
Pagamento utilização espaço público
- mjr
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Re: Pagamento utilização espaço público
Absolutamente ridículo esse ponto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: Pagamento utilização espaço público
Não consigo perceber (e voltei a ler agora) se aquilo só se aplica a PCR ou a PCN também, aquela questão da potência é confusa.
Aquele valor anual são quase 5€/dia por posto. Não parece nada de especial, mas se for para os PCN e um PCN for cobrado a 5cts/min (caro, muito caro para a larga maioria dos carros), é 1h40min de carregamentos diários só para essa taxa. Para postos cobrados mais barato são ainda mais horas diárias.
Para PCR não parece demasiado crítico, considerando que nas cidades a taxa de ocupação é alta e os valores cobrados também.
Mesmo assim, se era para apoiar a mobilidade eléctrica, podiam fazer isso por um valor simbólico. Mais taxas para os OPC suportarem...
Aquele valor anual são quase 5€/dia por posto. Não parece nada de especial, mas se for para os PCN e um PCN for cobrado a 5cts/min (caro, muito caro para a larga maioria dos carros), é 1h40min de carregamentos diários só para essa taxa. Para postos cobrados mais barato são ainda mais horas diárias.
Para PCR não parece demasiado crítico, considerando que nas cidades a taxa de ocupação é alta e os valores cobrados também.
Mesmo assim, se era para apoiar a mobilidade eléctrica, podiam fazer isso por um valor simbólico. Mais taxas para os OPC suportarem...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Pagamento utilização espaço público
Bem, relendo o regulamento, afinal aquelas taxas até são baratas...
Reparem só na trabalheira que dá a emissão do título. São 2460 minutos de trabalho árduo de um técnico da câmara. Considerando horário das 9h às 17h com uma hora de almoço (7h trabalho) dá 5,86 dias. É mais que uma semana de trabalho
A câmara do Porto está é a brincar com coisas sérias. Com o transito que se verifica diariamente no Porto, caso não tomem medidas estruturantes, a curto prazo a cidade entrará em incumprimento relativamente aos índices de poluição do ar. As multas daí resulta vão custar bem mais que estas taxas e taxinhas que querem sugar
Reparem só na trabalheira que dá a emissão do título. São 2460 minutos de trabalho árduo de um técnico da câmara. Considerando horário das 9h às 17h com uma hora de almoço (7h trabalho) dá 5,86 dias. É mais que uma semana de trabalho




A sofreguidão é tanta...1.1 - Pela emissão do título 0,36689 € 902,55 € 0,01722 € 42,36 € 3,74 € 109,25 € 1.057,90 €
A câmara do Porto está é a brincar com coisas sérias. Com o transito que se verifica diariamente no Porto, caso não tomem medidas estruturantes, a curto prazo a cidade entrará em incumprimento relativamente aos índices de poluição do ar. As multas daí resulta vão custar bem mais que estas taxas e taxinhas que querem sugar
- mjr
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Re: Pagamento utilização espaço público
A sorte do Porto é estar à beira mar, sempre com vento que limpa a poluição.
Mesmo assim estamos muito à frente da maioria das cidades europeias em taxa de penetração de VE. Esta semana estive em Munique dois dias e apenas vi 1 (sim , um) VE, neste caso um TMX.
Os PCE têm de ter uma potência acima de 43kW por ponto logo são PCR. Mesmo que não fosse obrigatório ser PCR, só um louco colocava PCN com estes preços.
Mesmo assim estamos muito à frente da maioria das cidades europeias em taxa de penetração de VE. Esta semana estive em Munique dois dias e apenas vi 1 (sim , um) VE, neste caso um TMX.
Os PCE têm de ter uma potência acima de 43kW por ponto logo são PCR. Mesmo que não fosse obrigatório ser PCR, só um louco colocava PCN com estes preços.
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- BrunoFonseca
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Re: Pagamento utilização espaço público
E aplica-se aos já existentes?mjr Escreveu: ↑16 nov 2019, 09:34A sorte do Porto é estar à beira mar, sempre com vento que limpa a poluição.
Mesmo assim estamos muito à frente da maioria das cidades europeias em taxa de penetração de VE. Esta semana estive em Munique dois dias e apenas vi 1 (sim , um) VE, neste caso um TMX.
Os PCE têm de ter uma potência acima de 43kW por ponto logo são PCR. Mesmo que não fosse obrigatório ser PCR, só um louco colocava PCN com estes preços.
Se sim esperam-se aumentos nos proximos meses.
Será que podemos fazer uma petição para que a CMP reveja esta estratégia? Juntar UVE e OPC e explicar que não é o caminho a seguir.
Receio que outros municipios façam o mesmo no futuro.
Há que cortar logo o mal pela raiz.
- mjr
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Re: Pagamento utilização espaço público
Não sei mas calculo que não, esses já devem ter sido alvo de uma concessão anterior com outras condições.
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- BrunoAlves
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Re: Pagamento utilização espaço público
Pelo que entendi os da rede piloto estão excluídos, isto é só para novos PCE a instalar daqui para a frente
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Re: Pagamento utilização espaço público
Quais novos?BrunoAlves Escreveu: ↑16 nov 2019, 15:13Pelo que entendi os da rede piloto estão excluídos, isto é só para novos PCE a instalar daqui para a frente

Mas alguma empresa no seu perfeito juízo vai instalar postos no Porto para pagar estes valores?

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Re: Pagamento utilização espaço público
Então é enviar a sugestão para a câmara de Lisboa
