
Taxas sobre veículos eléctricos
- Nonnus
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Taxas sobre veículos eléctricos
Todos sabíamos que era uma questão de tempo até aparecerem os impostos sobre os VE´s.
Numa altura como a que estamos a passar o governo tem de ir buscar dinheiro algum lado, os VE´s é terreno fértil para novos impostos.
É só mais uma pedra na engrenagem da mobilidade eléctrica.
https://eco.sapo.pt/2020/05/07/infraest ... nacionais/
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- BrunoAlves
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Eu só fico surpreendido porque pensava que era para isso que servia o IUC. Esse mais cedo ou mais tarde iremos pagar, e até será justo.
Mas então o imposto único de circulação não é único, há outro imposto colocado nos combustíveis para o mesmo fim?
Mas então o imposto único de circulação não é único, há outro imposto colocado nos combustíveis para o mesmo fim?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Pelo que percebi da notícia, este será específico para o buraco negro da IP (dizem que é para pagar a utilização das infraestruturas, mas todo a gente sabe bem para o que é
)
Uma coisa é certa, com a crise q se avizinha e a necessidade de 'pagar o prejuízo' este será apenas o início da 'festa':
- Fim da isenção (dedução a 100%) de IVA na aquisição
- Fim da isenção do ISV
- Fim da isenção do IUC
- Taxa análoga ao ISP para carregamento dos eléctricos
Provavelmente ainda me deve estar a escapar algum, mas estes serão mais do que certos...
O problema disto tudo é que estas taxinhas nos vão ser apresentadas como 'temporárias' mas todos já sabemos que de temporárias nada têm...


Uma coisa é certa, com a crise q se avizinha e a necessidade de 'pagar o prejuízo' este será apenas o início da 'festa':
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Provavelmente ainda me deve estar a escapar algum, mas estes serão mais do que certos...
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- BrunoAlves
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Isso é futurologia (e um bocadinho teoria da conspiração
), se bem que eu concordo com o fim da dedução do IVA e do fundo ambiental porque são discriminatórios.
Esse dinheiro aplicado numa rede de carregamento dava para ter postos nas aldeias mais remotas do país, mantidos e a brilhar, reluzentes
Voltando à questão da IP, continuo sem perceber qual é o imposto adicional e como é que não é o IUC a suportar isso

Esse dinheiro aplicado numa rede de carregamento dava para ter postos nas aldeias mais remotas do país, mantidos e a brilhar, reluzentes

Voltando à questão da IP, continuo sem perceber qual é o imposto adicional e como é que não é o IUC a suportar isso
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Também acho que não é necessária uma taxa especial para os VEs quando já há o IUC desde que bem calibrado nos valores.
Já agora um aparte já que estamos a falar em taxas para os VEs. E porque não umas portagens nas auto-estradas e scuts com um valor um pouco mais baixo até que todas as áreas de serviço também tivessem PCRs. Se os ICEs podem abastecer de combustível, porque é que os VEs não se pagam o mesmo valor de portagens.
Já agora um aparte já que estamos a falar em taxas para os VEs. E porque não umas portagens nas auto-estradas e scuts com um valor um pouco mais baixo até que todas as áreas de serviço também tivessem PCRs. Se os ICEs podem abastecer de combustível, porque é que os VEs não se pagam o mesmo valor de portagens.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Não percebo porque é justo. Supostamente o IUC não é um imposto relacionado com o ambiente? Como é que um VE, na sua utilização, prejudica o ambiente?BrunoAlves Escreveu: ↑07 mai 2020, 09:59Eu só fico surpreendido porque pensava que era para isso que servia o IUC. Esse mais cedo ou mais tarde iremos pagar, e até será justo.
Se quiserem fazer outro imposto ou dar-lhe outra designação tudo bem, mas como está para mim não faz sentido cobrar o IUC a um VE. Além disso, a forma de cobrar aos veículos a combustão também não concordo muito, porque não pagamos por km, mas sim pelo carro. Se eu tiver um carro com muitas emissões de CO2 mas andar com ele 1x por ano, porque é que vou pagar mais de IUC comparativamente com um com menos emissões mas que anda todos os dias?
Adicionalmente os veículos mais antigos (que normalmente poluem mais) pagam menos.


