Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Parabens pela compra, e temos precisamente a mesma ideia.
Fui para o LEAF porque é o mais em conta, nem sequer tentei os SUV, pois gosto deles rasteirinhos, acontece que o LEAF pode ser tudo menos rasteirinho, podiam facilmente chamar-lhe SUV também, se isso facilita a habitalidade? Sim, mas não gosto, na minha opinião a pior coisa do carro.
Gostei dessa cor.
E de facto é uma pena a falta de formação dos concessionários, parece que não evoluiram nada nesta decada a vender elétricos.
Fui para o LEAF porque é o mais em conta, nem sequer tentei os SUV, pois gosto deles rasteirinhos, acontece que o LEAF pode ser tudo menos rasteirinho, podiam facilmente chamar-lhe SUV também, se isso facilita a habitalidade? Sim, mas não gosto, na minha opinião a pior coisa do carro.
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E de facto é uma pena a falta de formação dos concessionários, parece que não evoluiram nada nesta decada a vender elétricos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Parabéns pela compra.
Essa cor é lindíssima. Seria a cor que escolheria se estivesse disponível na altura que comprei o meu.
Estou bastante curioso por seguir este DB do primeiro leaf 60 cá do fórum.
Essa cor é lindíssima. Seria a cor que escolheria se estivesse disponível na altura que comprei o meu.
Estou bastante curioso por seguir este DB do primeiro leaf 60 cá do fórum.
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
É natural que pareça artificialmente limitado porque é precisamente isso que acontece. A Nissan provavelmente considera que acima disso a bateria descarregaria depressa demais e aqueceria muito.
- BrunoAlves
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Não tenho a certeza que seja esse o caso.
Sem conhecer o motor em particular diria que perto desses valores o motor simplesmente deixa de desenvolver binário suficiente para o regime de funcionamento.
Claro que há mais variáveis, mas é errado pensar que o "corte" é causado (apenas) por limitações da bateria.
Sem conhecer o motor em particular diria que perto desses valores o motor simplesmente deixa de desenvolver binário suficiente para o regime de funcionamento.
Claro que há mais variáveis, mas é errado pensar que o "corte" é causado (apenas) por limitações da bateria.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Fica fora da zona “segura” de rotações do motor. Se o campo elétrico aumentasse a velocidade de rotação o motor acompanharia sem problemas.
Aqui a solução seria ter uma menor desmultiplicação para as rodas, com um aumento do binário máximo para não ter uma menor aceleração no arranque. Mas o binário máximo está limitado pelo calibre dos enrolamentos do motor, sendo a Nissan bastante conservadora naquilo que deixa o motor suportar.
Aqui a solução seria ter uma menor desmultiplicação para as rodas, com um aumento do binário máximo para não ter uma menor aceleração no arranque. Mas o binário máximo está limitado pelo calibre dos enrolamentos do motor, sendo a Nissan bastante conservadora naquilo que deixa o motor suportar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Os motores AC tê a sua limitação muito longe da rotação nominal, por exemplo, um motor normal que trabalha coma frequência da rede trabalha a 50Hz, a limitação fisica destes motores fica na zona dos 120Hz, ou seja, acredito que a velocidade nominal destes motores deve andar pelos 100 km/h, os 150 ainda devem estar longe do limite do motore, acho é que este teu ultimo paragrafo é que dita mesmo o corte.BrunoAlves Escreveu: ↑31 mai 2020, 02:28Não tenho a certeza que seja esse o caso.
Sem conhecer o motor em particular diria que perto desses valores o motor simplesmente deixa de desenvolver binário suficiente para o regime de funcionamento.
Claro que há mais variáveis, mas é errado pensar que o "corte" é causado (apenas) por limitações da bateria.
O que tenho encontrado nas specs do motor é que ele trabalha até as 4000 rpms +/- e o motor pode ir alem das 10 000 rpms, portanto... De qualquer das formas não encontro uma correspondência entre as rpms do motor e a velocidade, alguém tem isso?
https://www.wardsauto.com/test-drives/n ... ance-range
https://insideevs.com/photo/3971135/201 ... es-leaked/
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Estou curioso para ver o comportamento deste Leaf na A1 numa longa viagem...
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Contas redondas: 200wh/km
Recentemente tentei perceber o consumo padrão a 110km/h.
Condições da viagem: Velocidade 114km/h no tacometro com Pro-pilot; temperatura exterior 22ºC; Sem vento; Muito Sol e AC automatico ligado (não percebo a malta que anda com ele desligado para andar mais 3 ou 4 kms) 0 carros em frente.
