

DB Leaf 40 PeMiFer
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
No tópico sobre o regulamento da mobilidade elétrica podes ver multas 300 x maiores para os opc do que para a mobie... 

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
No tópico sobre o regulamento da mobilidade elétrica podes ver multas 300 x maiores para os opc do que para a mobie... 

Onde vão instalar os postos na A2?BrunoAlves Escreveu: ↑13 fev 2020, 22:05Já tive esta conversa com outras pessoas. O facto de eu ter perdido a fé na rede pública não quer dizer (de forma nenhuma!) que não veja como está a crescer e que não fique contente com isso. Fico e muito!
Está melhor, está a crescer e vai crescer. Óptimo para todos sem qualquer dúvida.
O meu ódio de estimação é a MobiE. Anseio pela sua extinção ou, pelo menos, pela sua responsabilização capaz. Mas depois vemos comunicados lançados à segunda sobre um evento de domingo com data de sábado, apagões como os que te deixaram a pé, etc, passar totalmente impunes, depois um regulamento que a consagra totalmente como intocável e agora uma nova proposta de regulamentação que confirma isso mesmo...
Portanto sim, todas as minhas deslocações são:
a) depender o mínimo possível da MobiE
b) dependendo, escolher percursos que tenham um plano B
- BrunoAlves
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
É o que digo. Entidade central do sistema, incompetente e completamente blindada, não tem qualquer penalização pelas eventuais falhas do serviço que deve providenciar. Já os restantes intervenientes, sobretudo os OPC, é enterrar até ao nó!
As multas não são 300x maiores. Porque 300x0=0, e 0 é só para a MobiE

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Pelo meu entendimento a MobiE não é nem vai ser uma empresa privada como um OPC que tem de ser penalizada com multas!
É uma entidade regulada que não vai ter lucros como quiser (ou contrario dos OPC) e não existe no sistema para ter lucro (como os OPC) todos os proveitos são regulados pela ERSE.
Por isso, o gestor da rede simplesmente tem de FUNCIONAR SEMPRE e não pode ter falhas, pelo que não tem lógica ter penalidades. Eles só têm de implementar e fazer o que o regulador mandar (genericamente).
E os ganhos e proveitos da MobiE nunca vão ser para dar lucros, mas apenas para pagar as despesas (espero bem que assim seja
)
É uma entidade regulada que não vai ter lucros como quiser (ou contrario dos OPC) e não existe no sistema para ter lucro (como os OPC) todos os proveitos são regulados pela ERSE.
Por isso, o gestor da rede simplesmente tem de FUNCIONAR SEMPRE e não pode ter falhas, pelo que não tem lógica ter penalidades. Eles só têm de implementar e fazer o que o regulador mandar (genericamente).
E os ganhos e proveitos da MobiE nunca vão ser para dar lucros, mas apenas para pagar as despesas (espero bem que assim seja