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- BrunoAlves
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Não é essa a leitura que eu faço do imposto. É o que se paga pela utilização das estradas públicas e que têm uma penalização pela poluição.
Eu acho justo pagar a taxa relativa à utilização das estradas, naturalmente sem a componente da poluição
Eu acho justo pagar a taxa relativa à utilização das estradas, naturalmente sem a componente da poluição

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Pelo uso das estradas até percebo, mas não entendo o que tem a ver com a poluição, o CO2 e a cilindrada dos automóveis. 
Idealmente deveria cobrar-se pelos kms feitos, mas percebo que seja mais complicado.
Edit: Quero dizer, pensando melhor, é pelo o facto de existirem estradas e isso ser prejudicial ao ambiente? Desse ponto de vista até concordo. Ainda assim o IUC para um VE, que é o minimo (€90), é injusto, tendo em conta que há veículos a combustão a pagar €30.

Idealmente deveria cobrar-se pelos kms feitos, mas percebo que seja mais complicado.
Edit: Quero dizer, pensando melhor, é pelo o facto de existirem estradas e isso ser prejudicial ao ambiente? Desse ponto de vista até concordo. Ainda assim o IUC para um VE, que é o minimo (€90), é injusto, tendo em conta que há veículos a combustão a pagar €30.
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- BrunoAlves
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
São as tais penalizações ao valor base.
O valor base é a utilização das estradas. Depois são as penalizações. Na minha opinião é justo que os VE paguem o valor base. Esta é a minha leitura do IUC.
Edit: também não me chocava se VEs mais potentes pagassem mais do que outros menos potentes, um pouco (mas não exactamente) como a cilindrada penaliza nos ICE.
Claro que o facto de os carros antigos pagarem menos é errado neste ponto de vista, mas isso não é "relevante" para esta comparação: esses carros pagam pouco porque pagavam pouco e quando o imposto foi recalculado não era justo pagarem 5x mais de um ano para o outro. Pode não ser correcto, mas tem um motivo "histórico"
Em relação à cobrança por km, claro que isso é muito difícil de implementar. Mas fazendo um paralelismo, "toda a gente" gaba o sistema de portagens da Suíça por ser um valor único e cá critica-se por pagar ao km
O valor base é a utilização das estradas. Depois são as penalizações. Na minha opinião é justo que os VE paguem o valor base. Esta é a minha leitura do IUC.
Edit: também não me chocava se VEs mais potentes pagassem mais do que outros menos potentes, um pouco (mas não exactamente) como a cilindrada penaliza nos ICE.
Claro que o facto de os carros antigos pagarem menos é errado neste ponto de vista, mas isso não é "relevante" para esta comparação: esses carros pagam pouco porque pagavam pouco e quando o imposto foi recalculado não era justo pagarem 5x mais de um ano para o outro. Pode não ser correcto, mas tem um motivo "histórico"

Em relação à cobrança por km, claro que isso é muito difícil de implementar. Mas fazendo um paralelismo, "toda a gente" gaba o sistema de portagens da Suíça por ser um valor único e cá critica-se por pagar ao km

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- mjr
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Re: Taxas sobre veículos eléctricos
Se fosse pelo uso das estradas e imputado aos danos que cada veículo causa, 99% dos impostos seria pago pelos veículos pesados. Há um estudo americano em que um veículo pesado faz mais danos que 10 MIL veículos ligeiros!
O justo seria um imposto de circulação proporcional ao peso e aos km percorridos num ano, mas isso é de difícil implementação.
A minha opinião é que gradualmente devem aumentar os impostos sobre os ICE para compensar a perda de receita, e só quando a cota de mercado dos VE for elevada (eu diria acima de 50%) é que progressivamente também estes deverão começar a pagar IUC.
O justo seria um imposto de circulação proporcional ao peso e aos km percorridos num ano, mas isso é de difícil implementação.
A minha opinião é que gradualmente devem aumentar os impostos sobre os ICE para compensar a perda de receita, e só quando a cota de mercado dos VE for elevada (eu diria acima de 50%) é que progressivamente também estes deverão começar a pagar IUC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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