Reparação de módulos de bateria
Reparação de módulos de bateria
Boa noite a todos,
Sou proprietário de um Nissan Leaf 24KWh de Nov/2012, nacional, 1 dono e sempre mantido na marca.
Comprei o carro em Dez/2018, à data com 49.100kms e já menos 2 barras de bateria.
Actualmente, tem cerca de 59.000kms e por altura do Verão de 2019, perdi mais uma barra.
Dado que percorro cerca de 20 a 30kms p/dia, e sempre em ambiente urbano, a condição actual não me gera qq espécie de contrangimento, sendo que nunca tive necessidade de ir além de deslocações superiores a 70kms de uma vez só.
No seguimento da recente especulação sobre o custo das baterias e posterior comunicado da Nissan, fiquei algo curioso sobre uma possível 'reparação' da minha bateria e a alegada substituição de alguns módulos que compõem a mesma.
Assim sendo, e dado que sou novo neste fórum perdoem-me desde já se estou a repetir temas já debatidos anteriormente, gostaria de saber se alguém já teve experiência com reparações similares e se o custo compensou face a uma substituição integral da bateria (7.000€ + IVA)?
Obrigado
Sou proprietário de um Nissan Leaf 24KWh de Nov/2012, nacional, 1 dono e sempre mantido na marca.
Comprei o carro em Dez/2018, à data com 49.100kms e já menos 2 barras de bateria.
Actualmente, tem cerca de 59.000kms e por altura do Verão de 2019, perdi mais uma barra.
Dado que percorro cerca de 20 a 30kms p/dia, e sempre em ambiente urbano, a condição actual não me gera qq espécie de contrangimento, sendo que nunca tive necessidade de ir além de deslocações superiores a 70kms de uma vez só.
No seguimento da recente especulação sobre o custo das baterias e posterior comunicado da Nissan, fiquei algo curioso sobre uma possível 'reparação' da minha bateria e a alegada substituição de alguns módulos que compõem a mesma.
Assim sendo, e dado que sou novo neste fórum perdoem-me desde já se estou a repetir temas já debatidos anteriormente, gostaria de saber se alguém já teve experiência com reparações similares e se o custo compensou face a uma substituição integral da bateria (7.000€ + IVA)?
Obrigado
- mjr
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Re: Reparação de módulos de bateria
Bem vindo!
A troca de módulos só tem utilidade quando existem módulos defeituosos. No caso da degradação da capacidade, esta acontece de igual modo por todos os módulos da bateria pelo que trocar só alguns não irá ter qualquer efeito na capacidade da bateria (como os módulos estão em série, quem dita a capacidade da bateria é o módulo mais fraco).
Mesmo trocando apenas os módulos mais fracos, o aumento de capacidade será sempre muito abaixo de 10% pois numa bateria normal a diferença de capacidade entre os módulos é muito baixa, normalmente por volta de 1-2% entre o mais fraco e o mais forte.
Eu sugiro que continue com a bateria original o mais possível, tendo os cuidados normais (evitar cargas a 100%, evitar descargas profundas, fazer cargas parciais sempre que possível e ter atenção com as temperaturas elevadas). Se conseguir, fazer ciclos de 60% a 20% seria o ideal para a longevidade da bateria (abaixo de 20% seria ainda melhor, tipo 50-10%, mas estaria com o coração nas mãos por estar muito próximo de 0%).
A troca de módulos só tem utilidade quando existem módulos defeituosos. No caso da degradação da capacidade, esta acontece de igual modo por todos os módulos da bateria pelo que trocar só alguns não irá ter qualquer efeito na capacidade da bateria (como os módulos estão em série, quem dita a capacidade da bateria é o módulo mais fraco).
Mesmo trocando apenas os módulos mais fracos, o aumento de capacidade será sempre muito abaixo de 10% pois numa bateria normal a diferença de capacidade entre os módulos é muito baixa, normalmente por volta de 1-2% entre o mais fraco e o mais forte.