Para "baixo": 17Kwh/100
Para "cima":23Kwh/100
Media: 20 Kwh/100
Consumo Total (que inclui muita condução de AE, alguma menos conservadora e SEMPRE, SEMPRE AC automatico ligado): 20,1 Kwh/100km. Nota muito importante: ele sobe e desce que se farta...
Se for com gente a frente, o consumo cai a pique (e a autonomia sobe como e obvio...). Na A1 a acompanhar a fila da direita, como tem muito transito e se for "bem conduzido" acredito que se consiga uns 16 kWh aos 130
Recentemente tenho reparado que tem andado mais na casa dos 18 desde que aqueceu o tempo... Ainda não percebi totalmente o que gasta.
O maximo (se alguem estiver interessado em saber) que consegui foi uns 28 kwh/100, a subir + 300m em 15 km... a 144
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Pelo relato dá para fazer com segurança cerca de 280km se começar com 100% e depois da carga até 80% num PCR fazer mais cerca de 230km...
Parece - me muito bom e satisfatório para cumprir as necessidades duma família, mesmo em período de férias.
Quanto à questão do AC em carros com packs menores, essa meia dúzia de quilómetros pode fazer a diferença entre chegar ao destino ou ficar pelo caminho...
Parece - me muito bom e satisfatório para cumprir as necessidades duma família, mesmo em período de férias.
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Boas pessoal, venho deixar uma actualização na utilização da maquina numa data importante:
Ao fim de 5 meses +/- fez 10 000 Kms
O FDS passado fez uma viagem diferente para visitar familia: Guarda-Famalicão e Famalicão-Guarda; Distancia 250 kms (contas redondas) para cada lado.
- Ida: carga a 100% na garagem, viagem a 110km/h no CC; A ideia era fazer a 1a carga rapida no PCR de Albergaria e depois seguir a 130 na A1 Mas estava a chuver, e à entrada da A1 tinha autonomia suficiente para fazer a viagem toda segundo o navegador (o GOM marcava qualquer coisa com três digitos que era absolutamente irrealista como de costume...). Decidimos ir dentro dos limites e não parar. Resto da viagem a mesma a 110 por precaução. Chegou ao destino com 15% no mostrador. Podia ter ido a 120 sem problema parece-me. Consumo: 18kWh/100 kms, tempo de viagem 2:40
- Vinda: são na mesma 250Kms mas mais 900m de altimetia e traziamos uns moveis dos suecos (mais 80 kg). Cabiam na mala, nem se dava conta... Saiu com 98 % do destino (tinha andado a fazer voltinhas de 500m antes de sair!), o mesmo plano: viagem a 110 e 1 PCR em Albergaria. Desta vez é que foi estriar o CHADEMO Chegada a estação de serviço após 94 Kms ainda com uns 71 % de bateria. Carregou 14% durante uns 12 minutos (as contas davam um carregamento a uns miseráveis 43 kWh/H pelo tempo e energia marcada). A pausa deu tempo de esticar as pernas, e o carro estava pronto a seguir antes de nos! Saiu com 85% de carga. Resto da viagem a 110 na mesma (mais uma vez por precaução). Ainda tive direito a um susto de um animal na via na A25. Chegada a casa com 14% no mostrador. Consumo: 22 kWh/100Kms; tempo viagem 2:50
Para termo de comparação: No meu BMW serie 3, aos "normais" + 20 km/h que o limite, demoro 2:15; 2:20, portanto, mais 20 a 30 min por vir no electrico. Mas chego bem mais cansado no BMW...
As companheira de viagem mais velha diz que o BMW é mais confortável nestas viagens. A mais nova ainda não tem voto na materia, mas parece gostar mais da vista para fora do LEAF. O condutor prefere vir descansaço a ser conduzido pelo pro-pilot e não ter de se preocupar com nada.
O meu veredito destes primeiros 5 meses/10 000 kms:
- O carro é um optimo veiculo de dia-a-dia Adoro não ter de ir a bomba atestar a cada 4 dias. Viagens tranquilas, carro fresco no verão logo quando entro. Uma maravilha.
- A qualidade de construção é optima, os materiais são bons,o interior é muito bem construido, a mala da para levar tudo que se possa pensar. Ainda não tem um ruido que seja. Cheira a novo (e não, não é porque lhe ando a perfumar). E a pintura... a pintura é Gloriosa...
- Podia e acho que facilmente a Nissan conseguia que fosse melhor para longas distancias (devia ser mais baixo. O LEAF é um cross-over disfarçado!).
- Acho que o preço esta desajustado. Devia ser 4-5 000 € mais barato e estaria muito bem posicionado. Nos 42 000 € ou se vai dar uso aos mais 20 kWh ou não justifica o preço.
