Mensagem
por migle » 31 mar 2020, 22:45
Acho que os argumentos dos alemães que estão no artigo são perfeitamente transparentes. O que está em causa é a competitividade da indústria automóvel europeia. Na realidade, se houver um abrandamento global, é uma oportunidade para estes construtores recuperarem um pouco do seu atraso.
Sejamos francos, estes construtores, principalmente dos segmentos premium, não estão a lutar contra as multas. Para isso já têm os seus PHEV e ninguém os poderá bater aí. O problema para estes é a Tesla a roubar-lhes o mercado e se se conseguem adaptar com o novo conceito de automóvel que se começa a desenhar.
Dito isto, provavelmente já estarão a cortar em funcionalidades para o próximo ano para compensar a perda de receita e para lidar com a circunstância de ter todos os seus trabalhadores, e os trabalhadores dos seus fornecedores, a trabalhar a partir de casa não sabemos por quanto tempo. Mas todos estes grandes construtores alemães são proprietários de grandes bancos, que lhes permite lidar com uma situação passageira. Estes bancos enriqueceram com a crise de 2007- e as receitas dos seus produtos financeiros são superiores ao que ganham a vender carros. Então não é pelo COVID-19...
Não estou a ver estes construtores a adiar os seus concorrentes ao Model 3 ainda mais para além do atraso que já se verifica (o Model 3 saiu em 2019 na Europa?) por um motivo circunstancial, ou pior, por um pretexto. Quanto mais anos se passam, mais mercado perdem. Estamos a falar de empresas que vivem do cliente que leva um carro num ano em leasing e o troca no final do contrato pelo modelo do ano seguinte, não querem que este ciclo se interrompa. Se adiarem estes modelos de VEs premium, terá de ser por problemas em componentes fulcrais, como a bateria.
Então entre duas dificuldades, o COVID-19 que com mais ou menos mortos vai passar, e a perda de competitividade, que não passa... pesa mais este factor, acho eu.
Ioniq EV

— Prius+