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Pois a minha filha é mais nova, comprei o Leaf ela tinha 1 ano e não gostava de andar de carro! Uma viagem de 2:45/3h no Prius no Leaf demora sempre mais de 4h e o mais provável é ser sempre mais devido aos postos indisponíveis. Com 1 ano e por exemplo viajar no inverno ela não era muito adepta de ir brincar para o parque meia hora para o carro carregar... mas são ideias e personalidades, tu achas aceitável fazer viagens em AE a 50km/h e andar a mudar de sentido para carregar o carro, os teus filhos adoram, e tu deixas, ir para o parque sempre faça chuva ou faça sol... o meu caso não é assim!pemifer Escreveu: ↑14 fev 2020, 11:53Eu tenho uma filha de 7 e um filho de 9, e depois?Erbium Escreveu: ↑13 fev 2020, 22:17A mim a falta de confiança é ter filhos pequenos e estas, para ti, pequenas falhas serem grandes falhas para mim! Se uma área de serviço só tem um PCR que não está funcional e, a melhor alternativa, é ir ao sentido inverso por "especial favor" carregar na minha opinião a coisa vai muito mal (estamos em 2020!!)! Prefiro gastar mais "meia dúzia" de €'s em gasolina e fazer a viagem no Prius! Faço direto, sem paragens para carregar quase pelo mesmo preço!! Assim a ME não avança!
A minha filha desde os 4 anos que faz viagens Lisboa - Porto em carro elétrico, e depois?
Vejo muitas vezes a questão das crianças a ser usada como desculpa mas, no meu caso, vejo a mobilidade elétrica como amiga das crianças.
Antes de ter elétrico fazia Lisboa - Porto, Lisboa - Monte Gordo de uma só vez, desde que tenho o carro elétrico não. Cada paragem é uma oportunidade para brincarem e tornar a viagem menos chata para eles.
Agora, são eles que perguntam quando é a próxima paragem. Tenho a certeza que eles preferiam as viagens como eram antes, com o Leaf 24, em que parava em todos os PCRs. Aliás quando os chamo para irmos embora a resposta é "JÁ?".
Não vejo como problema demorar mais 10 minutos, numa viagem de lazer, chamo a atenção que se tratam de viagens de lazer, a atravessar para o outro lado da AE para carregar e depois voltar.
São opiniões, cada um tem a sua.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Cada um com sua opinião. E quem não muda de opinião é porque estagnou.
Aprecio ler estes comentários. Quem quiser ter um VE deveria passar por aqui.
O meu contributo, sabendo desde já que não serve para todos:
qdo comecei havia meia duzia de PCR, hoje são às pasadas, e andava numa mota que fazia 50kms, carregava nas tomadas dos cafés e restaurantes, e depois com um carro de 24kwh sem pretensões de ser um Tesla.
NUNCA fiquei apeado num PCR, nem PCN, a minha mania de organizar as coisas a contar com o pior ajuda-me....só apanhei um valente susto em Salamanca, ponto.
Mas tb nunca fiquei apeado porque sempre desconfiei da rede. Há milhares de exemplos de postos por ligar ou avariados. E se acontecer chamo o reboque, seguros servem para isso, o mundo não acaba.
Ainda esta semana comentava com o presidente da UVE que achava abominável terem inaugurado o PCR do Parque das Nações para no dia a seguir o desligarem. Exemplos destes servem para desacreditar a mobilidade.
Quem é pioneiro conhece bem este jogo.
O que me apraz é que as coisas estão bem melhores, MAS não o ideal. Numa rede ideal qualquer leaf de 40kWh serviria para atravessar o país.
Esta semana vi o 1.º PCR de jeito neste país. Está na nacional, em pleno IC2, em Leiria. Quem não quer andar em AE é obrigado a fazê-lo, mas parece que estão a ficar inteligentes. Embora façam sentido em AE para longas viagens, mas inúteis em cidade e são muitos já instalados.
Por isso, um desafio:
Devemos denunciar todos os postos e as situações de apagão, há espécie de ASAE dos combustíveis: a ENSE
https://www.ense-epe.pt/denuncias/
Aprecio ler estes comentários. Quem quiser ter um VE deveria passar por aqui.
O meu contributo, sabendo desde já que não serve para todos:
qdo comecei havia meia duzia de PCR, hoje são às pasadas, e andava numa mota que fazia 50kms, carregava nas tomadas dos cafés e restaurantes, e depois com um carro de 24kwh sem pretensões de ser um Tesla.
NUNCA fiquei apeado num PCR, nem PCN, a minha mania de organizar as coisas a contar com o pior ajuda-me....só apanhei um valente susto em Salamanca, ponto.
