Parabéns pela opção.
Quinta do Conde é aquela bela localidade que brevemente terá dois PCRs a funcionar (um no Pingo Doce, outro na Prio, quiçá em breve outro no Jumbo?). Isso dá imenso jeito para os imprevistos (tipo ter a bateria carregada a 60% no dia a dia, e se um dia for necessário mais está ali o PCR).
Porém, o Zoe ZE40 não carrega em DC (corrente contínua). É dos poucos carros sem carregamento DC (Smart ED tb).
Em DC, é o posto que converte AC para DC e alimenta directamente a bateria. Os carros que carregam em DC aceitam perto de 50kW.
Em vez disso, o Zoe carrega numa tomada AC a uma potência maior que os outros carros, 22kW, mas ainda assim menos que os 40 e tal kW dos outros.
Isso significa que demora tipo 1h45' a carregar a bateria completa num posto semi-rápido. Um carro com carregamento DC demora uns 45' num posto rápido.
E é verdade, o Zoe é muito exigente com a ligação à terra. Não carrega em todas as tomadas.
O maior cuidado que há a ter com os Zoes é o aluguer de bateria, isto é, convém fugir desses.
Há Zoes com aluguer de bateria e Zoes sem aluguer de bateria.
Em primeiro lugar, este aluguer é um negócio com contornos obscuros, em segundo lugar, "come" toda a vantagem de ter um VE, porque o preço do aluguer sai a uns 7€/100km, isso dá-lhe um custo por km equivalente a um carro a gasolina.
Ora, nós que moramos longe, queremos é um carro com um custo por km muito baixo...
Eu faço 80km por dia e atravesso a Vasco da Gama, o que pago em electricidade para isso, cerca de 30€/mês era o que pagava em gasolina só para ir até ao cais dos barcos, e o que pago na portagem era o que pagava no passe.
Ou seja, uma pessoa que faz 2500km por mês, basicamente poupa 250€/mês em relação a um carro a gasolina. Essa poupança, pode justificar dar um pouco mais pelo carro, para ficar com uma solução melhor.
Por exemplo, o novo Zoe 50 não tem nenhum destes dois problemas: carrega em DC e não tem aluguer de bateria.
Houve um utilizador que compilou uma
lista de veículos novos.
Usados, de 2017/2018, há Leafs de 40kWh, há Ioniqs, há Leafs de 30kWh, além de Zoes sem aluguer de bateria.