
IONITY posiciona-se no mercado
- mjr
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
0.3€/kW.h praticamente só cobre os custos operacionais (eletricidade,potência, manutenção). A maior parte das pessoas carrega fora do vazio nestes locais, e pelo minha experiência em horas de ponta (do ponto de vista elétrico) a afluência é normalmente elevada. Isto significa que o custo médio do kW.h para eles será elevado, uma vez que não distinguem no preço entre vazio/cheias/ponta.
Depois os custos com a potência são elevados e os postos passam a maior parte do tempo parados (durante a noite), e esses custos têm de ser diluídos no preço do kW.h.
Depois há a manutenção, que como temos visto é significativa.
Somando aos custos operacionais os restantes custos da estrutura (gestão, billing, FSE, rendas, financiamentos, etc) e ainda a amortização do material (postos de 150kW para cima não são propriamente baratos), não parece complicado chegar a esses valores.
Depois os custos com a potência são elevados e os postos passam a maior parte do tempo parados (durante a noite), e esses custos têm de ser diluídos no preço do kW.h.
Depois há a manutenção, que como temos visto é significativa.
Somando aos custos operacionais os restantes custos da estrutura (gestão, billing, FSE, rendas, financiamentos, etc) e ainda a amortização do material (postos de 150kW para cima não são propriamente baratos), não parece complicado chegar a esses valores.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Isso poderá ser verdade em PT com custos de acesso à rede e outras "habilidades" que não creio que se apliquem lá fora. Como a ionity ainda não chegou cá (e logo se vê como é que se integra com a MobiE), só podemos comparar com o que há lá fora.
É fazer a comparação com a Fastned que já de si é caro à bruta, mesmo sem milhões da UE. E também têm HPC.
O preço é absurdo, que é. Mas pior é a discriminação, subsidiada com dinheiro público.
É fazer a comparação com a Fastned que já de si é caro à bruta, mesmo sem milhões da UE. E também têm HPC.
O preço é absurdo, que é. Mas pior é a discriminação, subsidiada com dinheiro público.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: IONITY posiciona-se no mercado
O que está errado nisto é terem dado fundos públicos a uma rede que não tem chademo.
- BrunoFonseca
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Se tiveres um VE não Audi/VW.... e tiveres que usar a rede Ionity pagas (caro) mas não ficas apeado, já se tiveres um VE não Tesla, não podes utilizar os SuC, correndo o risco de ficar apeado.
Dito isto quem tem a melhor política em prol da ME?
Não me parece um mau modelo.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Concordo com o RJSC. Não ter Chademo é claramente uma posição de luta contra as marcas nipónicas.
Por analógia, era como agora de repente nos postos de combustíveis não colocassem mangueiras para gasóleo...
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- frankesousa
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Dinheiro europeu, portanto tem tomadas europeias não vejo problema nisso.
O único problema é alguns marca em 2020 vender carros com chademo, devia ser obviamente proibido na Europa
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- frankesousa
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Eu também não acho mau, termos de ver como vai ser a subscrição.BrunoFonseca Escreveu: ↑18 jan 2020, 02:32Se tiveres um VE não Audi/VW.... e tiveres que usar a rede Ionity pagas (caro) mas não ficas apeado, já se tiveres um VE não Tesla, não podes utilizar os SuC, correndo o risco de ficar apeado.
Dito isto quem tem a melhor política em prol da ME?
Não me parece um mau modelo.
E não é só grupo VW, é certamente para todas as marcas que pagam a rede, usam a rede de forma preferencial.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Preços Ionity para esse mesmo grupo investidor:frankesousa Escreveu: ↑18 jan 2020, 11:58E não é só grupo VW, é certamente para todas as marcas que pagam a rede, usam a rede de forma preferencial.
Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
Hyundai: 0,33 EUR / kWh
VW: 8,40 EUR / carga
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PHEV · Dez-2014 · 80.000km
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- frankesousa
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Podes acrescentar aí também quais as condições para esses preços?t3lmo Escreveu: ↑18 jan 2020, 12:55Preços Ionity para esse mesmo grupo investidor:frankesousa Escreveu: ↑18 jan 2020, 11:58E não é só grupo VW, é certamente para todas as marcas que pagam a rede, usam a rede de forma preferencial.
Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
Hyundai: 0,33 EUR / kWh
VW: 8,40 EUR / carga
Se é um valor mensal ou apenas contratar o serviço etc.
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Re: IONITY posiciona-se no mercado
Com subscrições mensais. No vídeo do Bjorn ele fala no equivalente a 19€/mês, mas que têm de contratados para um ano no caso da Audi. Ou seja ~~230€/ano quer carregues quer não.
Está aí uma coisa esperta, está
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