DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 01 fev 2020, 20:58

civic Escreveu:
31 jan 2020, 19:56
Por acaso também acho os sistemas automáticos do LEAF 40 uma bosta, o sensor de chuva só tem sensibilidade nas 2 ultimas posições, ou é demais ou de menos, o sensor de luz desliga a meio da manhã e liga a meio da tarde, já tentei todas as opções de sensibilidade no menu mas não vejo grande diferença entre elas, só mesmo os maximos auto é que funcionam +\-.
Não tenho qualquer razão de queixa das luzes automáticas.
Em relação aos máximos automáticos, não gosto que não distingam uma luz da rua de uma luz de um carro. Normalmente desligo!

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 02 fev 2020, 15:42

Pois, comigo é ao contrário, não me chateia nada que em zonas iluminadas ele não ligue os maximos, acho pior é que ainda com muito sol ele ligue as luzes e dessa forma deixo de ver o quadrante e o gps, pois passam para iluminação nocturna, tenho que andar sempre a mexer na luminosidade da coisa.
Cada um com a sua... :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1350
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por frankesousa » 02 fev 2020, 18:54

civic Escreveu:
02 fev 2020, 15:42
Pois, comigo é ao contrário, não me chateia nada que em zonas iluminadas ele não ligue os maximos, acho pior é que ainda com muito sol ele ligue as luzes e dessa forma deixo de ver o quadrante e o gps, pois passam para iluminação nocturna, tenho que andar sempre a mexer na luminosidade da coisa.
Cada um com a sua... :lol:
Há alguns carros do sec XI que usam sensores de luminosidade para regular o quadrante e GPS mantendo a luz forte durante o dia, mesmo que ligues os médios (seja porque chove ou porque queres ligar manualmente).

Quando sair um verdadeiro leaf 2.0 (e não os atuais 1.2 e 1.3 que a Nissan insiste em chamar "novos") talvez já tenha estas tecnologias modernas :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 02 fev 2020, 20:09

Não acho que seja preciso lançar um carro para isso acontecer, é tudo uma questão de sw e calibração.
Ao tempo que a Nissan tem estes sistemas já era para estarem melhor calibrados, tenho um vizinho que tem carro da empresa e por norma são Nissan, teve um Qashqai e e agora tem um X-trail e não mudam nada em realação ao meu LEAF nesse aspeto. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 03 fev 2020, 12:13

civic Escreveu:
02 fev 2020, 20:09
Não acho que seja preciso lançar um carro para isso acontecer, é tudo uma questão de sw e calibração.
Ao tempo que a Nissan tem estes sistemas já era para estarem melhor calibrados, tenho um vizinho que tem carro da empresa e por norma são Nissan, teve um Qashqai e e agora tem um X-trail e não mudam nada em realação ao meu LEAF nesse aspeto. ;)
Mas o limpa vidros supostamente automático funciona melhor?

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 03 fev 2020, 21:32

Não sei bem, apenas sei que as queixas que faço do meu ele faz dos dele. ;)
Portanto, deduzo que não sejam muito diferentes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por migle » 03 fev 2020, 23:25

Também é preciso ter em conta o que ele está desenhado para fazer.
Nós esperamos que quando é dia ele desligue os médios. Porém não é bem isso que eles fazem, eles têm em conta também a diferença de luminosidade para a frente e para trás.
Se o sol estiver baixo, se eu tiver o sol por trás, todo o caminho à minha frente se vê perfeitamente e eu não preciso de luzes. Mas o trânsito que vem contra mim não vê quase nada, e nesta situação eles acendem os médios (as minhas manhãs na Vasco da Gama, com o sol por trás...).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 04 fev 2020, 11:52

Atualização da saúde da bateria:

Gráfico de todas as leituras:
Se houver algum tipo de coerência está na altura de descer mais um "degrauzinho".
O ponto marca o dia em que descarreguei totalmente a bateria.
Imagem



Gráfico dos valores mensais:
A tracejado um cálculo linear dos valores antes de o carro ser meu.
Imagem



1ª previsão de perda da 1ª barra (SOH 85%): Agosto de 2021 (63000km)
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 04 fev 2020, 18:38

Entretanto resolvi "estender" a previsão a 10 anos.
Parece que ou haverá troca de bateria em garantia, ou, como diz o outro, será mais um "que morre na praia".
Imagem

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 04 fev 2020, 20:52

E em termos reais? Notas alguma coisa?
É que eu no meu pelo LS perdi 10% de saude das baterias nos primeiros 30 000 kms (90,09% de SOH), agora a chegar aos 50 000kms as baterias estão a ganhar saude (90,37%). :lol:
Em termos reais não noto nada de diferente em relação ao inverno passado em termos de autonomia. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”