

Bateria nova
- migle
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Re: Bateria nova
Era a última opção sim... Pronto, não sei, estacionas sempre à sombra? 

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Re: Bateria nova
No verão faço os possíveis para isso. No inverno, nem por isso. 

- Nonnus
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Re: Bateria nova
migle, esta mais que visto que no caso dos Leaf de 30 isso não tem qualquer influencia na degradação ou pelo menos assim parece.
Existe relatos de quem tem o cuidado dos carregamentos a 80% com a mesma degradação ou mais ainda de quem não tem esse cuidado.
Por aquilo que tenho visto diria mesmo que a degradação em todos os carros do mesmo ano é igual, havendo apenas um ou dois carros com uma degradação inferior a 10%, o resto anda tudo entre os 15% e os 20%.
400QC, carregamentos a 100% todos os dias com 15% de degradação, carregamentos a 80% metade dos QC viewtopic.php?f=56&t=7686&start=50#p126973 a mesma degradação, mas a quem já vá na segunda barra perdida.
Qual é a tua explicação para isto acontecer?
Existe relatos de quem tem o cuidado dos carregamentos a 80% com a mesma degradação ou mais ainda de quem não tem esse cuidado.
Por aquilo que tenho visto diria mesmo que a degradação em todos os carros do mesmo ano é igual, havendo apenas um ou dois carros com uma degradação inferior a 10%, o resto anda tudo entre os 15% e os 20%.
400QC, carregamentos a 100% todos os dias com 15% de degradação, carregamentos a 80% metade dos QC viewtopic.php?f=56&t=7686&start=50#p126973 a mesma degradação, mas a quem já vá na segunda barra perdida.
Qual é a tua explicação para isto acontecer?
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- mjr
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Re: Bateria nova
A minha sugestão é que façam o teste da tomada para avaliar a real capacidade. Carregar a 80% baralha o LBC que perde a conta da capacidade, reportando uma capacidade MENOR que a real. Este fenómeno está mais que confirmado.
Além disso há ainda a questão da temperatura, o principal fator de aceleração da degradação. Temos de comparar veículos expostos a temperaturas semelhantes.
Finalmente, no Leaf 30, se bem me recordo, 100% são 4,14V, o que é ainda longe dos 4,2V normais de 100% nas células de LiIon. Ou seja, os 100% indicados no carro não são os 100% reais, pelo que só isso faz diminuir bastante a degradação a 100% do que seria caso fosse até aos 4,2V. Já o Leaf 40 vai até aos 4,2V alegremente sempre que se carrega a 100%.
Os Teslas também carregam a 4.2V quando a 100%, mas avisam em vários sítios que se deve evitar ir acima de 90% para prolongar a vida da bateria. A recomendação da Tesla é diariamente carregar no máximo até 90%, que são 4,115V por célula, curiosamente os 100% dos mk1 de 24kW.h.
Além disso há ainda a questão da temperatura, o principal fator de aceleração da degradação. Temos de comparar veículos expostos a temperaturas semelhantes.
Finalmente, no Leaf 30, se bem me recordo, 100% são 4,14V, o que é ainda longe dos 4,2V normais de 100% nas células de LiIon. Ou seja, os 100% indicados no carro não são os 100% reais, pelo que só isso faz diminuir bastante a degradação a 100% do que seria caso fosse até aos 4,2V. Já o Leaf 40 vai até aos 4,2V alegremente sempre que se carrega a 100%.
Os Teslas também carregam a 4.2V quando a 100%, mas avisam em vários sítios que se deve evitar ir acima de 90% para prolongar a vida da bateria. A recomendação da Tesla é diariamente carregar no máximo até 90%, que são 4,115V por célula, curiosamente os 100% dos mk1 de 24kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Bateria nova
E que dizer do user italiano abordado neste tópico?!Nonnus Escreveu: ↑04 fev 2020, 00:10migle, esta mais que visto que no caso dos Leaf de 30 isso não tem qualquer influencia na degradação ou pelo menos assim parece.
Existe relatos de quem tem o cuidado dos carregamentos a 80% com a mesma degradação ou mais ainda de quem não tem esse cuidado.
Por aquilo que tenho visto diria mesmo que a degradação em todos os carros do mesmo ano é igual, havendo apenas um ou dois carros com uma degradação inferior a 10%, o resto anda tudo entre os 15% e os 20%.
400QC, carregamentos a 100% todos os dias com 15% de degradação, carregamentos a 80% metade dos QC viewtopic.php?f=56&t=7686&start=50#p126973 a mesma degradação, mas a quem já vá na segunda barra perdida.
Qual é a tua explicação para isto acontecer?
viewtopic.php?f=13&t=7841&start=30
Mais de 1200 QC, quase nos 200 mil kms e 82% de SOH. Leaf de 30kwh de 2016 que faz carregamentos rápidos consecutivos, onde a bateria atinge mais de 54C°.
Mesmo considerando que todos os QC são até 80% e que reside numa região italiana com clima bem ameno, isso não justifica tudo.
Se a temperatura fosse efetivamente o principal fator que acelera a degradação da bateria, este user tinha a bateria nas "lonas".
E o que não faltam são exemplos pela web onde se observam leafs com números elevados de QC e SOHs bem acima do teoricamente esperado.
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Re: Bateria nova
Fiz quando perdi a 1º barra e as contas apontavam para 90~92% de SOH

- frankesousa
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Re: Bateria nova
Isso já retirando o valor de eficiência? é que se for a 10A ainda são uns bons kWh desperdiçados entre a parede e a bateria!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Bateria nova
Sim, e foi carregado a 16A 

- migle
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Re: Bateria nova
Não tenho explicações, antes, procuro explicações!
Neste caso, pareceu que a bateria do jfr2006 está melhor que outras, então perguntei...

Talvez apresentando os dados graficamente se possa ver uma tendência...
Neste caso, pareceu que a bateria do jfr2006 está melhor que outras, então perguntei...
Então está mais que visto, ou apenas assim parece?

Sugeres a idade da bateria?
Talvez apresentando os dados graficamente se possa ver uma tendência...
- Nonnus
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Re: Bateria nova
Quando digo esta mais que visto é com base nos relatos de todos os donos do Leaf de 30 e com base nesses relatos parece que a degradação nada tem a ver com o facto de ser a 100 ou 80

Sim, o que me dá entender é que os carregamentos versus anos é que tem a maior influência na degradação. Não consigo encontrar outra explicação para carros com tratamentos diferentes apresentarem a mesma degradação. Sendo que a única coisa que tem em comum é o ano de fabrico.
Depois há aqueles casos que se destacam ou pela negativa ou pela positiva. Pela positiva o Leaf do italiano, e pela negativa o caso do leaf que deu origem a este tópico, que já perdeu 4 barras. Nós sabemos que não há dois carros iguais, uns saí-em melhores, outros piores, e depois também há carros que tem azar com os donos. Uns tem melhores donos outros piores*.
Há aqui outro factor que já discutimos várias vezes que é a temperatura que as baterias atingem. O meu carro apesar de já ter feito viagens com 3 QC nunca atingiu a barra vermelha, já andou lá perto, mas nunca lá chegou. Depois olhamos para outros relatos e vimos carros que por diversas vezes já atingiram o vermelho. Nisto falta saber o que tem maior influência na degradação.
Atingir 50º uma vez por acaso, ou por exemplo ter uma temperatura constante de 40º. Sabendo nós que acima dos 35º este tipo de bateria já começa a sofrer.
*não me estou a referir em ninguém em concreto, muito menos ao dono do Leaf que deu origem este tópico, pois nem conheço a pessoa, nem o carro.
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