que a diferença de 2.2 ou até 2.0 para 2.5 é igualmente baixa, pelo que mais vale andar com a pressão recomendada pela marca (do carro e dos pneus) do que andar a inventar com a esperança de poupar 1 milésimo de kWh!![]()
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Excelente explicação. Pessoalmente vejo mais vantagens com pressões mais elevadas. No Leaf ando sempre com 2.8-2.9, mas acho que 3.0 não seria demasiado.migle Escreveu: ↑13 nov 2019, 21:52A pressão indicada na porta do carro deve ser lida como um mínimo. O mínimo aceitável da pressão medida a frio. Deve sempre acrescentar-se 0.2 a 0.5 bar com a sobreposição de várias condições que podem fazer o pneu aquecer mais: velocidade elevada, viagem longa, mais peso.
Um pneu menos cheio, sofre maiores deformações e por isso aquece mais. Precisamente, naquelas situações recomenda-se encher mais para que aqueça menos. Também, como se deforma mais, o risco de colapso da parte lateral é maior e consequentemente de rebentamento. Já o pneu mais cheio, só tem maior risco de punção, que é de longe um dano menor e menos perigoso,
Quanto a tracção, embora a área de contacto com o solo de um pneu mais vazio seja maior, e por isso seja usado nalgumas circunstâncias, para circular em estrada é pior para a tracção. Um pneu menos cheio, por se deformar mais, vai ter pior contacto com o solo em curva e vai chiar mais.