frankesousa Escreveu: ↑08 jun 2020, 09:45
Agora a grande pergunta para os nossos amigos petrol head!
De CI farias mais rápido e com o mesmo conforto?
Eu acho que é bom poder fazer uma viagem de 200-350km sem parar. É mais rápido. Mas isso só é possível, tal como um VE que carrega a bateria antes de sair, porque todos almoçámos, todos fomos à casa de banho, e então podemos perfeitamente estar 3h sem comer.
Se vamos estar o dia inteiro de viagem, desde o pequeno almoço, temos mesmo de parar muitas vezes. Não dá para tomar o pequeno almoço cedo e depois apenas almoçar às 13h.
Lembro-me de uma vez fazer uns 800km de Toledo a Faro de Prius+. Penso que parei duas vezes para abastecer. Houve um lanche numa área de serviço. O cansaço foi grande. A coisa só melhorou com uma paragem num supermercado, que deve ter demorado o seu tempo, e aí pudémos meter iogurtes líquidos e sumos de ananás numa geladeira, o que ajudou a fazer a parte final sem parar. Não sei quanto tempo parei no total, mas não é possível tudo aquilo em 1h ou mesmo talvez 1h30, e também não foram 1000km.
OCasal Escreveu: ↑08 jun 2020, 11:48
Interessa ver qual o comportamento do Leaf 60 que já existe neste fórum, numa utilização deste género, já que não tem TMS!
Essa questão também requer um post com gráficos próprios, os dados devem estar lá.
A minha ideia é que o TMS nesta viagem, com temperaturas amenas, entre os 20 e os 23, não teve um peso determinante. Aliás, quase não se deu pela sua existência.
Dá-me ideia que com o Leaf há algo mais do que a ausência de TMS activo. Talvez a bateria ser estanque... ou mais calor a ser gerado.
leogrova Escreveu: ↑09 jun 2020, 11:49
Dito isto, o Ioniq, actualmente é o carro da minha mulher; eu continuo a andar 90% eléctrico - a bordo de um fantástico Prius PHEV. A diferença é q as cerca de 30 ou mais viagens longas q tenho q fazer por ano, são feitas com total comodidade, sem concessões.
Para mim, uma concessão seria ter de fazer 1000km sem paragens.
E quantas vezes viajei, comigo a guiar mas em particular com outras pessoas a guiar, e dos muitos acompanhantes no carro havia alguém que queria ir à casa de banho e tinha de esperar para evitar mais paragens, ou queria fumar, etc... Isso são concessões.
Para mim, a principal concessão neste momento ao usar um VE, é ser forçado na escolha do percurso. Ser obrigado a usar AE em situações em que preferia não usar, ir por um caminho em vez de outro porque por ali há PCRs...
Se o PCR de Ourique abrir, eu deixo de ir para o Algarve por AE, como fazia antes. E, indo pela estrada, não precisarei mais do que 10 minutos para carregar. Isso vai ser um grande avanço.
Para fazer 1000km, continuarei a preferir auto-estrada e tantas paragens quanto possível.
ruramos Escreveu: ↑09 jun 2020, 12:20
migle e que tal o conforto ao fim de tantos klm? um pouco amassado o corpo?
Bem, a posição de condução do Kauai, com as pernas mais na vertical, é melhor do que num carro baixo como o Ioniq. No Ioniq sou obrigado a pôr o banco mais para trás, as pernas mais deitadas... Isso ajuda no Kauai, não tanto para pilotar, mas é uma posição mais confortável.
Menos confortável é o carro não ter a mesma estabilidade que o Ioniq, apesar de ter coisas super-precisas, como a direcção (será por ser novo que parece mais precisa?).
Mas não é muito confortável ter de segurar mais o volante, ter de evitar os ressaltos do carro. Principalmente nas pseudo-autoestradas, como a A22, a A7/A11, mesmo a A3 e noutras ocasiões a A23, sou obrigado a reduzir a velocidade por segurança muito mais frequentemente do que no Ioniq.
Também neste Kauai sem LFA, o LKA é muito pior que no Ioniq, equivale ao que experimentei num i30, quase não posso largar o volante que anda aos Ss. O LKA do Ioniq, no modo activo, deve ser muito mais próximo do LFA do Kauai.
ZEdaCaparica55 Escreveu: ↑11 jun 2020, 13:01
É importante um tamanho maior para viagens mais "curtas" (até 350/400 kms, talvez), mas para grandes viagens a eficiência no consumo faz a diferença.
É isso que eu também digo. Em viagens curtas, ter uma bateria maior é como usar um CI. Em viagens longas, o dia todo, a bateria maior ajuda para ter folgas de segurança, e evitar carregadores ocupados, para evitar carregar muito acima... tudo coisas que se evitariam com uma rede de carregamento capaz.