- O Leaf 40 dava para mim? Mais ou menos. Só se a infraestrutura nesta zona estivesse mais desenvolvida. No interior do pais em 2020 o 60 é o minimo para se ter uma vida descansada (a menos que não se tenha "range ansiety" abaixo dos 15%, que não é o meu caso). Ter mais 75-100 kms de autonomia da para não ficar apiado nunca...
- Aquele infoteinment aquele menu inicial deixa-se irritado...
Não tenho duvidas: a mobilidade 100% electrica é o futuro do automovel pessoal. Não me venham com hidrogénio e Hibridos, isso so serve para as gasolineiras e Stands manterem os seus negocios. Já para mercadorias, barcos e avioes, acho que uma aposta forte no hidrogenio seria o caminho...
Ao fim de 5 meses +/- fez 10 000 Kms
O FDS passado fez uma viagem diferente para visitar familia: Guarda-Famalicão e Famalicão-Guarda; Distancia 250 kms (contas redondas) para cada lado.
- Ida: carga a 100% na garagem, viagem a 110km/h no CC; A ideia era fazer a 1a carga rapida no PCR de Albergaria e depois seguir a 130 na A1 Mas estava a chuver, e à entrada da A1 tinha autonomia suficiente para fazer a viagem toda segundo o navegador (o GOM marcava qualquer coisa com três digitos que era absolutamente irrealista como de costume...). Decidimos ir dentro dos limites e não parar. Resto da viagem a mesma a 110 por precaução. Chegou ao destino com 15% no mostrador. Podia ter ido a 120 sem problema parece-me. Consumo: 18kWh/100 kms, tempo de viagem 2:40
- Vinda: são na mesma 250Kms mas mais 900m de altimetia e traziamos uns moveis dos suecos (mais 80 kg). Cabiam na mala, nem se dava conta... Saiu com 98 % do destino (tinha andado a fazer voltinhas de 500m antes de sair!), o mesmo plano: viagem a 110 e 1 PCR em Albergaria. Desta vez é que foi estriar o CHADEMO Chegada a estação de serviço após 94 Kms ainda com uns 71 % de bateria. Carregou 14% durante uns 12 minutos (as contas davam um carregamento a uns miseráveis 43 kWh/H pelo tempo e energia marcada). A pausa deu tempo de esticar as pernas, e o carro estava pronto a seguir antes de nos! Saiu com 85% de carga. Resto da viagem a 110 na mesma (mais uma vez por precaução). Ainda tive direito a um susto de um animal na via na A25. Chegada a casa com 14% no mostrador. Consumo: 22 kWh/100Kms; tempo viagem 2:50
Para termo de comparação: No meu BMW serie 3, aos "normais" + 20 km/h que o limite, demoro 2:15; 2:20, portanto, mais 20 a 30 min por vir no electrico. Mas chego bem mais cansado no BMW...
As companheira de viagem mais velha diz que o BMW é mais confortável nestas viagens. A mais nova ainda não tem voto na materia, mas parece gostar mais da vista para fora do LEAF. O condutor prefere vir descansaço a ser conduzido pelo pro-pilot e não ter de se preocupar com nada.
O meu veredito destes primeiros 5 meses/10 000 kms:
- O carro é um optimo veiculo de dia-a-dia Adoro não ter de ir a bomba atestar a cada 4 dias. Viagens tranquilas, carro fresco no verão logo quando entro. Uma maravilha.
- A qualidade de construção é optima, os materiais são bons,o interior é muito bem construido, a mala da para levar tudo que se possa pensar. Ainda não tem um ruido que seja. Cheira a novo (e não, não é porque lhe ando a perfumar). E a pintura... a pintura é Gloriosa...
- Podia e acho que facilmente a Nissan conseguia que fosse melhor para longas distancias (devia ser mais baixo. O LEAF é um cross-over disfarçado!).
- Acho que o preço esta desajustado. Devia ser 4-5 000 € mais barato e estaria muito bem posicionado. Nos 42 000 € ou se vai dar uso aos mais 20 kWh ou não justifica o preço.
- O Leaf 40 dava para mim? Mais ou menos. Só se a infraestrutura nesta zona estivesse mais desenvolvida. No interior do pais em 2020 o 60 é o minimo para se ter uma vida descansada (a menos que não se tenha "range ansiety" abaixo dos 15%, que não é o meu caso). Ter mais 75-100 kms de autonomia da para não ficar apiado nunca...
- Aquele infoteinment aquele menu inicial deixa-se irritado...
Não tenho duvidas: a mobilidade 100% electrica é o futuro do automovel pessoal. Não me venham com hidrogénio e Hibridos, isso so serve para as gasolineiras e Stands manterem os seus negocios. Já para mercadorias, barcos e avioes, acho que uma aposta forte no hidrogenio seria o caminho...