Mas tb nunca fiquei apeado porque sempre desconfiei da rede. Há milhares de exemplos de postos por ligar ou avariados. E se acontecer chamo o reboque, seguros servem para isso, o mundo não acaba.
Ainda esta semana comentava com o presidente da UVE que achava abominável terem inaugurado o PCR do Parque das Nações para no dia a seguir o desligarem. Exemplos destes servem para desacreditar a mobilidade.
Quem é pioneiro conhece bem este jogo.
O que me apraz é que as coisas estão bem melhores, MAS não o ideal. Numa rede ideal qualquer leaf de 40kWh serviria para atravessar o país.
Esta semana vi o 1.º PCR de jeito neste país. Está na nacional, em pleno IC2, em Leiria. Quem não quer andar em AE é obrigado a fazê-lo, mas parece que estão a ficar inteligentes. Embora façam sentido em AE para longas viagens, mas inúteis em cidade e são muitos já instalados.
Por isso, um desafio:
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Orlando bem que eu ansiava esse PCR de Leiria no meu caso particular, para ir do Barreiro para Coimbra a sua Localização é TOP.
O próximo que anseio é o de Ourique, para poder fazer o caminho para o Algarve tb sempre pela Nacional.
Obrigado pelo Link já guardei nos favoritos, se não formalizarmos as nossas reclamações estará sempre tudo bem……..
O próximo que anseio é o de Ourique, para poder fazer o caminho para o Algarve tb sempre pela Nacional.
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Por acaso acho que não, acho que esse foi um numa série de apagões ao fim de semana... continuou por mais umas semanas, acho que temos registo disso.BrunoAlves Escreveu: ↑14 fev 2020, 12:38O último "significativo" julgo que foi mesmo o que deixou o migle a pé.
Mas a questão é que eu não fiquei a pé. Vá... Apanhei uma seca de quase 2h. Da primeira vez apanhei só uma seca de uns 20 minutos.
E entretive-me, falei com o pessoal da bomba de gasolina, tirei fotos, fui explicando a situação aos VEs que foram chegando, puseram-me a funcionar uma tomada CEE de 16A...
E de certa forma, perdi um bocado o medo à situação, foi um enorme contratempo mas não houve danos de maior.
Aliás, a situação do pemifer com a Chademo na A1 foi bem pior, porque levou mesmo ao reboque, e isso não só é uma despesa como há ainda o risco de danos causados pelo reboque...
Não é que tenha gostado... e longe de mim desfazer da sua importância.
O que irrita nisto tudo é que se fosse uma bomba de gasolina a falhar, haveriam anúncios e avisos por toda a parte.
Se fossem todas a falhar por 2h... interviria o Presidente da República.
Irritou-me o aviso que houve enquanto houve obras na Área de Serviço de Grândola, todos os painéis luminosos na A2 indicavam a distância a uma bomba alternativa... Não fosse alguém estar nos seus últimos 16km de autonomia fóssil...
Mas o meu prejuízo pessoal? O balanço continua a pender para usar o VE!
De vez em quando acontece uma demora, um PCR ocupado com carro a carregar, mas não é nem 10% das vezes.
Em dois anos e meio que tenho o carro, só cedi à gasolina uma vez (tinha de ir almoçar a Castelo de Vide e regressar).
Obrigado pelo link!Orlando Escreveu: ↑14 fev 2020, 20:25Devemos denunciar todos os postos e as situações de apagão, há espécie de ASAE dos combustíveis: a ENSE
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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Ultimamente tem-se observado a uma inundação de PCRs por todo o lado, é pena que isso acontece por parte de todos e no final fica meses à espera da certificação, só entre Viseu e Aveiro há 8 à espera de certificação, quase todos já instalados e ligados ... à meses. Que raio, porquê esta espera?
Esse de Leiria está num sitio bom, dessa forma já faço facilmente Viseu, Lisboa sem precisar de pagar portagem, o que acontecia quando andava de fumarento. Pena ser a unica possibilidade, mas há sempre o plano B que será entrar na AE.
Esse de Leiria está num sitio bom, dessa forma já faço facilmente Viseu, Lisboa sem precisar de pagar portagem, o que acontecia quando andava de fumarento. Pena ser a unica possibilidade, mas há sempre o plano B que será entrar na AE.

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Re: DB Leaf 40 PeMiFer
A Prio também vai instalar vários PCR por essas nacionais a fora... Aqui a Prio ao pé da Castanheira(antes do Carregado) também vai ter PCR(já aparece na Miio).