Eu sugiro que continue com a bateria original o mais possível, tendo os cuidados normais (evitar cargas a 100%, evitar descargas profundas, fazer cargas parciais sempre que possível e ter atenção com as temperaturas elevadas). Se conseguir, fazer ciclos de 60% a 20% seria o ideal para a longevidade da bateria (abaixo de 20% seria ainda melhor, tipo 50-10%, mas estaria com o coração nas mãos por estar muito próximo de 0%).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Reparação de módulos de bateria
Evitar descargas profundas e depois sugerir que se faça ciclos 50-10%, poderá induzir alguma confusão ao utilizador, embora compreenda o ponto de vista mjr!mjr Escreveu: ↑06 jan 2020, 00:03Bem vindo!
A troca de módulos só tem utilidade quando existem módulos defeituosos. No caso da degradação da capacidade, esta acontece de igual modo por todos os módulos da bateria pelo que trocar só alguns não irá ter qualquer efeito na capacidade da bateria (como os módulos estão em série, quem dita a capacidade da bateria é o módulo mais fraco).
Mesmo trocando apenas os módulos mais fracos, o aumento de capacidade será sempre muito abaixo de 10% pois numa bateria normal a diferença de capacidade entre os módulos é muito baixa, normalmente por volta de 1-2% entre o mais fraco e o mais forte.
Eu sugiro que continue com a bateria original o mais possível, tendo os cuidados normais (evitar cargas a 100%, evitar descargas profundas, fazer cargas parciais sempre que possível e ter atenção com as temperaturas elevadas). Se conseguir, fazer ciclos de 60% a 20% seria o ideal para a longevidade da bateria (abaixo de 20% seria ainda melhor, tipo 50-10%, mas estaria com o coração nas mãos por estar muito próximo de 0%).
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- mjr
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Re: Reparação de módulos de bateria
Descargas profundas no sentido de grandes ciclos, tipo 100-20% pode ser considerado uma descarga profunda de 80%, mas 20%-0% já não é uma descarga profunda pois apenas variamos o SOC em 20%. Tem a ver com a amplitude da descarga e não com o valor final da descarga.
Talvez o termo mais apropriado deva ser outro. Tipo descargas amplas?
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Re: Reparação de módulos de bateria
Para mim o nome "descarga profunda" parece-me adequado, mas eu também já tenho algum conhecimento do assunto.
Outro nome pode ser apenas "descarga grande", simples.
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Re: Reparação de módulos de bateria
Parecendo que não julgo que ficou bem mais esclarecedor o ponto de vista do mjr!
E por que não " evitar amplitudes de descarga elevadas"?!
E por que não " evitar amplitudes de descarga elevadas"?!
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- migle
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Re: Reparação de módulos de bateria
Só porque o termo depth-of-discharge não nasceu ontem.... É o termo que se costuma usar.
Mas não é enganador em inglês...
Enfim... Evitar grandes profundidades de descarga, talvez melhor que descargas profundas...
Mas não é enganador em inglês...
Enfim... Evitar grandes profundidades de descarga, talvez melhor que descargas profundas...
Re: Reparação de módulos de bateria
Muito Obrigado pelos v/feedbacks.
Já me ajudaram qt a 'falsas expectativas'
Já me ajudaram qt a 'falsas expectativas'
- pemifer
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Re: Reparação de módulos de bateria
Só uma pequena correção.
Não houve especulação nenhuma.
A Nissan pedia 20000€ por uma bateria e depois baixou o preço.
Entretanto, em Dezembro, já voltou a pedir 20000€ por uma bateria.
Não se trata de especulação, são FACTOS!
Como já foi explicado, e muito bem, a degradação não se resolve com a substituição de módulos, mas com a substituição integral da bateria.
Por exemplo, se substituísse todos os módulos da bateria, excepto 1, a autonomia seria limitada por esse módulo mais fraco.
A autonomia é sempre "ditada" pelo módulo de bateria mais fraco!
Houve uma altura em que pensei que teria uma célula a precisar de substituição, mas o carro acabou por "balancear" as células.
Uma célula fraca em Setembro de 2017.
Aqui, pouco tempo antes de vender o carro, em Fevereiro de 2019, todas as células ok!
(detetei antes todas as células ok mas agora não encontro as fotos)
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Re: Reparação de módulos de bateria
Lol. A Nissan é que está a especular.
Especulação (ECONOMIA) operação financeira que visa a obtenção de lucros através do comércio de bens ou valores sujeitos a variação cambial ou de preços; investimento de risco feito com a intenção de promover a rápida valorização um ativo e a sua posterior venda com lucro
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