
PCR vs PCN, qual o mais barato?
PCR vs PCN, qual o mais barato?
Muito se tem falado sobre esta matérias em diferentes tópicos, por isso pareceu-me pertinente reunir as vossas opiniões e experiências.
Dos carregamentos que fiz em PCN's que já cobram, ficou sempre mais caro do que abastecer a mesma energia num PCR. A única vantagem é que o carro ficou pronto para seguir viagem, sem ter que fazer mais desvios.
Dos carregamentos que fiz em PCN's que já cobram, ficou sempre mais caro do que abastecer a mesma energia num PCR. A única vantagem é que o carro ficou pronto para seguir viagem, sem ter que fazer mais desvios.
- BrunoAlves
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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Depende muito, diria eu.
Em média, o PCN será mais barato porque muitas vezes é gratuito. Tenderá a acabar, mas por enquanto é uma realidade que não podemos ignorar.
Considerando só utilizações pagas, continua a depender
Quem tiver um carro com carregador monofásico não pode usar PCNs de 11kW ou 22kW. Ponto, não pode, tem de saber fazer contas. A menos que seja uma emergência ou que o posto seja particularmente barato, não pode. O problema é que PCNs de 3,6 ou 7,2kW mal existem
Quem carregar a 22kW pode usar qualquer posto, a qualquer preço (se escolher bem o CEME então ainda melhor).
Eu por exemplo carrego a 22kW AC até acima de 90%. Mas como a minha bateria é de 350V, em DC estou muito tempo a carregar nos 30 e picos kW. Como o custo do OPC nos PCR é mais do dobro em PCN, é-me muito mais caro o PCR. No ioniq (máquina do demo!) era exactamente ao contrário.
Em média, o PCN será mais barato porque muitas vezes é gratuito. Tenderá a acabar, mas por enquanto é uma realidade que não podemos ignorar.
Considerando só utilizações pagas, continua a depender

Quem tiver um carro com carregador monofásico não pode usar PCNs de 11kW ou 22kW. Ponto, não pode, tem de saber fazer contas. A menos que seja uma emergência ou que o posto seja particularmente barato, não pode. O problema é que PCNs de 3,6 ou 7,2kW mal existem

Quem carregar a 22kW pode usar qualquer posto, a qualquer preço (se escolher bem o CEME então ainda melhor).
Eu por exemplo carrego a 22kW AC até acima de 90%. Mas como a minha bateria é de 350V, em DC estou muito tempo a carregar nos 30 e picos kW. Como o custo do OPC nos PCR é mais do dobro em PCN, é-me muito mais caro o PCR. No ioniq (máquina do demo!) era exactamente ao contrário.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Com a cobrança ao minuto em muitos casos a ser metade do valor pago por minuto do PCR na maioria dos casos o PCN torna se mais caros, exceptuando-se os gratuitos.
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....
O maior problema dos preços está aí mesmo é a existência de demasiados custos intermédios desnecessários. simples e prático era eu instalo exploro e faturo on the spot via app ou contact less ou como noutros sistemas via MB no próprio equipamento se quisesse mais hardware. Simples prático e mais barato
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....
O maior problema dos preços está aí mesmo é a existência de demasiados custos intermédios desnecessários. simples e prático era eu instalo exploro e faturo on the spot via app ou contact less ou como noutros sistemas via MB no próprio equipamento se quisesse mais hardware. Simples prático e mais barato
Última edição por beme83 em 06 mai 2020, 18:57, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Sim, eu concordo perfeitamente que o modelo é o problema. Mas é o que temos e, infelizmente, não parece ir a lado nenhum 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Olha, dás o exemplo das bombas de combustiveis, mas não será o melhor exemplo, pois é sabido que mais de metade do que se paga não é para combustiveis nem sequer para lucro dos intervenientes.beme83 Escreveu: ↑06 mai 2020, 12:27Com a cobrança ao minuto em muitos casos a ser metade do valor pago por minuto do PCR na maioria dos casos o PCN torna se mais caros, exceputando-se os gratuitos.
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....
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Se nos combustiveis separassem todas as parcelas não sei se não seria mais complicado do que nestas coisas dos carregadores de EVs.

Nissan LEAF 2018 40kWh
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BMW i4 eDrive 40 80kWh
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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Não vale a pena confundir Impostos e preço do serviço pois isso também acontece na mobilidade elétrica pois tens TAR e IVA que correspondem a 70% do preço do KWh no CEME e o IVA está sempre à parte nas contas. Sejamos corretos e comparemos maçãs com maçãs. Acho que a maioria percebe que o modelo usado em PT é dos mais esquisitos e complicados.civic Escreveu: ↑06 mai 2020, 14:43Olha, dás o exemplo das bombas de combustiveis, mas não será o melhor exemplo, pois é sabido que mais de metade do que se paga não é para combustiveis nem sequer para lucro dos intervenientes.beme83 Escreveu: ↑06 mai 2020, 12:27Com a cobrança ao minuto em muitos casos a ser metade do valor pago por minuto do PCR na maioria dos casos o PCN torna se mais caros, exceputando-se os gratuitos.
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....
O maior problema dos preços está aí mesmo é a existência de demasiados custos intermédios desnecessários. simples e prático era eu instalo exploro e faturo on the spot via app ou contact less ou como noutros sistemas via MB no próprio equipamento se quisesse mais hardware. Simples prático e mais barato
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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
O modeo não é só complicado: é um modelo que garante o negócio dos comercializadores de energia e mete o investimento e o risco todo do lado dos operadores. Depois queixamo-nos de que a rede progride lentamente...pois... 

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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Sem duvida, em minha opinião quem menos é afectado por esta situação ridicula e unica no mundo, é a Prio, com a instalação de carregadores nas suas estações de serviço e sendo CEME, consegue um pouca mais de independência.
Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.
- rnlcarlov
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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Não é só Portugal, já que há alguns PCNs em Espanha com preços de arrancar o cabelo. PCNs de 22kW a levarem 10€/hora numa zona com extrema falta de carregadores (Nerja).
Mas dentro de uma operadora que tem tanto PCRs como PCNs nota-se uma diferença. Temos por exemplo a Easycharger, que coloca PCNs ao lado de PCRs. Nos rápidos leva 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh.
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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?
Nos rápidos 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh é perfeitamente aceitável e de certeza já com IVA incluido nesses valores. Penso que esse será o valor ideal para os Carregamentos fora de casarnlcarlov Escreveu: ↑08 mai 2020, 15:56Não é só Portugal, já que há alguns PCNs em Espanha com preços de arrancar o cabelo. PCNs de 22kW a levarem 10€/hora numa zona com extrema falta de carregadores (Nerja).
Mas dentro de uma operadora que tem tanto PCRs como PCNs nota-se uma diferença. Temos por exemplo a Easycharger, que coloca PCNs ao lado de PCRs. Nos rápidos leva 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh.