Não acho generoso dizer que dos 4,1 aos 4,2 vão 10%. Se tantas vezes se vê dizer que dos 4,15 aos 4,20 vão 5% (é o que diz no meu carro)... Forçosamente, entre 4,10 e 4,15 há bastante mais energia que entre 4,15 e 4,20. Depois... É 4,09V...
Não sei, de qualquer modo, os pontos escolhidos como 0 e 100% são um bocado arbitrários e irrelevantes se não vai ser esse o intervalo de utilização.
O que há a observar é que, o buffer que existe, não é um buffer comestível. Não é um buffer que tenha sido utilizado para esconder a degradação. Se fosse, por esta altura os limites seriam de certeza para baixo do 3.5 e mais perto do 4.2. Este buffer só existe para aumentar a durabilidade da bateria.
Isso também acontece com o meu, que tem um buffer muito mais pequeno mas os pontos mínimo e máximo continuam no mesmo sítio (~3,0-~4.15V) e a degradação não está escondida: observa-se.
Não sei afinal que carro é que teve essa ideia do buffer comestível.

Experiências com o meu i3 - RD
- mjr
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
No Leaf mk1 a 4,11V (100% úteis) o SOC indicado pelo LS é 95%.
No TM3 4,115V são 90%.
Não sei como é no Leaf 40, nunca registei. Seja como for, 10% parece-me o limite superior absoluto de variação de SOC entre 4,1 e 4,2V.
O carro que é conhecido por ter um buffer comestível é o Opel Ampera, pelo menos é o único que me recordo. Os outros é sempre especulação, nunca vi dados concretos.
No TM3 4,115V são 90%.
Não sei como é no Leaf 40, nunca registei. Seja como for, 10% parece-me o limite superior absoluto de variação de SOC entre 4,1 e 4,2V.
O carro que é conhecido por ter um buffer comestível é o Opel Ampera, pelo menos é o único que me recordo. Os outros é sempre especulação, nunca vi dados concretos.
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- rimsilva
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
É tempo de alguma actualização, chegado aos 97.500km.
Depois de um upgrade ao ecrã do i3, passou a correr também o Android Auto... finalmente cheguei ao sec XXI!
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Hoje, foi também instalada a wallbox para substiutuir ao fim de quase 5 anos o EVSE original (que já começa a dar sinais de cansaço).
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Re: Experiências com o meu i3 - RD
Maravilha!
Estás quase nos 100k klms, tens andado bem!
Continuação de muitos e bons klms
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