Quando é falado em carregamento parcial não ser bom, fico com uma dúvida.
Quando não se carrega a 100% com balanceamento das células já é um carregamento parcial?
Quando vou a rolar e tiro o pé do acelerador, estou a fazer um carregamento parcial?
Se venho a 80km/h e meto o pé no travão, aí faço uma carga rápida parcial

Ou estou a ver mal a coisa?
[/quote]
Entendo como carregamento parcial, teres programado o carregamento para 80% e consecutivamente interromperes a carga antes disso. Imagina por exemplo quando vais a um pcn, chegas com 25%, carregas durante 45 minutos e sais com 50%. Este comportamento assiduamente faz baralhar o BMS, não significando isto que faça mal à bateria. A estimativa do SOH é que fica desnorteada.
Da minha experiência, se tiver o carregamento programado para 100% e interrompe-lo aos 95% (faço não poucas vezes) o BMS não se ressente. No entanto, faço semanalmente, sem excepção, um carregamento a 100% com balanceamento das células.
Em relação à voltagem das células quando parado, não tentes deixar com menos de 3.9V. O que tenho feito é tentar deixar nos 3.92V durante a noite na garagem até iniciar o carregamento na madrugada.
Por exemplo, como ao sábado tenho tarifa bi-horária durante o dia o carro pernoitou assim na garagem.