Este inversor nem se bem como se chama, apenas o escolhi porque ajusta a potencia de saida por rs485 e traz um medidor de energia
O protocolo está aqui:
https://secondlifestorage.com/showthread.php?tid=7631
Há várias coisas a ter em conta que são diferentes do que estava à espera:
- O inversor debita na rede o que o medidor lê. O medidor tem que estar instalado a medir apenas as cargas e o inversor tem que estar instalado antes das cargas. Nao é bem o cenário ideal para anular consumo de uma casa, o ideal seria medir tudo incluindo a produção do próprio inversor, e para isso o medidor de energia teria que distinguir a direção de corrente, e não faz. Mas isso será irrelevante no meu caso porque o meu eNode é que faz as leituras e o controlador é que comanda o inversor.
- O intervalo de tensão apenas bate certo com estas baterias se tiver 30S, ou 5 packs em série.
Este inversor permite-me definir o valor de tensão para nao descarregar mais, de 85V a 102V. 102V dá tensão média de 3,4V/célula que é bom.
O passo seguinte foi então confirmar que tudo funciona bem:
E depois arrumar o medidor original na caixa e passar a usar o meu controlador diretamente:
Relativamente ao eNode, apenas tive que fazer uma pequena alteração que foi de passar a fazer broadcast das leituras de Potência real 1x por segundo, para serem recebidas pelo controlador, fui influenciado pela forma como a SMA faz nos seus sistemas, a única diferença é que a SMA usa multicast.
A limitação de 5 inversores também já não existe, agora podem instalar-se quantos forem precisos.
Sabe muito bem reaproveitar coisas que já temos, nao precisamos de ter 1 medidor de energia para cada sistema, o eNode passa a disponibilizar as suas leituras para monitorização, EVSE e bateria AC - Está aberta a possibilidade de criar regras avançada para gerir carregamentos dos carros com a bateria estacionaria da casa!
Exemplo de cobertura de consumo à noite:
O consumo é a linha vermelha e o inversor preenche o consumo na sua quase totalidade. Nota-se que 800Watts apesar de ser uma potencia baixa acaba por deixar muito pouco para a rede compensar.