Ainda bem que te preocupas com o meio ambiente. Acredito que grande parte de nós (UVEs) se preocupa.OCasal Escreveu: ↑24 mai 2020, 17:24Eu também me preocupo com o meio ambiente. Faço reciclagem do lixo, ando muito de bicicleta e tenho VE há 9 anos.
Quando me refiro a longas viagens falo daquelas deslocações que implicam a utilização dos postos públicos. Claro que se só forem precisos pontualmente, ninguém se importa de os usar, mesmo que gaste mais qualquer coisa. O problema é os carregamentos serem pagos ao minuto, especialmente nos PCN's!
Quando maior parte do parque VE é monofasico e carrega a cerca de 7kw nos PCN's, não se pode esperar que a rede de carregamento seja um incentivo à electrificação da mobilidade...
Quanto aos PCN serem cobrados ao minuto (pelos OPC), eu acho muito bem, mas para tal é necessário 2 coisas: variedade de postos, isto é um PCR e um PCN co-existirem no mesmo espaço, e o preço do tempo estar indexado à potencia do posto, isto é, não podes ter um posto de 22 com o mesmo preço por minuto de um de 7,4.
Sinceramente, acho que tudo o que passe dos 0,30€/kWh (CEME+OPC+IVA) é caro, logo o OPC não deveria cobrar mais do que 0,082€/kWh, ou dito de outra forma 0,005€ num posto de 3,7kW, 0,010€ num posto de 7,4kW, 0,015€ num posto de 11kW, 0,030€ num posto de 22kW ou 0,068€ num PCR de 50kW.
Devemos utilizar os postos que melhor se adequam aos nossos VE.
Lembrem-se que os OPC fazem parte do ecossistema da mobilidade eléctrica. Sem o investimento deles não há Rede de carregamento, logo deverá ser do interesse de todos que os todos os postos tenham uma utilização optima, isto é, sem ociosidade e sem filas de espera.